Mais de 130 dias de isolamento social: como está seu fone de ouvido?

Com o distanciamento social, os fones de ouvido se tornaram itens indispensáveis na nova rotina de grande parte das pessoas. O acessório passou a fazer parte do dia a dia dos profissionais e estudantes que acompanham videoaulas, realizam videoconferências, atendem ao telefone sem incomodar os demais membros da família e até para os momentos de lazer e descompressão.

A Anker separou algumas dicas de cuidados e manutenção do funcionamento e qualidade do acessório e, ainda, de como evitar problemas auditivos:

Guarde os fones corretamente

Para manter o equipamento funcionando por mais tempo, o ideal é sempre guardar os fones com o fio enrolado ao terminar de usá-los. Para fones com fios, basta entrelaçá-los entre os dedos e ir enrolando até deixar uma porção das pontas do fio livres, com delicadeza para não forçar ao longo do cabo e não torcer suas pontas.

De acordo com o responsável pela unidade de negócios da Anker no Brasil, Marcus de Paula Machado, “manter os fones guardados não apenas evita que os cabos e as pontas sejam danificados caso alguém pise ou se enrosque neles, mas também protege contra acidentes, evitando que alguém venha a tropeçar nos cabos espalhados pela casa”, enfatiza. Já os fones sem fio, normalmente, acompanham capa protetora, como o SoundBuds Slim Bluetooth da Anker. Desta forma basta guardá-los e colocá-los em um local seguro.

Cuidados com a audição

Grande parte dos dispositivos atualmente avisam quando o volume do áudio está acima dos limites recomendados. As indicações devem ser seguidas para evitar danos à audição. Quando este recurso não está disponível, é importante lembrar de não passar dos 70% da capacidade máxima do volume e sempre fazer pausas periódicas para os ouvidos descansarem após períodos de uso.

Atenção com as crianças

Em tempos de aulas on-line, as crianças também passaram a usar mais os fones de ouvido. Por isso é importante orientá-las quanto ao manuseio do equipamento, assim como sobre a altura e tempo de uso para evitar que venham a ter problemas auditivos. Segundo o executivo, “hoje as crianças e adolescentes passam a maior parte do dia em frente a uma tela seja para estudar, ouvir música, jogar ou ficar em redes sociais. Neste caso, os pais devem monitorar e verificar a altura em que os fones estão sendo utilizados, além de limitar o tempo ou propor pausas para que os ouvidos tenham um descanso”, alerta.

Mantenha os fones sempre limpos

A melhor maneira de higienizar os acessórios é umedecendo um lenço descartável ou pano em água com sabão ou detergente neutro, e se forem cabos, limpar em toda a extensão. Alguns fones possuem partes removíveis que podem ser lavadas, depois basta enxugá-las bem e recolocá-las.

Se for usar álcool em gel ou etílico, evite soluções caseiras e aqueles que tenham hidratante ou essências, pois podem conduzir corrente elétrica e queimar os eletrônicos. Dê preferência ao álcool isopropílico 70% (gel ou líquido), pois seca rápido e é um baixo condutor de eletricidade.

Não aplique o álcool ou qualquer outro produto diretamente nos fones de ouvido, pois a substância pode danificar os acessórios. Alguns fones como o Slim e o Sport NB10 da Anker possuem classificação IPx5, que garante proteção contra jatos leves de água. Sempre é preciso verificar o nível de segurança antes, já que nem todos os aparelhos suportam umidade. Além disso, somente limpe os dispositivos quando estiverem desligados e desconectados da tomada,” orienta Marcus.

Tenha um fone reserva

Se você faz uso constante dos fones de ouvido para trabalhar ou estudar é indicado ter um equipamento reserva para que você não fique incomunicável ou tenha que depender dos alto falantes e microfones embutidos nos smartphones ou notebooks, os quais não possuem a mesma qualidade de áudio e não garantem privacidade e silêncio para os demais moradores da casa.

Observe a hora de trocar o fone

É importante verificar se o seu equipamento ainda está em bom estado para uso. Segundo o executivo, “os fones que estão prestes a chegar ao fim da vida geralmente apresentam algum tipo de mau contato, ruídos, falha em um dos lados ou problemas no microfone. Nesses casos, é indicado comprar um novo aparelho ou substituí-lo pelo reserva”.

Fonte: Anker


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