Categorias: Tech News

Low-code: entenda por que as aplicações desenvolvidas com esse tipo de programação são mais seguras

O mundo está cada vez mais digital e com isso, a preocupação com a segurança cibernética passou a ser uma crescente entre empresas e executivos. Um levantamento realizado pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas com mais de 400 empresários mostrou que 40% deles consideram a vulnerabilidade a ataques cibernéticos como o principal temor da área de Tecnologia da Informação de suas empresas. Diante desse cenário, as aplicações desenvolvidas com low-code ganham espaço. “Esse tipo de programação é mais segura dos que as desenvolvidas em outras linguagens”, garante Rafael Pereira, especialista em TI e consultor.

De acordo com Rafael, a ferramenta low-code usa uma interface de arrastar e soltar para permitir a criação ou modificação de aplicativos. “A cada etapa da programação, a própria ferramenta adiciona uma camada extra de proteção e deixa para o desenvolvedor uma responsabilidade de apenas 10%, diferente de outras linguagens de programação, onde o programador fica responsável por até 90%. Isso reduz consideravelmente a possibilidade de deixar uma brecha de segurança”, explica.

Para Rafael, o fato do uso do low-code abstrair a codificação e permitir que o desenvolvedor final use a funcionalidade de código pré-fornecida, é mais um reforço acerca da segurança dessas plataformas. “As plataformas possuem protocolos rígidos de segurança que são auditáveis. É possível solicitar os resultados da verificação de segurança para o código usado na plataforma sempre que necessário”, diz.

O low-code já vêm despontando como o futuro do desenvolvimento de soluções rápidas e agora, seguras. Uma das principais empresas mundiais de pesquisa em tecnologia, o Gartner, estima que até 2025, 70% dos softwares corporativos desenvolvidos no mundo serão baseados nessa tecnologia. “A ferramenta é uma opção para quem busca ampliar a proteção de dados das organizações. E podem ajudar a reduzir um cenário que se vê em muitas empresas, onde o departamento de TI não consegue atender as demandas das áreas de negócio. Cerca de 90% dessas empresas acabam fazendo a gestão de ativos em planilhas de Excel, deixando dados importantes, sensíveis e à mercê de um ataque malicioso. Ao investir em no low-code, o empresário reduz a utilização desse tipo de arquivo e o risco das suas operações”, conclui Rafael.

O que é low-code?

O termo low-code é usado para denominar plataformas que permitem a construção e manutenção de aplicações completas, de uma forma mais simples, intuitiva e visual, com pouca ou nenhuma necessidade de código. Por ser uma forma extremamente visual de programar, muito baseada em “arrasta e solta”, porém sem comprometer performance, capacidade de integração, escalabilidade e flexibilidade, este tipo de programação acelera todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software, sem a necessidade de conhecer explicitamente linguagens de programação tradicionais.

Além da forma visual de programar, este tipo de tecnologia permite que aplicações para web e para dispositivos móveis, sejam construídas em um único lugar, sem a necessidade do profissional ser especialista em diversas tecnologias diferentes, como acontece hoje em tecnologias tradicionais.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Prêmio Esports Brasil revela os indicados de 22 categorias para a oitava edição da premiação e abre votação para os finalistas

O Prêmio eSports Brasil 2024 (PeB), maior celebração do segmento na América Latina, se aproxima…

23 minutos ago

Inclusive Consultancy LLC: inovação em odontogeriatria chega aos EUA

Um estudo recente da American Dental Association (ADA) revelou que a população idosa nos EUA…

2 horas ago

O retorno dos fones com fio: Lity revive o vintage com alta tecnologia e estilo

Os fones de ouvido com fio estão de volta ao centro das atenções, impulsionados por…

10 horas ago

Acer e Qualcomm apresentam os novos Swift 14 AI PCs com processadores Snapdragon X Plus e X Elite

Descubra o Acer Swift 14 AI PC em 5 Perguntas 1. Quanto e quais são…

11 horas ago

5 soluções para otimizar tarefas e maximizar resultados nas empresas

Nos últimos anos, o mercado corporativo tem testemunhado um crescimento notável na adoção de soluções…

1 dia ago