O modelo de negócios “as a service” tem ganhado cada vez mais destaque em diferentes segmentos de mercado, inclusive na educação, onde nos últimos dois anos a pandemia obrigou as instituições de ensino a mergulharem em uma grande transformação digital e ainda abriu caminho para que muitas escolas se interessassem por soluções baseadas em tecnologia. Nesse cenário, além de suas capacidades transformadoras – tanto nas aulas presenciais quanto híbridas e remotas –, as tecnologias educacionais têm a seu favor a versatilidade e fácil adaptação ao modelo de locação de soluções, que pode representar novas possibilidades de aprendizagem e uma série de vantagens financeiras para as contratantes.
Segundo Helinton Luiz Vieira Marques, gerente de produtos no Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, a combinação entre “as a service” e educação representa “uma oportunidade de experimentar soluções de ensino e avaliar seus impactos no dia a dia dos estudantes a partir de implementações customizadas, com suporte técnico e pedagógico, e sem um investimento inicial, como na compra de equipamentos. Com bons resultados, a escola renova o serviço e continua utilizando as soluções que proporcionam melhores experiências de aprendizado. É um grande passo para revolucionar o ensino”.
Entre outras vantagens, o modelo “as a service”, oferecido a partir de pagamentos mensais, melhora as condições de fluxo de caixa dos clientes, conserva suas linhas de crédito, permite adaptações no contrato de locação ao longo do projeto e ainda elimina da contratante gastos adicionais com atualizações e manutenção das soluções, já que estes benefícios fazem parte do pacote de entregas. Sendo assim, a instituição de ensino economiza e pode focar totalmente na área pedagógica e na adaptação dos alunos e professores.
“No caso do Educacional, a contratação deste serviço de locação de soluções está caminhando a passos largos. De acordo com os acompanhamentos internos da Positivo Tecnologia, atualmente, 2% do mercado educacional já trabalha neste modelo e até o fim de 2022 devemos chegar a 9%. São diversas vantagens para escolas, professores e alunos”, explica Marques.
As principais soluções ofertadas neste modelo pelo Educacional são os produtos da linha LEGO Education, que proporcionam um ambiente lúdico para o desenvolvimento de habilidades em programação, codificação e robótica, além de fortalecer a alfabetização, e introdução à matemática, e as Mesas Educacionais, produtos desenhados e planejados para apoiar o processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês a alunos da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental, e que oferece uma experiência multissensorial e coletiva a partir de blocos com letras e recursos audiovisuais.