Mês dos Professores: especialistas discutem a importância das novas tecnologias e das práticas socioemocionais para os docentes

Em outubro, mês que busca valorizar o papel do professor – profissional responsável por ensinar conteúdos e pelo desenvolvimento integral dos estudantes, formando cidadãos críticos e conscientes – especialistas fazem uma reflexão sobre como a integração entre novas tecnologias e as competências socioemocionais podem transformar o dia a dia dos docentes.

Papel de ampla relevância

Aline Castro da Silva, diretora executiva da marca Sistema de Ensino pH, explica que o papel do professor vai muito além do ensino tradicional, pois envolve a criação de um ambiente escolar que favoreça o desenvolvimento de habilidades que ajudam os estudantes a enfrentarem os desafios da sociedade.

Segundo ela, o professor que entende sua responsabilidade contribui diretamente para a formação de cidadãos críticos e engajados. “Ele estimula os alunos a questionarem, refletirem e analisarem diferentes pontos de vista, fazendo com que a sala de aula se torne um espaço democrático, onde diferentes perspectivas são analisadas e debatidas, tornando o processo educativo mais dinâmico e democrático”, afirma.

Desenvolvendo o pensamento crítico em sala de aula

Para incentivar o pensamento crítico em sala de aula, é necessário que esse profissional crie um ambiente que valorize a curiosidade e o questionamento. Isso, de acordo com a especialista, pode ser feito por meio de metodologias ativas, como debates, resolução de problemas, projetos em grupo e individuais e estudos de casos.

Essas práticas desafiam os alunos a pensarem de forma independente, questionarem o que lhes é apresentado e tomarem decisões baseadas em evidências. “Além disso, oferecer feedback construtivo e promover o diálogo, em vez de respostas prontas, ajuda a desenvolver a capacidade de analisar, interpretar e criar soluções inovadoras, habilidades essenciais para o pensamento crítico”, diz Aline Castro.

Saúde mental e bem-estar dos professores

Profissionais que atuam diariamente com estudantes, professores devem ter seu lado emocional cuidado com atenção. Porém, quando se aborda esse tema, ainda existe um certo tabu a ser superado, segundo o assessor pedagógico do programa Líder em Mim, Matheus Portelinha. “Quando se trata do compartilhamento de situações que são mais subjetivas do que profissionais, o educador tende a ter receio da exposição”, destaca.

De acordo com o especialista, isso ocorre porque os professores sentem que carregam o fardo de serem “detentores do conhecimento”. Assim, eles geralmente acreditam que não podem errar ou demonstrar vulnerabilidade.

Para o assessor pedagógico, promover a saúde e o bem-estar dos professores é fundamental para um futuro saudável durante suas jornadas de trabalho. Isso pode ocorrer por meio da implementação de práticas de educação socioemocional nas escolas. Matheus Portelinha pontua que a gestão e a coordenação das escolas desempenham um papel crucial neste ponto. “Quando esses líderes não estão engajados, a iniciativa pode perder força. A falta de comprometimento pode resultar em uma implementação superficial e na ausência de um suporte contínuo para os professores e alunos”, destaca.

Implementação de novas tecnologias

Eleita a palavra do ano de 2023 pelo Dicionário Collins, a Inteligência Artificial (IA) foi desenvolvida com o intuito de automatizar e facilitar processos cotidianos a partir da interpretação de dados que permitem que as máquinas executem tarefas que auxiliem os seres humanos. A popularização de ferramentas baseadas em IA como o Chat GPT e o Gemini gerou uma ampla discussão sobre o uso ético dessas plataformas.

No âmbito educacional não é diferente. “O uso indevido de Inteligências Artificiais na educação pode ser um problema, mas, quando utilizadas de maneira segura e eficaz, essas ferramentas são fortes aliadas”, defende Talita Fagundes, gerente pedagógica da plataforma par, solução didática híbrida da SOMOS Educação. Segundo ela destaca, o avanço constante da tecnologia exige que as escolas e os professores estejam sempre atualizados sobre as novidades digitais. Por isso, é tão importante inserir esses conceitos em sala de aula.

Neste contexto, a gerente pedagógica sugere que o educador adote práticas como elaborar os planos de aula com o auxílio de IAs, diversificar os recursos didáticos e metodologias a partir delas e aproveitar essa adesão em sala de aula para promover discussões sobre o uso adequado das tecnologias.


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