A Motorola caiu no gosto (e no bolso) popular, principalmente aqui no Brasil, e muito disso deve-se ao sucesso da linha Moto G, que trouxe smartphones bons com preços realmente competitivos. O tempo foi passando e finalmente chegamos a sétima geração, com o lançamento de quatro novos modelos, o Moto G7 Play, Moto G7 Power, Moto G7 e Moto G7 Plus.
Não perdi tempo e já garanti não só um, mas todos os modelos para testes. Foi corrido, foi intenso, foi engraçado em alguns momentos, mas no final deu tudo certo. E pra começar, o aparelho que dá nome à linha: Moto G7.
Design
A Motorola vem me surpreendendo a cada lançamento com o ótimo acabamento e visual de seus produtos, e não foi diferente com os aparelhos da linha Moto G7. Todos são lindos, e muito parecidos, com poucas diferenças entre eles. O padrão visual é muito parecido, embora mudem as cores disponíveis. No caso do Moto G7, por exemplo, temos disponível as cores Ônix (Preta) e Polar (Branca).
Aliás, as cores são um destaque à parte na nova linha, não só pelos nomes diferenciados, mas pelo acabamento dado em cada aparelho, com texturas que favorecem muito o visual. Some a isso uma traseira de vidro 3D e o resultado é um aparelho com design elegante e discreto, longe de parecer um celular barato.
A traseira, aliás, está muito mais limpa, mantendo a tradicional moldura circular da câmera, ou melhor, das câmeras, no caso do G7, juntamente com o LED. Abaixo das câmeras, temos o logo da Motorola, que também manteve a funcionalidade do sensor de impressões digitais. Simples assim.
Infelizmente o Moto G7 não possui certificação 65/68 de resistência à água e poeira, característica que tem sido relegada cada vez mais apenas a aparelhos do segmento premium, infelizmente, contando apenas com o nanorrevestimento P2i, que garante certa resistência a respingos, chuvas leves e coisas do tipo.
Para tranquilizar um pouco os usuários em relação à resistência do produto, a Motorola envia gratuitamente, já na caixa, uma capa transparente, básica, mas já garante um alívio, principalmente para os mais desastrados. Até porque, hoje em dia, a primeira coisa que todo mundo faz quando compra um smartphone novo é sair correndo atrás de uma capa de proteção. Quase todos os modelos da linha G7 acompanham a capa transparente, sendo o G7 Play a única exceção.
Todos os modelos da linha Moto G7 possuem um entalhe na parte superior da tela, o famoso notch, variando um pouco o tamanho e formato, de acordo com o aparelho. No caso do Moto G7, assim como no G7 Plus, temos uma pequena gota, onde localiza-se a lente da câmera frontal, com uma saída de áudio logo acima.
Na parte superior do produto temos o alto-falante, ao lado da porta USB-C e do conector 3,5 mm para fones de ouvido. A gaveta para os dois SIM Cards e o micro SD está localizada na parte superior, enquanto na lateral direita temos os botões Power e Volume.
Tela
Um tela grande, 6,2 polegadas, Full HD+ e proporção 19:9. Está são as características básicas da tela do Moto G7, que oferece uma excelente qualidade de imagens, com cores ricas e atraentes, ótimos contraste e brilho.
Há ainda a possibilidade de alterar o equilíbrio de cores, dentre três opções disponíveis: Naturais, para quem curte cores mais leves; Realçadas, que dá uma reforçada no realce, mas sem forçar muito e; Saturadas, aí sim, pra quem gosta de cores forçadas, sendo esta a configuração padrão de fábrica.
Câmera
O Moto G7 possui uma câmera dupla com uma lente principal de 12 MP e uma lente para profundidade de 5 MP, o que significa que há um trabalho bacana nos recursos que utilizam efeitos de profundidade, como, por exemplo, o modo retrato, recorte de fundo e adesivos RA.
Todos os modelos do Moto G7 incorporam o Google Lens, que nos permite copiar textos, pesquisar produtos, ler códigos ou identificar objetos, plantas e animais através da câmera do aparelho, além de recursos como o Cinemagraph, destaque de cor, recorte e transmissão direta para o YouTube.
No geral a qualidade da câmera é muito boa, desde que tenhamos boas condições de iluminação, tendo em vista que fotografia noturna e com baixa iluminação continua sendo um desafio para a linha Moto G. Confira abaixo alguns exemplos de fotografias tiradas com o Moto G7, em diversas condições diferentes.
A câmera frontal de 8 MP é boa, não mais do que isso, sendo o suficiente para tirar boas selfies, como podemos ver nos exemplos abaixo.
Sistema e Interface
O Android Pie é certamente a melhor versão do sistema móvel do Google já lançada até hoje. Pra começar temos a inteligência artificial cada vez mais presente, indo muito além do Google Assistente, que aliás, é um show à parte de integração ao sistema. Mas falo de coisas como, por exemplo a bateria adaptativa, que aprende com o nosso uso, reservando energia para os aplicativos mais utilizados, limitando os menos utilizados e otimizando o consumo do aparelho. Esta inteligência pode ser utilizada também para definir o brilho da tela, com o Brilho Adaptativo. Além disso temos uma navegação mais fluída, mais ágil e com atalhos, informações e ações contextuais espalhadas por toda a interface, que torna muito mais prático o uso do smartphone, deixando ele cada vez mais Smart.
Estou falando tudo isso pra mostrar o que pode esperar um usuário dos modelos da linha Moto G7, pois todos já vêm de fábrica com o Android 9, uma boa notícia, embora, na verdade, não seja mais do que a obrigação dos fabricantes. Mas sabemos que nem sempre é assim. Basta ver a quantidade de smartphones no mercado ainda com o Android 8, até mesmo versões anteriores, e muitos sem previsão de atualização.
E o sistema no Moto G7 realmente roda redondinho, de forma fluída e inteligente, como deveria ser. Mas claro que temos uma leve camada de Motorola, que acrescenta recursos e funcionalidades úteis, felizmente.
A forma mais fácil de acessar e configurar todos os recursos exclusivos da Motorola é através do aplicativo Moto. Pra começar temos o Moto Ações, que permite configurar gestos e interações com toque que vão bem além do que o Android traz por padrão. Aqui, podemos ativar a navegação em toque, que permite navegar utilizando um único botão, ligar a lanterna agitando o telefone, pegar para silenciar uma chamada, virar para ativar o não perturbe e, claro, o famoso e já clássico câmera instantânea, que ativa a câmera apenas com o giro do punho duas vezes.
Depois temos o Moto Tela, que apresenta apenas duas funcionalidades, mas ambas muito úteis. A primeira é a Tela Interativa, que permite interagir com notificações com a tela desligada. Já a Tela Alerta mantém a tela ativa enquanto estivermos olhando para ela, independentemente das configurações de tempo da tela.
Performance
O Moto G7 é um smartphone para o segmento intermediário, e, como já disse na introdução, não é nem o top da própria linha. Sendo assim, devemos considerar este fator ao analisar deu desempenho de hardware, que certamente nos impossibilita de compará-lo com qualquer smartphone acima de seu nível. E se pensam que estou falando isso para justificar uma péssima performance, estão enganados. Se considerarmos o que eu acabei de dizer, podemos considerar também o Moto G7 com um bom desempenho, dentro de condições de uso normais, que não exigem tanto do aparelho.
Temos um processador Qualcom Snapdragon 632, que associado a 4 GB de RAM, garantem um desempenho fluído, estável e sem travamentos e lags. Claro que sentimos o quanto falta de recursos de hardware quando tentamos abrir aplicativos mais exigentes, como de vídeo, a própria câmera e, claro, jogos mais pesados, como Asphalt 9 e PUBG Mobile, que até rodam, com configurações mínimas de gráfico, resolução e desempenho, e ainda sim demonstram certos lags e atrasos.
Trago abaixo alguns resultados de testes de benchmark, que apenas comprovam que dentro de seu nível, o desempenho do Moto G7 pode ser considerado como aceitável, nada mais do que isso.
Por fim, temos 64 GB de capacidade de armazenamento, este sim um grande ponto positivo para quem procura espaço para instalar aplicativos e guardar muitos arquivos, além da possibilidade de expansão através de cartão micro SD.
Bateria
Cada vez que pego um smartphone pra testar, meu maior receio é em relação a duração da bateria. Infelizmente, saber a capacidade, 3.000 mAh no caso do Moto G7, não significa muito, pois otimizações de harware e software, tela, aplicativos usados e outras circunstâncias podem afetar o consumo, mudando não só de usuário pra usuário, como de aparelho pra aparelho, mesmo com a mesma capacidade. Então, nunca sei ao certo o que esperar. Por garantia, nos primeiros dias de testes, sempre saio de casa com um carregador portátil, costume que adquire com o tempo e experiência.
Felizmente com o Moto G7 (spoiler: com nenhum dos modelos da linha) o powerbank foi necessário. No máximo, uma recarga rápida em casa ou no escritório, dependendo muito do uso e do dia, mas nunca cheguei a ficar sem energia, ou perto disso, na rua. Aliás, contar com o carregamento rápido de 15W é uma ótima notícia, garantindo reestabelecer a energia em pouco tempo, diminuindo ainda mais a possibilidade de ficar sem bateria durante o dia.
Confira abaixo imagens da tela que demonstram o consumo da bateria em diferentes dias e condições de uso diversas.
Disponibilidade e Preço
O Moto G7 está disponível nas cores Ônix (Preta) e Polar (Branca), pelo preço sugerido de R$ 1.407,12 na loja online da Motorola, sendo este o preço aproximado também em outras lojas online pesquisadas em abril de 2019.
Especificações
Sistema operacional | Android 9.0, Pie |
Cor | Polar, Ônix |
Memória (RAM) | 4 GB |
Armazenamento (ROM) | Armazenamento total: 64 GB Armazenamento disponível (aproximado): 51 GB Armazenamento removível que suporta cartão microSD de até 512 GB |
Tela | 6.24”, FHD+ (1080 x 2270) |
Peso | 174 g |
Bandas | 2G – GSM 850/900/1800/1900 MHz 3G – WCDMA 850/900/1700/1900/2100 MHz 4G – LTE B1(2100), B2(1900), B3(1800), B4(1700/2100), B5(850), B7(2600), B12(lower700 abc), B17(lower700 bc), B28(700), B66(AWS3+4) |
Dimensões | Altura: 157 mm, Largura: 75.3 mm, Profundidade: 7.92 mm |
Conectividade | USB-C, entrada de fone de ouvido de 3.5 mm |
NFC | Não |
Câmera traseira | 12 MP + 5 MP Flash Dual-LED Abertura f/1.8 + f/2.2 |
Cartão SIM | Dual Chip Inteligente (nano SIM) |
Tecnologia Bluetooth | Versão 4.2 |
Alto-falantes/microfones | Alto falante |
Captura de vídeo | Vídeo em Ultra HD 4K, 30 fps |
Câmera frontal | 8 MP, Abertura f/2.2 |
Google Fotos | Sim |
Processador | Snapdragon 632 Octa-Core 1.8 GHz |
Bateria | Bateria de 3000 mAh Carregamento rápido TurboPower |
Serviços de localização | GPS, AGPS, GLONASS |
Sensores | Acelerômetro, Proximidade, Giroscópio, Luz Ambiente, Impressão Digital |
A espera pelos detalhes de lançamento do primeiro PC portátil da TecToy acabou! A Zeenix,…
A Samsung disponibiliza, nesta Black Friday 2024, dispositivos que integram recursos de AI para proporcionar…
O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…
Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…