Novembro é reconhecido como o Mês Mundial do Empreendedorismo Feminino, destacando o impacto significativo que as mulheres têm no cenário corporativo. A data, oficialmente comemorada no dia 19, surge como uma oportunidade de reconhecimento global das conquistas femininas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 39% dos cargos gerenciais são ocupados por mulheres, um sinal positivo de avanço em direção à equidade de gênero no ambiente de trabalho.
Esse aumento na representação feminina em posições de liderança não apenas desafia estereótipos, mas também traz resultados financeiros significativos. Estudos da McKinsey & Company mostram que empresas com liderança feminina têm 34% a mais de rentabilidade. Para entender um pouco mais do impacto que essas estatísticas mostram, conheça sete mulheres que ocupam cargos de liderança em empresas dos mais variados segmentos:
Perguntada sobre qual é o impacto que mulheres em cargos de liderança causam no mercado e sociedade como um todo, a executiva acredita que um dos principais ganhos é a diversidade de repertório e visão de mundo. “E não falo apenas com um viés social, mas sim como uma vantagem competitiva. A combinação de diferentes visões e experiências permite soluções mais criativas para problemas complexos e uma melhor tomada de decisão”, pontua.
Segundo a executiva, o desenvolvimento de uma cultura capaz de impulsionar mulheres e gerar avanços em diversidade é um de seus principais objetivos dentro da agência. “Estar à frente de uma agência faz com que grande parte do meu tempo seja dedicado a potencializar talentos e criar um ambiente em que as pessoas se sintam realizadas e motivadas em suas carreiras. É isso que reflete na qualidade das entregas e forte parceria com nossos clientes.”, afirma Camila.
Para a executiva, a presença de mulheres em cargos de liderança não é apenas uma conquista, mas uma necessidade para impulsionar inovação e diversidade no mercado e na sociedade. “Como Diretora Geral da Geekie, tenho a responsabilidade e o privilégio de liderar uma equipe comprometida com soluções educacionais que transformam a educação no Brasil.”
“Empreender enquanto mulher é uma jornada intensa e cheia de nuances. Apesar de estar à frente da Eureka, um negócio que criei do zero com meu marido, Daniel, ainda enfrento desafios que, muitas vezes, são específicos para nós, mulheres. Desde pequenas coisas, como ter que reafirmar minha posição em reuniões e negociações, até lidar com a pressão de equilibrar as responsabilidades profissionais e familiares. Às vezes, sinto que há uma expectativa invisível para que eu “prove” meu valor de forma mais constante, o que pode ser desgastante. Mas, ao mesmo tempo, esses desafios me impulsionam a ir além, mostrando que a liderança feminina traz força e uma visão diferenciada, o que ajuda a construir um ambiente de trabalho mais inclusivo e humano”, afirma Fanny.
“Mulheres em cargos de liderança trazem perspectivas diversas e inovadoras, essenciais para um ambiente de negócios mais inclusivo e resiliente. No mercado financeiro, essa presença fomenta soluções criativas e eficazes, enquanto na sociedade, inspira e abre caminhos para que outras mulheres também alcancem posições de destaque, promovendo a equidade de gênero e o desenvolvimento coletivo”, afirma Fernanda.
Para a CEO, mulheres em cargos de liderança promovem uma cultura organizacional mais inclusiva e equilibrada, inspirando futuras gerações. “Essa representatividade ajuda a derrubar estereótipos e encoraja meninas a almejarem posições de destaque e alcançar voos mais altos”, comenta.
“Quando uma mulher assume um cargo de liderança, ela abre uma porta para outras mulheres, mostrando que é possível chegar lá. Sua presença traz uma perspectiva única e diversa à gestão, que se reflete na equipe, criando oportunidades para que mais mulheres e pessoas de diferentes perfis ocupem posições de destaque. Isso não apenas torna a empresa mais inclusiva e equitativa, mas também a torna mais inovadora e enriquecida pela diversidade de pensamentos”, comenta Marcela.
O Looker é uma plataforma robusta de Business Intelligence (BI) desenvolvida pela Google, que permite…
A Niantic anuncia a transmissão ao vivo e em português da competição oficial de Pokémon…
A CCXP24, o maior festival de cultura pop do mundo, confirma para o sábado (7)…
A Samsung deu um passo ousado no campo dos wearables com o lançamento do Galaxy…
A TCL Electronics, patrocinadora oficial da CONMEBOL Libertadores, apresenta sua nova campanha publicitária. O destaque…
Por Bruna Zonis, Head de People na Escola DNC Falar sobre o futuro do trabalho muitas…