Neo4j integra tecnologia de grafos em plataforma da Snowflake para análises e insights avançados de IA

A Neo4j, líder em análise e banco de dados grafos, anunciou hoje uma parceria com a Snowflake para disponibilizar recursos primordiais para o desenvolvimento de aplicações em inteligência artificial generativa e machine learning por meio de insights habilitados por grafos. Os recursos da Neo4j, agora disponíveis no Snowflake AI Data Cloud, eliminam a complexidade do gerenciamento de dados e permitem a execução instantânea de mais de 65 algoritmos de grafos no ambiente Snowflake usando as linguagens de programação SQL.

A colaboração, anunciada na conferência anual Snowflake Data Cloud Summit 2024, apresenta a biblioteca mais extensa de algoritmos de grafos do setor, que integra recursos para identificar anomalias e detectar fraudes, otimizar rotas da cadeia de suprimentos, unificar registros de dados, melhorar o atendimento ao cliente, impulsionar mecanismos de recomendação e centenas de outros casos de uso. Qualquer pessoa que use o Snowflake SQL pode colocar mais projetos em produção mais rapidamente, acelerar o time-to-value e gerar percepções comerciais mais precisas para uma melhor tomada de decisões.

A ciência de dados em grafos da Neo4j é um artifício de análise e aprendizado de máquina (ML) que identifica e analisa relacionamentos ocultos em bilhões de pontos de dados para melhorar previsões e descobrir novos insights. Desta forma, a empresa permite que os usuários respondam a perguntas como o que é importante, o que é incomum e o que está por vir. Os clientes também podem criar seus próprios grafos de conhecimento, que capturam as relações entre as entidades, fundamentam os LLMs em fatos e permitem que eles raciocinem, façam inferências e recuperem informações relevantes com mais precisão e eficácia. Dentre as empresas que utilizam a ciência de dados em grafos da Neo4j, há grandes nomes como Boston Scientific, Novo Nordisk, OrbitMI e Zenapse, entre outros.

A integração dos recursos de ciência de dados em grafos da Neo4j com o Snowflake Data Cloud representa um avanço significativo para os nossos usuários. Juntos, estamos equipando organizações com as ferramentas para extrair insights mais profundos, além de impulsionar a inovação em um ritmo sem precedentes e definir um novo padrão para tomadas de decisões inteligentes”, explica Jeff Hollan, Head de Aplicativos e Desenvolvimento de Plataformas da Snowflake.

“Até 2025, as tecnologias de grafos serão usadas em 80% das inovações em dados e análises – contra 10% em 2021 – facilitando uma rápida tomada de decisões em toda a empresa”, prevê a Gartner em seu relatório Emerging Tech Impact Radar: Data and Analytics, de 20 de novembro de 2023. A Gartner também observa que “os líderes de dados e análises devem aproveitar o poder dos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) com a potência dos grafos de conhecimento para aplicações de IA tolerantes a falhas”, no relatório AI Design Patterns for Knowledge Graphs and Generative AI, de novembro de 2023.

Neo4j e Snowflake: novas possibilidades e benefícios

Para tomar decisões mais eficientes e proveitosas que economizam tempo e recursos dos clientes, as empresas podem aproveitar e escalar seus dados, com segurança e governança, de forma nativa no Snowflake e aumentá-los com os recursos de análise e raciocínio de grafos da Neo4j.

1. Algoritmos instantâneos. Os usuários podem usar o SQL para criar grafos de conhecimento e executar mais de 65 algoritmos de grafos da Neo4j prontos para uso, incluindo ferramentas de aprendizado de máquina (Machine Learning) fáceis de usar. A biblioteca da Neo4j está disponível como um serviço nativo no Snowflake. Os algoritmos de grafos estão disponíveis como funções SQL, permitindo que os usuários aprimorem facilmente os pipelines de ML com pontuações de influenciadores, identificadores de comunidade, classificação de página, outliers e outros recursos de grafos para maior precisão de ML.

2. Zero ETL (Extrair, Transformar, Carregar): Os clientes podem acessar e executar a extensa biblioteca de algoritmos de grafos da Neo4j inteiramente em seu ambiente Snowflake, sem a necessidade de passar por aquisições e aprovações de segurança para mover seus dados para outro provedor de SaaS. A capacidade de usar seus dados no estado em que se encontram, sem precisar passar pelo doloroso exercício de extração, transformação e carregamento em outro banco de dados e provedor. O ETL zero simplifica os fluxos de trabalho de segurança e de dados e elimina a sobrecarga da preparação de dados.

3. Linguagens e ferramentas conhecidas. Os clientes se beneficiam dos recursos nativos dos grafos como parte de um conjunto de ferramentas e de um ambiente que já conhecem. Cientistas e desenvolvedores de dados podem usar o Snowflake SQL em seus fluxos de trabalho para agilizar o desenvolvimento, acelerar o tempo de obtenção de insights e obter facilmente maior valor de seus dados. A Neo4j funciona com o mais recente Snowpark Container Services (SPCS) que a Snowflake anunciou hoje.

4. GenAI ativada. Usuários podem criar grafos de conhecimento e gerar vetores que aproveitam os dados estruturados, não estruturados e de relacionamento. Esses recursos fazem parte de uma pilha completa de GenAI dentro do Snowflake, que inclui pesquisa vetorial e modelos LLM do Snowflake Arctic. O resultado organiza e representa os dados de maneiras que facilitam a compreensão e a recuperação de insights nas aplicações de GenAI e tornam esses insights mais precisos, transparentes e explicáveis.

5. Totalmente flexível e sem servidor. Os clientes pagam apenas pelo que precisam. Os usuários criam ambientes momentâneos de ciência de dados em grafos tranquilamente a partir do Snowflake SQL, permitindo que paguem apenas pelos recursos utilizados durante o tempo de execução dos algoritmos com os créditos do Snowflake. Esses ambientes temporários são projetados para combinar as tarefas do usuário com as necessidades específicas para uma alocação de recursos mais eficiente e um custo menor. Os resultados da análise de grafos também se integram perfeitamente ao Snowflake, facilitando a interação com outras tabelas de data warehouse.

Os novos recursos já estão disponíveis para visualização com acesso prévio e estarão totalmente disponíveis ainda este ano no Snowpark Marketplace.


Samsung. Patrocinado

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.