Categorias: Tech News

LG investe em maior eficiência energética para avançar no mercado de ar-condicionado no Brasil

A LG segue na liderança de vendas de ar-condicionado no Brasil pelo terceiro ano consecutivo, tanto na categoria geral quanto no mercado inverter, que a marca é líder desde 2016, de acordo com dados da consultoria Gfk. Para manter o ritmo de crescimento, a empresa continua investindo na oferta produtos inovadores, com tecnologias que entregam conectividade, melhoram a qualidade do ar e garantem maior economia de energia com máxima eficiência energética.

Segundo dados da Gfk deste ano, a empresa possui 22,3% de participação geral, que contempla modelos de parede, portátil, inverter e convencional. Olhando para categoria de modelos Inverter, a LG lidera com mais de 41%.

Para ser líder, a LG investe em diversas tecnologias e inovações para atender os desejos do consumidor que procura por um produto funcional, de qualidade e econômico. A principal delas é o compressor Dual Inverter, que proporciona uma redução de até 70% no uso de energia com refrigeração até 40% mais rápida, além de ser a única marca do mercado com os dados validados por uma certificadora internacional TUV Rheinland.

Para essa economia de energia acontecer, é simples entender a razão: os aparelhos convencionais trabalham com um compressor de velocidade fixa, sendo desligados automaticamente quando atingem a temperatura desejada e sendo acionados novamente quando chegam a temperaturas mais quentes, o liga e desliga do compressor convencional acaba gastando muito mais energia para seu funcionamento. Enquanto isso, o compressor Dual Inverter faz a mesma função sem gastar tanta energia, já que trabalham com controle de diversas velocidades, sem necessidade de ficar ligando e desligando, auxiliando e muito no baixo consumo de energia e ainda por ter rotores duplo dão maior estabilidade a máquina, menor desgaste o que gera uma durabilidade maior e ainda diminuem o nível de ruído como um todo.

Para tornar essa classificação mais clara para o consumidor, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) introduziu uma nova métrica para o cálculo do índice de eficiência, no qual somente modelos com a tecnologia inverter são classificados com o selo A. Já que agora nova classificação reúne mais duas categorias na escala de eficiência, contemplando agora da letra “A” até a “F”. Inovando mais uma vez, a LG recebeu antecipadamente o selo A do Inmetro, em sua nova certificação IDRS, que reconhece a marca como especialista em economia de energia e máxima eficiência energética.

Segundo André Pontes, Gerente de Produto de Ar-Condicionado da LG, apenas 22% das moradias no Brasil possuem ar-condicionado, número que reforça o enorme potencial deste mercado. “É importante frisar que ar-condicionado é uma categoria de fácil aderência, porque quando o consumidor experimenta o alívio térmico que o produto entrega, segue comprando mais e mais. O cliente não volta atrás na categoria, diferente de outras mercados, a partir da instalação do ar-condicionado em algum cômodo da casa, o consumidor tende a ir comprando mais aparelhos e fazendo a instalação nos principais ambientes da casa”, explica André.

Segundo a Gfk, estima-se que em junho de 2022, 55,8% dos ares-condicionados residências do Brasil são de o modelo inverter. Ou seja, a categoria já tinha uma supremacia no país em comparação a outros modelos e com o novo selo A do Inmetro tende-se a obter uma maior adesão dos consumidores, já que será mais claro que modelos inverter terão avaliação A e modelos convencionais serão E ou F, e desta forma os consumidores tendem a priorizar produtos mais eficientes energeticamente e não sejam um alto custo na conta de energia no final do mês.

“Há seis anos, tínhamos um índice de domínio das residências brasileiras de 78% de ares-condicionados da categoria convencional e 22% com tecnologia inverter, em poucos anos esse número já mudou bastante. Com a nova regulamentação, tende a ficar ainda mais visível para o consumidor o selo A para o modelo inverter, o que é muito importante para o segmento, já que os consumidores vêm demonstrando uma maior preocupação com eficiência energética. Portanto, a expectativa é de que em poucos anos, o mercado se transforme praticamente todo como sendo da categoria inverter”, conta André.

“A liderança da LG no segmento se deve também ao trabalho de comunicação em três frentes estratégicas para a empresa: consumidores, onde mostramos ao cliente como a tecnologia inverter é superior a tradicional, tanto na questão de economia de energia quanto na de qualidade, conforto térmico, tecnologia de purificação, como a exclusiva do UV Nano; instaladores de ar-condicionado, que são os maiores formadores de opinião no segmento, fazemos treinamentos, expedições, aulas, todo um programa de relacionamento da marca com o instalador, que chamamos de Clima LG, e por fim, um treinamento bem intenso com os vendedores de varejistas”, finaliza André.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Samsung inicia as vendas oficiais da Music Frame no Brasil

Anunciada durante o lançamento oficial das novas AI TVs da Samsung, a Music Frame, produto…

2 dias ago

[Video] Galaxy Unpacked Julho de 2024: desdobre sua história

Com o Galaxy Unpacked em 10 de julho se aproximando, a Samsung lança um novo…

2 dias ago

[Artigo] O profissional de mídia 4.0: entre algoritmos, prompts e criatividade

por Thiago Fernandes -Diretor Executivo de Canais e Audiências da iD\TBWA Os anos se passam…

3 dias ago

Deu Leega discute o impacto da Inteligência Artificial Generativa no futuro dos negócios

Uma conversa descontraída, informativa e esclarecedora sobre o impacto da inteligência artificial generativa no futuro…

3 dias ago

Positivo Tech Services lista vantagens para que empresas contratem serviços de assistência técnica para equipamentos de seus ambientes tecnológicos

À medida que a tecnologia avança e a complexidade dos sistemas computacionais aumenta, oferecer reparos…

3 dias ago

Motorola apresenta o g85, o primeiro aparelho da família moto g com borda infinita

A Motorola anuncia a chegada do moto g85 5G ao Brasil com venda exclusiva pelo…

3 dias ago