No próximo dia 28 de abril, a MOTIM, primeira aceleradora de reputação e gestora de posicionamento do mundo, irá liderar no Web Summit Rio 2025 a masterclass Reputation-Led Growth: Monetizing trust for growth (Monetizando confiança para o crescimento, em tradução livre), a partir das 13h, no Pavilhão 5/Sala 3 do Riocentro. Conduzida por Silas Colombo, fundador e CCO da agência, a aula propõe uma reflexão sobre como romper a saturação, conquistar a atenção do público e impulsionar o crescimento sustentável dos negócios por meio da construção de reputação.
“No mercado de inovação, um dos conceitos mais poderosos é o Product-led Growth (PLG), que realça o produto ao posto de principal fonte de receita de uma empresa, principalmente ao atender à demanda do usuário por soluções funcionais. Entretanto, o comportamento do consumidor mudou e as necessidades funcionais deram lugar às necessidade de confiança, por isso, hoje, o Reputation-led growth se tornou tão importante quanto, ao ser responsável para que a empresa atinja os altos níveis de exigência da sociedade por confiabilidade”, detalha Colombo. “Muitas vezes, não é a tecnologia que impede uma startup de crescer, mas sim a forma como o mercado percebe aquela marca”, complementa Silas.
O encontro, que terá duração de 45 minutos, será dedicado a um grupo composto por 100 pessoas, incluindo c-levels e demais decisores de pequenos, médios e grandes negócios. Ao longo da conversa, o CCO da MOTIM vai explorar como a construção de autoridade se consolidou como um fator determinante para a diferenciação de uma marca frente ao público. Voltada a CEOs, CMOs e outros cargos decisórios, a apresentação conta com cases práticos e mostra porque a reputação deve ocupar o centro da estratégia empresarial — tornando-se uma fonte de geração de valor e receita.
Entre os exemplos que serão abordados pelo fundador da aceleradora de reputação e marca no masterclass, estão a NotCo, foodtech referência em inovação de alimentos, que registrou 40% de crescimento no EBITDA em 2024 e chega em 2025 com mais de 2 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil, e a Conta Simples, principal plataforma de gestão de despesas corporativas do Brasil, que gerou mais de 370 mil horas e R$38 milhões de economia para PMEs no ano passado.
Patrocinadora do evento, a MOTIM também participará do painel Strategy over trends: How to build consistency in a chaotic world (em português: Como construir consistência em um mundo caótico). Com a participação de Gabriel de Oliveira, CEO da aceleradora, o debate irá aprofundar o porque a estratégia a longo prazo deve ser prioridade durante as ondas passageiras que nascem diariamente no mundo digital.
“Em um cenário onde tendências surgem e desaparecem da noite para o dia, muitas marcas acabam se perdendo ao tentar acompanhar tudo. Queremos mostrar que consistência não é sinônimo de rigidez, mas é sobre ter clareza de propósito para navegar pelas mudanças sem perder a direção”, explica Gabriel, que dividirá com João Clark, CMO da Sicredi, Daniele Lazzarotto, CEO da Cordão. A mediação será feita pelo jornalista do UOL, Renato Pezzotti.
Serviço: MOTIM no Web Summit RIO 2025
Masterclass – Reputation-Led Growth: Monetizing trust for growth
📅 28 de abril de 2025
🕗 13h-14h – Pavilhão 5/Sala 3
Painel – Strategy over trends: How to build consistency in a chaotic world
📅 29 de abril de 2025
🕗 11h15-11h35 – Palco 6