Mercado de tablets fecha o ano de 2017 com queda de 4,8% e dá sinais de estabilização

A IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e de conferências para indústrias de Tecnologia de Informação e Comunicações, divulga os resultados do estudo IDC Brazil Tablets Tracker Q4/2017. Entre outubro e dezembro de 2017, foram vendidos no Brasil 1,2 milhão de tablets no país, 2% a menos do que no mesmo período de 2016. Com esses números, o mercado brasileiro de tablets fechou o ano com uma queda de 4,8% e um total de 3,79 milhões de unidades vendidas – um desempenho que indica uma recuperação significativa em comparação aos anos anteriores – em 2015, as vendas registraram uma queda de 39%, e em 2016, de 32%.

“Depois do boom de vendas entre 2012 e 2014, vários fatores impactaram o mercado, como a ascensão dos smartphones, que se tornaram mais acessíveis,  ganharam telas maiores e tomaram o lugar do tablet como dispositivo móvel preferido para acesso à Internet, e o início da crise econômica em 2015, que fez o dólar disparar, aumentando os preços dos produtos importados que chegavam ao mercado com custo muito baixo”, comenta Wellington La Falce, analista de pesquisa da IDC Brasil. A experiência ruim com equipamentos importados econômicos, mas de baixa qualidade e garantia também contribuiu para minar a imagem dos tablets.

Segundo ele, depois de dois anos de queda acentuada nas vendas, muitas marcas saíram de cena, houve uma consolidação do mercado e quem ficou está mais focado e com estratégias bem agressivas. Com isso, em 2017 as vendas tiveram uma queda pequena e o segmento chegou a um ponto de maturidade.

“Hoje vemos poucas marcas atuando em nichos bem definidos, com equipes dedicadas e foco em qualidade e preços mais atraentes. O consumidor não deixou o tablet de lado, e mesmo que os dispositivos de entrada, com preço inferior a R$500, ainda dominem o setor, com 72% de fatia de mercado em 2017, houve um crescimento na faixa média, de equipamentos entre R$500 e  R$1000, com 20% das unidades vendidas no ano passado”, diz o analista da IDC.

Em termos de receita, registrou-se uma queda de 9%, com R$1,88 bilhão em vendas durante o ano de 2017, contra R$2,08 bilhões em 2016. O valor do ticket médio caiu de R$513 em 2016 para R$ 497 em 2017. No quarto trimestre, no entanto, registrou-se a melhor receita do ano, com demanda mais alta por produtos melhores. Neste período, foram vendidos 1,209 milhão de tablets – uma retração de apenas 2% em comparação com os últimos três meses de 2016, mas o ticket médio do período foi de R$524,00 – 7% acima do mesmo período de 2016, o que impulsionou um crescimento em receita de 4,7%.

Para 2018, a IDC Brasil ainda prevê uma queda no mercado de tablets, mas com um mix de produtos melhor e uma tendência à estabilização e ao equilíbrio de oferta e demanda. “A previsão para este ano é que as vendas cheguem a 3,58 milhões de equipamentos, com uma retração de 5,6% em relação ao ano de 2017. O mercado continuará focado em produtos para crianças, mas o público mais maduro também estará olhando para essa categoria e procurando equipamentos com especificações melhores”, acredita La Falce.

Sobre a IDC – A International Data Corporation (IDC) é líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e eventos para os mercados de tecnologia da informação, telecomunicações e tecnologia de consumo.

Com mais de 1.100 analistas em todo o mundo, a IDC fornece conhecimentos globais, regionais e locais sobre tendências e oportunidades em tecnologia e indústria em 110 países. A análise e o conhecimento da IDC ajudam os profissionais de TI, executivos e a comunidade de investimentos a tomar decisões fundamentadas sobre a tecnologia e atingir os principais objetivos comerciais.

Fundada em 1964, a IDC é uma subsidiária da IDG, a principal empresa de tecnologia, pesquisa e mídia de eventos do mundo.

Para saber mais sobre IDC, visite www.idc.com e www.idclatin.com.

Acompanhe a IDC no LinkedIn – https://www.linkedin.com/company/8184347.

YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Ingram Micro Brasil passa a distribuir as soluções de segurança eletrônica, controle de acesso e biometria da Control iD

A Ingram Micro Brasil é a nova distribuidora da Control iD no mercado nacional. Com…

13 horas ago

DLC de Prince of Persia: The Lost Crown chega a todas as plataformas com história mais sombria

A Ubisoft acaba de anunciar que a DLC "Mask of Darkness", a atualização final do…

15 horas ago

Brasil Game Show terá presença do El Hero, Battle Royale idealizado por “El Gato” e desenvolvido pela Moonite Games

A Brasil Game Show tem como tradição também abrir espaço às produções nacionais, e na…

16 horas ago

Samsung lança Galaxy Ring no Brasil e inaugura nova era de monitoramento de saúde com inteligência artificial

A Samsung oficializou nesta quarta-feira (18) o lançamento do Galaxy Ring no Brasil, seu mais…

16 horas ago

[Artigo] A transformação da jornada de CX com IA: de inovações à estratégia no atendimento

Por Laurent Delache, CEO da Foundever Brasil A crescente integração da Inteligência Artificial (IA) na…

3 dias ago

Positivo Casa Inteligente lança robô aspirador com base autolimpante e mapeamento a laser de ambientes

A Positivo Casa Inteligente, plataforma da Positivo Tecnologia que oferece soluções baseadas em Internet das…

3 dias ago