Com o avanço da tecnologia e a digitalização dos setores, a procura por profissionais atualizados e qualificados cresceu consideravelmente nos últimos anos. No Brasil, a demanda é ainda mais significativa, dado o déficit de trabalhadores capacitados para um mercado cada vez mais exigente. Principal edtech especializada em transição de carreira do país, a Escola DNC se sobressai ao oferecer cursos preparatórios para profissionais que desejam fazer transição ou upgrade de carreira. Com o jornalista Evaristo Costa como embaixador, a marca projeta faturar R$ 50 milhões em 2024, após fechar o ano passado com receita de R$ 36 milhões.
Com um portfólio superior a 20 cursos no modelo EAD, a escola disponibiliza atualmente programas de ensino para as áreas de marketing digital, dados, tecnologia, produto e gestão de projetos, alcançando em todos eles uma taxa de empregabilidade de 99% entre os seus alunos.
Para garantir o alto índice, a instituição adota uma metodologia própria que se destaca por aliar conteúdo teórico com atividades práticas desenhadas sob projetos de empresas reais. Além disso, a Escola DNC proporciona networking, participação de grandes profissionais das áreas e mentorias de carreira voltadas para os processos seletivos típicos do mercado. Por meio destes aspectos estratégicos, a DNC tem como foco preparar os alunos às demandas atualizadas do mercado.
Segundo Lucas Rana, CEO e fundador da Escola DNC, o compromisso da instituição com a empregabilidade é tão séria ao ponto de se comprometer a arcar com todos os custos, caso o estudante não consiga se inserir no mercado de atuação escolhido em até seis meses após a conclusão dos estudos. “Desenvolvemos cada curso analisando as demandas do mercado e os pré-requisitos característicos das vagas. Conversamos com os melhores profissionais e empregadores para entender os requisitos e projetamos os cursos baseados nessas informações”, explica.
A carga horária e os preços variam de acordo com cada programa, podendo chegar a 390 horas e custando entre R$ 1.800 e R$ 7.000. Vale dizer ainda que a escola também possui um braço de negócio direcionado ao desenvolvimento de projetos reais para renomadas empresas parceiras, como Drogaria São Paulo, Mobyan e Equipacare.
A expansão
Fundada em 2012 e situada em São José dos Campos (SP), a Escola DNC surgiu após Lucas Rana perceber que muitos universitários careciam de treinamentos mais direcionados ao mercado de trabalho. Depois de abrir as primeiras turmas presenciais na cidade de Lorena (SP), onde estudava na época, o empreendedor foi ampliando os locais de atuação, passando a ministrar cursos em cidades estratégicas de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Em 2017, o empresário criou o curso Hard Work Power, focado nos objetivos profissionais dos alunos nas aprovações em processos seletivos e em conteúdos de carreira, dando início a alta taxa de empregabilidade que a escola possui até hoje.
Já a transição do presencial para as aulas à distância ocorreu em 2019, quando o empreendedor sentiu que era hora de inovar e oferecer formações integradas, com foco em empregabilidade voltada ao ecossistema digital.
Após a mudança na dinâmica dos cursos, a DNC passou a chamar a atenção de investidores-anjo e, em 2021, efetivou a captação de R$ 1,1 milhão em rodada liderada pelos fundadores da Cuponomia, Antônio Miranda e Vinicius Dornela, e os fundadores da startup Buser, Marcelo Abritta e Marcelo Vasconcellos.
Segundo Rana, desde o início do negócio, o objetivo era transformar vidas através da educação. “Felizmente conseguimos cumprir com esse propósito. Já são mais de 90 mil pessoas que passaram pelos nossos cursos até o momento. Acreditamos que, ao preparar nossos alunos para o mercado, estamos contribuindo não apenas para o desenvolvimento profissional deles, mas também para o crescimento econômico do país”, conclui.