Na quarta-feira 30 de agosto, cerca de 400 pessoas, representando mais de 200 empresas, estiveram na sede da Amcham, em São Paulo, para uma imersão de conhecimento e inspiração sobre negócios, inteligência de dados e tendências que movimentam o presente e transformam o futuro. Organizado pelo Looqbox, líder em BI conversacional baseado em IA e linguagem natural, o Looqday 2023 apresentou temas como o impacto da IA no mercado de trabalho e a efetividade do ChatGPT como ferramenta de produtividade. Além disso, as discussões abordaram estratégias para enfrentar os desafios contemporâneos por meio da inteligência de dados e o papel das tecnologias emergentes, como a computação quântica e a IA geracional, na definição de estratégias corporativas.
@yrcamargo Looqday 2023 #looqday #looqday2023 #looqbox #IA #Tecnologia #RodrigoMurta #IAnoCotidiano #FuturoTecnológico #Robótica #DesvendandoaIA #IAeSociedade #TransformaçãoDigital #IAeFuturo #mariosergiocortella #cortella #filosofia @cortellaoficial @Rodrigo Murta ♬ funky house – Close-Wu
Dedicado a examinar tendências em evolução no cenário tecnológico, o Looqday 2023 contou com uma série de palestrantes renomados e especialistas, mas foi além das conversas técnicas e surpreendeu com uma abordagem antropológica. Com sua palestra “Cenários turbulentos, mudanças velozes”, o filósofo Mário Sérgio Cortella capturou a atenção dos participantes ao divagar sobre a evolução da sociedade, referenciando grandes autores e lançando advertências sobre o futuro que começamos a preparar no passado.
Em meio a um contexto de BI, IA, ChatGPT, computação quântica e cultura de dados, o pensador fez menção a grandes autores e suas obras atemporais: Mary Shelley e seu “Frankenstein – O moderno Prometeu”, Johann Wolfgang von Goethe com seu poema “O aprendiz de feiticeiro”, Agostinho de Hipona e sua obra “Confissões”, e Millôr Fernandes com frases emblemáticas, entre outros. Com a eloquência que lhe é característica, Cortella provocou reflexões importantes sobre a relação criador-criação, ponderou que evolução não é necessariamente para uma condição melhor e que o estado de alerta constante pode significar proteção, preparação e ação.
A plenária do evento contou com a expertise de diversos nomes no mundo da tecnologia e dos negócios. Daniel Cassiano, diretor sênior de Data & Analytics da Ambev, discorreu sobre como a IA generativa vem transformando o backoffice da empresa (por exemplo, os SKUs armazenados nos caminhões são identificados por IA, com impacto positivo absurdo nos processos de logística). Julio da Mata, gerente de Novos Negócios da Casa do Construtor, compartilhou o ganho em eficiência e a otimização de processos com a implementação de BI conversacional. Já Lais Alvarenga, gerente de Analytics e Modeling do Santander, e Carlos Leite, Chief Digital Officer do Hortifruti, falaram sobre os avanços possíveis graças à cultura de dados.
“É evidente que as novas tecnologias disponíveis estão remodelando o perfil do profissional no mercado de trabalho. Em diversas áreas, a demanda será por profissionais com habilidades analíticas aprofundadas e visão estratégica aguçada, uma vez que as ferramentas estão evoluindo para desempenhar o papel de assistentes virtuais”, comenta Daniel Cassiano.
Os profissionais presentes no evento promovido pelo Looqbox também tiveram a chance de ampliar conhecimentos sobre IA com Izabela Anholett, CTO da Exame, sobre IA generativa com Fabiana Schurhaus, diretora do Time Técnico de Tecnologia da IBM, e ainda sobre computação quântica com Ana Paula Appel, cientista de dados sênior e embaixadora de Quantum da IBM. Appel destacou a enorme quantidade de aplicações da computação quântica: aprimoramento de materiais de bateria, descoberta de medicamentos, previsão de risco de doenças, otimização de processos químicos, detecção de fraudes, recomendador de ofertas financeiras e agendamento em companhias aéreas, entre muitas outras.
Rodrigo Murta, CEO do Looqbox e autor do livro recém-lançado “Conversando com robôs – A arte de GPTear”, participou ativamente do evento, compartilhando sua visão sobre a interseção entre dados, tecnologia e inovação. Físico de formação e estudioso por vocação, Murta falou sobre as vantagens de abraçar tecnologias disruptivas, como o ChatGPT. “A IA, quando bem explorada, traz eficiência e criatividade. Ninguém tem 50% do time ocioso, mas todos querem o time 50% mais produtivo”, pondera o executivo. Daniel Murta, cofundador e CTO da empresa, também subiu ao palco e listou os diferenciais da solução desenvolvida pela startup – uma plataforma de BI conversacional que usa IA para ajudar qualquer colaborador de uma empresa, da diretoria à linha de frente, a consultar as informações de que precisa.
Realizado anualmente, o Looqday tem como propósito explorar a confluência entre dados, IA e linguagem natural, criando um ambiente propício para networking, troca de ideias e aprendizado. “Nosso objetivo é criar um ambiente onde os participantes possam não apenas absorver conhecimento, mas também trocar experiências e construir redes de contato significativas. Queremos que todos saiam do Looqday com insights acionáveis para aplicar nas suas áreas de atuação”, afirmou Murta.