Monitoramento com apoio de inteligência artificial amplia segurança em apartamentos

Grande número de adultos e crianças que vivem em apartamento costumam não trancar a porta à chave ao chegar ou sair de casa ou mesmo quando vão dormir. A opção é cômoda, mas deixa o imóvel exposto a risco de roubos ou furtos, que ocorrem principalmente quando há desatenção à entrada e circulação de pessoas estranhas ao condomínio. A tecnologia de monitoramento avançou e hoje há demanda crescente por sistemas que alertam moradores e polícia para eventuais invasões de apartamentos e oferecem outras funcionalidades, como o acompanhamento da rotina de idosos, crianças e pets.

A inteligência artificial é o trunfo da catarinense Orsegups para ganhar espaço nesse mercado. Desenvolvido pela empresa, o Alarme 365 usa software ligado a sensores capazes de identificar movimentação na área monitorada e acionar câmeras que geram imagens em alta resolução analisadas de forma instantânea. O equipamento pode ser ligado ou desligado à distância pelo aplicativo e o cliente também pode solicitar imagens do local monitorado a qualquer momento pelo celular. “O serviço acrescenta uma camada extra de proteção ao patrimônio e às pessoas queridas pelo cliente”, diz o gerente da vertical de portaria remota e controle de acesso da empresa, Tiago Carvalho.

Totalmente sem fio, o equipamento é instalado sem necessidade de obras no imóvel e inclui funcionalidades como o contato bidirecional com a central de monitoramento (quem está no imóvel pode conversar com a equipe da Orsegups) e o botão SOS, acionado em caso de quedas domésticas ou emergências de qualquer tipo.

Executivo da empresa e responsável pelo projeto Alarme 365, Douglas Pinheiro destaca que a inteligência artificial tornou mais ágil e diminuiu os custos de sistemas de monitoramento. “O resultado é que hoje o cliente tem mais facilidade para ter acesso a um serviço que garante proteção e tranquilidade para todos”.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.