Neo4j anuncia colaboração com a Microsoft para aprimorar soluções baseadas em GenAI

A Neo4j, empresa de Graph Database e Analytics, anunciou uma parceria com a Microsoft para fornecer uma base de dados unificada capaz de atender às principais reivindicações de empresas que buscam soluções baseadas em IA generativa de forma mais simples e rápida. A integração irá combinar a tecnologia de grafos da Neo4j, integrados nativamente no Microsoft Fabric (plataforma de análise de dados) e ao Microsoft Azure OpenAI para permitir a descoberta de padrões e relações ocultas em dados (estruturados ou não estruturados) e contribuir para a eficiência operacional ao fornecer o conhecimento necessário para que as empresas tomem decisões mais assertivas.

“Até 2025, as tecnologias de grafos serão utilizadas em 80% das inovações de dados e análises – ante 10% em 2021 – facilitando a tomada rápida de decisões em toda a empresa”, prevê o Gartner no Relatório Radar de impacto das tecnologias emergentes: dados e análises, publicado em 20 de novembro de 2023. O Gartner também observa que: “A capacidade de descobrir e documentar casos de uso de dados e ajudar a construir grafos de conhecimento a partir desses casos, está se tornando uma capacidade vital. É o primeiro passo para resolver problemas de gestão de dados fragmentados, permitindo uma complementação da GenAI”, como informa o relatório publicado em 23 de janeiro de 2024 Innovation Insight: Como a IA generativa está a transformar as soluções de gestão de dados.

“A Microsoft está comprometida em capacitar as organizações com as ferramentas e tecnologias de que precisam para prosperar no mundo atual orientado por dados”, explica Arun Ulag, CVP, Azure Data, Microsoft. “Nossa colaboração com a Neo4j representa um avanço significativo no fornecimento de soluções de dados inovadoras que permitirão às empresas desbloquear novas oportunidades e impulsionar a transformação digital na era da GenAI.”

O Serviço Azure OpenAI permite às empresas utilizar modelos e ferramentas de IA avançados que desbloqueiam todo o potencial dos seus dados. O Microsoft Fabric é uma plataforma de análise alimentada por IA que permite desde o movimento de dados até à ciência de dados, análise em tempo real e business intelligence. Os clientes podem se beneficiar da integração da base de dados de grafos da Neo4j no Azure OpenAI e no Microsoft Fabric das seguintes formas:

  1. Transformar dados não estruturados num grafo de conhecimento: Os programadores podem utilizar o OpenAI Service para processar dados não estruturados, e estruturá-los da maneira que preferirem para depois carregá-los num grafo de conhecimento, capaz de atuar como um algoritmo. Uma vez no grafo de conhecimento, os utilizadores extraem informações utilizando a visualização de dados da Neo4j e ferramentas de consulta como o Bloom ou utilizam o conector Neo4j com o Power BI para business intelligence (BI).
  2. Melhorar a compreensão contextual e a explicabilidade com o GraphRAG: Com as funções GenAI da Neo4j, o Serviço Azure OpenAI pode ser utilizado para aplicações GraphRAG totalmente integradas, através das quais as consultas LLM podem ser utilizadas contra dados empresariais em grafos de conhecimento. O GraphRAG é uma forma melhorada de Geração Aumentada de Recuperação (RAG) cujos resultados demonstram inteligência ou domínio que supera outras abordagens anteriormente aplicadas a conjuntos de dados privados. As empresas também podem utilizar plataformas de orquestração de Gen AI, como a LangChain e LlamaIndex, para criar aplicações inteligentes de GenAI.
  3. Memória de longo prazo para LLMs com integração de incorporação vetorial: A Neo4j fornece memória de longo prazo para modelos de linguagem de grande dimensão, suportando a integração de vetores nativos. A Neo4j tem suporte incorporado para armazenamento de vetores e capacidade de pesquisa para aplicações em GenAI inteligentes. Os programadores podem agora utilizar nativamente as APIs de incorporação Azure OpenAI para criá-las e armazená-las na base de dados da Neo4j.
  4. Insights baseados em grafos como parte da plataforma de dados unificada Microsoft Fabric: Os clientes do Microsoft Fabric agora podem usar os recursos da Neo4j Graph Database e Analytics para descobrir padrões e relacionamentos ocultos de forma profunda, fácil e rápida. Os desenvolvedores podem implementar Azure Data Factory para inserir dados da OneLake na Neo4j, extrair dados da Synapse Data Warehouse usando o Neo4j data warehouse connector, executar no Graph Data Science algoritmos originários do Synapse Data Science Notebooks, e aproveitar o Power BI para criar painéis interativos no Grafo de Conhecimento da Neo4j.
  5. Análise de grafos como carga de trabalho nativa do Fabric: As equipes da Neo4j e da Microsoft Fabric estão trabalhando juntas para fornecer a Neo4j como uma carga de trabalho nativa para análise de grafos na plataforma Microsoft Fabric. Isso permitirá que os usuários acessem a carga de trabalho da análise de grafos diretamente do painel da Microsoft Fabric, criem e analisem modelos de grafos a partir de dados do OneLake, executem algoritmos usando o Neo4j Bloom e gravem os resultados no OneLake para uma integração perfeita de ponta a ponta.

A integração do Serviço Azure OpenAI da Neo4j já está disponível para todos. Já a integração do banco de dados de grafos da Neo4j ao Microsoft Fabric estará disponível de forma geral ainda este ano.

A Neo4j também anunciou a disponibilidade geral do seu serviço de banco de dados de grafos, que oferece o AuraDB no Azure Marketplace, proporcionando aos desenvolvedores uma experiência de início rápido e sem atrito em IA generativa. O Azure Marketplace oferece milhares de softwares e serviços líderes do setor que são certificados e otimizados pela Azure.


Nintendo. Patrocnado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.