A Formula 1 e a Lenovo anunciaram a extensão de sua parceria, que elevará a gigante da tecnologia a Parceiro Global em uma renovação de vários anos a partir do início de 2025. Como parte do acordo, a Motorola, uma subsidiária do Lenovo Group, se tornará Parceira Global de Smartphones da F1.
Como Parceira Global da Formula 1, a Lenovo continuará a fornecer dispositivos, soluções e serviços de tecnologia de ponta para apoiar a entrega de Grandes Prêmios, tanto na pista quanto remotamente. Sob o acordo, a Lenovo atuará como patrocinadora principal para duas corridas por temporada, e tanto a Lenovo quanto a Motorola aumentarão sua visibilidade na pista durante os eventos.
Desde 2022, a tecnologia da Lenovo está no centro das operações da F1 como Parceira Oficial. Por meio de suas soluções de Computação de Alto Desempenho (HPC), servidores e dispositivos de ponta, a Lenovo tem apoiado a Formula 1 na entrega de seu melhor produto de transmissão, trazendo a adrenalina e a emoção da F1 para milhões de fãs ao redor do mundo. O hardware da Lenovo — incluindo laptops, estações de trabalho, computadores de mesa, monitores, tablets e smartphones Motorola — fornece à equipe da F1 equipamentos de alta qualidade para criar conteúdo envolvente e personalizado para a base de fãs apaixonada e em constante crescimento do esporte.
Além disso, o Serviço de Recuperação de Ativos da Lenovo apoia a estratégia de sustentabilidade mais ampla da F1, juntamente com seus esforços para reduzir emissões e alcançar o Net Zero até 2030. Este serviço ajuda a garantir que o hardware de computação aposentado seja reciclado de maneira social e ambientalmente responsável. Desde o início da parceria, a F1 descartou de forma sustentável 95% do hardware obsoleto, contribuindo para a redução de custos e mitigando riscos de segurança por meio da destruição confiável de dados.
Ao longo da parceria, a Lenovo tem buscado integrar tecnologia mais inteligente ao esporte. Os primeiros troféus ativados por beijo do mundo, apresentados no FORMULA 1 LENOVO JAPANESE GRAND PRIX 2023 e no FORMULA 1 LENOVO UNITED STATES GRAND PRIX 2023, juntamente com o design da coroa de louros deste ano, que combina tradição e inovação, elevaram as celebrações do pódio e servem como símbolos do compromisso da Lenovo com um design proposital e tecnologia de ponta.
Nos últimos anos, a F1 viu um crescimento significativo em popularidade, com aumento da audiência televisiva, recorde de público e engajamento de fãs em diversas plataformas. Tanto a F1 quanto a Lenovo compartilham um compromisso com a sustentabilidade e a exploração de tecnologias de próxima geração, como Lenovo AI PCs, smartphones Motorola habilitados para IA e soluções AR/VR.
Por meio da colaboração direta entre as equipes técnicas da F1 e os Centros de Excelência da Lenovo, soluções altamente inovadoras estão sendo desenvolvidas para enfrentar diversos desafios, como o uso de IA no local e Edge Compute para melhorar a eficiência operacional durante as transmissões ao vivo. Juntas, a F1 e a Lenovo continuarão a construir sobre anos de colaboração bem-sucedida para moldar o futuro do esporte.
Stefano Domenicali, CEO e presidente da Formula 1, disse:
“Estou muito feliz que a Lenovo se tornará uma Parceira Global da Formula 1. Desde que se juntou ao esporte, a criatividade e a paixão da Lenovo por tecnologia e inovação têm apoiado as ambições da F1 de criar momentos únicos para os fãs. Hoje marca um novo capítulo em uma parceria que só continuará a crescer em força. Estou ansioso para continuar nosso trabalho com a Lenovo e usar nosso compromisso compartilhado com precisão, inovação e sustentabilidade para garantir que a F1 continue sendo o esporte tecnologicamente mais avançado do mundo nos próximos anos.”
Yang Yuanqing, presidente e CEO da Lenovo, afirmou:
“Estamos entusiasmados em elevar nossa parceria ao próximo nível, tornando-nos um Parceiro Global da Formula 1®. Nossa visão na Lenovo é aproveitar o poder da IA para criar um mundo mais inteligente, inclusivo e sustentável, acessível a todos. Por meio de nossas parcerias inovadoras, como a da Formula 1, estamos expandindo os limites da inovação e do desempenho. Juntos, não estamos apenas moldando o futuro da tecnologia e do automobilismo, mas também garantindo que os avanços tecnológicos de ponta beneficiem a todos, criando experiências inesquecíveis, independentemente de onde estejam no mundo.”
Luca Rossi, presidente do Intelligent Devices Group da Lenovo, comentou:
“Quando embarcamos em nossa jornada com a F1 há três anos, sabíamos que eles eram o parceiro certo para a Lenovo, pois nossos valores de marca estavam perfeitamente alinhados em busca de um futuro mais inteligente, rápido e sustentável. Ver nossa tecnologia de alto desempenho implementada em todos os níveis da organização da F1 nos enche de orgulho, e nossa colaboração próxima está apenas começando. Estamos ansiosos para levar nossa parceria a novos patamares e continuar transformando a experiência dos fãs em todo o mundo com o hardware pronto para IA da Lenovo, assim como nossas soluções e serviços.”