Neo4j integra recursos de GenAI em novo portfólio de banco de dados grafos em nuvem

A Neo4j anunciou uma grande transformação em seu portfólio do sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) em nuvem, o Neo4j Aura. A atualização permite que empresas experimentem, criem e acelerem o desenvolvimento operacional em grafos para qualquer carga de trabalho ou caso de uso. O anúncio ocorre em meio à crescente demanda do mercado pela oferta de nuvem da companhia, impulsionada pelo papel fundamental dos grafos em aplicações de GenAI e análise avançada, acelerada pelo método GraphRAG, capaz de fornecer contextos poderosos para impulsionar as respostas de soluções de IA generativa.

The GraphRAG Manifesto.

O anúncio da Neo4j, feito na véspera da conferência empresarial GraphSummit, em Nova York, reforça a posição da empresa no mercado como o principal banco de dados de grafos nativo. Ele possibilita um melhor desempenho, com recursos de pesquisa e busca vetorial, a maior biblioteca de mais de 65 algoritmos de grafos, flexibilidade de implementação em qualquer nuvem ou ambiente e suporte incomparável da comunidade.

GraphSummit World Tour 2024 | Interconnected Data & AI

De acordo com o relatório Hype CycleTM publicado pelo Gartner, “até 2025, as tecnologias de grafos serão usadas em 80% das inovações de dados e análises – em comparação com 10% em 2021 – facilitando a rápida tomada de decisões em toda a empresa”. O relatório ainda analisa a adoção da tecnologia GraphRAG: “as técnicas RAG em um contexto empresarial sofrem com problemas relacionados à veracidade e à integridade das respostas causadas por limitações na precisão da recuperação, na compreensão contextual e na coerência das respostas. Os grafos de conhecimento (Knowledge Graphs), uma tecnologia bem estabelecida, podem representar os dados contidos nos documentos e os metadados relacionados a eles. A combinação dos dois aspectos permite que os aplicativos RAG recuperem textos com base na semelhança com a pergunta e na representação contextual da consulta e do corpus, melhorando a precisão das respostas”.

Os recursos da Neo4j já estão disponíveis e incluem:

1. Novo console Aura com o copiloto GenAI em um hub unificador para administrar, gerenciar, ingerir, modelar e visualizar facilmente os dados de forma eficiente em todas as ofertas e ferramentas da Neo4j. Os administradores e desenvolvedores também podem interagir com essas ferramentas em linguagem natural, eliminando a necessidade de conhecimento especializado em linguagem de programação Cypher.

2. Novo construtor de painéis interativos no/low-code, o NeoDash, que cria facilmente mapas, grafos, gráficos de barras e de linhas, tabelas e outros recursos visuais para que qualquer pessoa possa entender, analisar e interagir. Embora os desenvolvedores tenham usado o NeoDash como parte do Neo4j Labs, agora ele é uma oferta totalmente compatível com as empresas.

neodash
NeoDash – Dashboard Builder for Neo4j

3. Nova oferta de autoatendimento, o Neo4j AuraDB Business Critical, com um preço 20% menor do que a oferta tradicional do AuraDB Enterprise da Neo4j e projetado para cargas de trabalho altamente disponíveis que exigem segurança avançada. A nova camada segue os passos do crescimento explosivo da Neo4j na nuvem e da crescente demanda por uma oferta empresarial de fácil acesso. Os clientes que precisam de ambientes dedicados, como aqueles em setores altamente regulamentados, podem continuar a usar o AuraDB Enterprise, agora renomeado como AuraDB Virtual Dedicated Cloud. A Neo4j também disponibilizará seu nível AuraDB Professional como uma avaliação gratuita para casos de uso em produção.

4. Melhoria de 15 vezes na capacidade de leitura de dados em tempo real. A plataforma da Neo4j agora pode processar 15 vezes mais dados em tempo real em cada cluster sem comprometer a latência ou o desempenho. O resultado permite o processamento ininterrupto de cargas de trabalho de análise com uso intensivo de dados, mesmo com o aumento do volume de dados do cliente.

5. Recursos avançados de controle corporativo, auditoria e conformidade que incluem chaves de criptografia gerenciadas pelo cliente para proteger seus dados; e o Security Log Forwarding, que permite aos clientes transmitir e auditar logs de segurança em tempo real. A Neo4j obteve a conformidade SOC 2 Tipo 2 e HIPAA no início deste ano, com certificações adicionais aqui.

“O rápido desenvolvimento e a evolução da tecnologia de banco de dados grafos apresentaram uma oportunidade extraordinária para impulsionar nossas soluções de aprendizado de máquina e GenAI. Esses avanços têm o potencial de revolucionar a organização e a conectividade de nossos dados, revelando níveis sem precedentes de insight e tomada de decisões. Ao integrar perfeitamente os bancos de dados grafos em nossos modelos de IA, podemos aprimorar significativamente a base de modelos de linguagem de grande escala (LLMs). Essa integração garante que nossos modelos gerem respostas com base em dados do mundo real, fornecendo insights contextualmente precisos e acionáveis em toda a organização”, informa Anshuman Banerjee, Ph.D e líder da área de ciência de dados da Spark NZ.


Apple Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.