[MWC 2019] Nokia divulga índice de maturidade em 5G

A Nokia aproveitou a Mobile World Congress, que está acontecendo durante esta semana em Barcelona, para anunciar os resultados de seu Índice de Maturidade em 5G, produzido em parceria com a consultoria britânica de telecomunicações Analysys Mason, que fornece às operadoras as melhores práticas para planejar e implantar serviços das novas redes. O primeiro benchmark de maturidade em 5G feito entre operadoras revelou que dois terços delas esperam que as novas redes criem mais fluxos de receita, ao mesmo tempo em que mais de 70% estão focadas em 5G para melhorar, para o consumidor, os serviços já existentes. A pesquisa também descobriu que as operadores mais avançadas na transformação para o 5G estão focadas em seis, até oito, casos de uso.

Principais descobertas do Índice de maturidade em 5G da Nokia

  • Casos de uso de 5G mais populares mencionados pelas operadoras: conectividade móvel multi-gigabit, carros conectados e veículos autônomos, experiências táteis de internet (realidades aumentada e virtual, por exemplo), monitoramento crítico de saúde, aplicativos para cidades inteligentes (iluminação, serviços domésticos inteligentes, dentre outros);
  • Maior parte das operadoras planeja lançamento comercial limitado de serviços 5G entre 2019-20;
  • Operadoras que planejam antecipar  lançamentos comerciais de 5G estão mais à frente nos quesitos de virtualização de redes e em implantações baseadas em nuvem;
  • Operadoras classificadas dentre as mais avançadas são as que conseguem estreito alinhamento entre desenvolvimento de tecnologia e negócios, além de vincularem a transformação digital ao uso de 5G.

“Com a primeira edição do Índice de Maturidade em 5G da Nokia ficou claro que as operadoras têm grande ambição para o 5G.  Muitas delas também têm a compreensão de que o impacto do 5G será mais forte se for também promovida uma transformação na plataforma que suporte a gama das novas fontes de receita”, avalia Caroline Gabriel, analista da consultoria britânica Analysys Mason.

Ela complementa: “A maioria, entretanto, sente incerteza quanto às ações que devem ser realizadas para que os objetivos sejam atingidos. O Índice de Maturidade em 5G da Nokia é um suporte valioso para decisões críticas e, pela primeira vez, permite que cada planejamento em 5G seja referenciado e avaliado em relação a um índice objetivo, além de tornar também possível que se aprenda com as boas práticas dos outros.”

Para viver a promessa da próxima geração das tecnologias de rede, a Nokia continua a desenvolver seu portfólio 5G Future X e acaba de anunciar incrementos em suas soluções de rede de acesso por rádio e de pacote de núcleo. O portfólio da Nokia, de ponta a ponta, ajuda as operadoras a atender prioridades imediatas de melhoria da experiência do cliente e de redução de TCO, além de apoiar o objetivo estratégico de desenvolvimento de novos fluxos de receita vinculados ao 5G.

  • Núcleo de pacotes de nuvem da Nokia (Nokia Cloud Packet Core, CPC) – conta com a ampliação dos produtos CMM (Cloud Mobility Manager) e CMG (Cloud Mobile Gateway), acrescidos das novas funções de rede autônomas 3GPP Release 15 5G Core, além do aprimoramento de recursos básicos não autônomos. Com arquitetura – nativa – em nuvem e recursos aprimorados, a solução CPC fornece às operadoras um caminho ininterrupto de atualização, com flexibilidade de implantação, para suportar funções de rede virtuais e físicas de alto desempenho, fornecer serviços com várias tecnologias sem fio (2/3 / 4 / 5G, sem licença, compartilhadas) e implantações de acesso fixo.
  • Nova estação base All-in-Cloud Nokia AirScale para 4G e 5G – virtualiza funções em tempo real, na nuvem. Dessa forma, o processamento, também em tempo real, fica hospedado na borda da rede, próximo ao site de rádio, para atender às demandas de latência extremamente baixa, com alocação de capacidade onde for necessário. A nova arquitetura permite que as operadoras iniciem e monetizem aplicativos e serviços de menor latência para uma latência ultrabaixa. Com os operadores de flexibilidade integrados do AirScale Cloud RAN, é possível localizar funções a partir de necessidades específicas de uma determinada área, a depender das metas de latência e das necessidades dos aplicativos em questão.
  • Nokia AirScale – A solução “à prova de futuro” oferece diferentes recursos para garantir, em cidades inteligentes, uma implementação mais simples, rápida e de baixo custo do 5G, graças a uma arquitetura comum ao Future X, para implementações de todas as tecnologias móveis em todas as bandas de espectro. Recursos como a primeira estação base 5G do mundo refrigerada por líquido, mesmo caso de refrigeração da antena adaptativa MIMO 5G, eliminam a necessidade de sistemas de refrigeração caros, reduzindo o espaço, o consumo de energia e, em até 80%, as emissões de carbono.

Sanjay Goel, presidente de Serviços Globais da Nokia, diz: “Para resumir, perguntamos a 50 operadoras: ‘Como está a sua rede e como vai o seu negócio em relação ao 5G?’ As respostas que tivemos são informações valiosas sobre as boas práticas de projeto, implementação e operação de redes e serviços. Estamos trabalhando com as principais operadoras nos maiores mercados de 5G da América do Norte, de Coreia e Japão, já que temos o único portfólio end-to-end da indústria. O Índice de Maturidade oferece dados importantes que podemos compartilhar com nossos clientes enquanto continuamos a trabalhar com eles para que atinjam suas metas de 5G”.


Fonte: Nokia

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.