A MediaTek, fabricante global de semicondutores que equipa 2 bilhões de dispositivos conectados anualmente, anunciou, durante seu encontro de fim de ano com a imprensa, seus expressivos resultados obtidos em 2025, além de falar sobre as perspectivas para 2026 e abordar novas tecnologias para mobilidade.

O evento contou com a presença de Russ Mestechkin, vice-presidente adjunto de vendas e desenvolvimento de negócios (Américas e Europa); Samir Vani, diretor de desenvolvimento de negócios para a América Latina, e Decio Farias, gerente de desenvolvimento de negócios para o Cone Sul, além de parceiros importantes como a Xiaomi, representada por Luciano Barbosa, head de operações do Grupo DL (distribuidor oficial e exclusivo da Xiaomi no Brasil).

Samir Vani destacou o forte crescimento na participação de mercado da MediaTek, reforçando a posição de liderança no mercado brasileiro de processadores para smartphones. “Segundo os últimos dados divulgados pela IDC1*, que são relativos ao terceiro trimestre de 2025, a MediaTek saltou de 39,2% no terceiro trimestre de 2024 para 49,2% de market share no mercado brasileiro em 2025 no mesmo período, um ótimo resultado”, destaca Vani.
“O ritmo forte de alta também pode ser visto na América Latina como um todo, região na qual a MediaTek equipou mais da metade de todos os celulares entregues nesse mesmo período”, lembra Russ Mestechkin, vice-presidente adjunto de vendas e desenvolvimento de negócios para as regiões das Américas e da Europa. Com esse desempenho, a empresa pulou de 47,3% registrados em 2024 para 52,7% de participação no mercado latino-americano em 2025.
Mundialmente, a MediaTek também é líder, com 37,6% de participação de mercado na área de processadores. “Nossos novos processadores entregam inteligência artificial inovadora no celular, altíssimo desempenho e eficiência energética para que o usuário use seu smartphone sem preocupações”, declara Mestechkin, ao ser questionado sobre a posição da empresa no mercado de smartphones.
Parceria com a Xiaomi
No evento, a MediaTek destacou sua importante parceria com a Xiaomi para oferta de smartphones de última geração, como os poderosos modelos da série Xiaomi 15T, lançados recentemente no Brasil. “A série Xiaomi 15T oferece desempenho robusto e gerenciamento térmico eficiente para atender às demandas dos usuários atuais. O Xiaomi 15T Pro funciona com o chipset MediaTek Dimensity 9400+, enquanto o Xiaomi 15T é alimentado pelo MediaTek Dimensity 8400-Ultra. Ambos os processadores proporcionam ótimo desempenho da CPU e da GPU, garantindo execução suave numa ampla variedade de tarefas”, explica Luciano Barbosa, head de operações do Grupo DL (distribuidor oficial e exclusivo da Xiaomi no Brasil), que participou do evento e falou sobre tendências na área de celulares para 2026.

- Estudo IDC Quarterly Mobile Phone Tracker 2025Q3 ↩︎

