A Neo4j, a principal plataforma de inteligência de grafos do mundo, anunciou a disponibilidade geral do Neo4j Fleet Manager, o primeiro plano de controle unificado para gerenciar e monitorar bancos de dados de grafos em qualquer ambiente: nuvem, híbrido e on-premises.
O lançamento acontece em um momento de aceleração da adoção de grafos com IA generativa e aplicações agentic, no qual os grafos de conhecimento se provaram essenciais para resultados precisos e transparentes em produção. As empresas agora operam instâncias da Neo4j em múltiplas nuvens e infraestruturas privadas, frequentemente implantadas por equipes diferentes. Esse crescimento pode criar visibilidade fragmentada, operações manuais e pontos cegos de governança.
O Neo4j Fleet Manager oferece aos líderes de TI uma visão operacional única de todo o seu ecossistema Neo4j: serviços de nuvem AuraDB, Enterprise Edition autogerenciado e implantações locais como Desktop e Community Edition. Ele também oferece suporte ao Neo4j Infinigraph, uma arquitetura distribuída e fragmentada lançada no mês passado que escala cargas de trabalho de grafos em múltiplas máquinas e ambientes na escala de 100TB+.
Muitas empresas usam a versão gratuita Community Edition (CE) da Neo4j para inovação e experimentação. De acordo com o DB-Engines, a Neo4j é o banco de dados de grafos mais amplamente utilizado no mundo. A flexibilidade e confiabilidade do CE impulsionaram a adoção, mas em grandes organizações, isso também pode levar à proliferação e governança inconsistente. O Fleet Manager agora oferece aos CIOs e CISOs uma visão única para monitorar e gerenciar o CE juntamente com as implantações gerenciadas e empresariais, fornecendo a base operacional para escalar com confiança, mantendo os padrões de conformidade e segurança.
“Atualmente, estamos testando o Neo4j Fleet Manager em dois clusters e já estamos percebendo o valor imediato de ter uma visão única e centralizada dos nossos clusters (autogerenciados e Aura)”, disse Sachet Patil, CTO do WhatifMedia Group. “Essa visibilidade das métricas de desempenho nos permite dimensionar corretamente nossa infraestrutura e gerenciar custos com eficiência. Estou animado para usar essa ferramenta para otimizar nosso monitoramento e operações à medida que crescemos.”
Adoção de grafos está escalando mais rápido do que a gestão pode acompanhar
Bancos de dados de grafos são críticos para IA, análise e aplicações agentic porque fornecem o contexto de dados do qual os modelos de aprendizado de máquina e raciocínio dependem para tornar as implantações de IA precisas, transparentes e explicáveis.
“O grafo é essencial. É o esqueleto para a carne do LLM“, disse Charles Betz, VP Principal Analyst, Forrester.
No entanto, à medida que o uso aumenta, CIOs e CDOs podem ter dificuldade em rastrear onde as instâncias de grafos residem, quem as gerencia e se elas atendem aos padrões de segurança e conformidade. O desafio é ampliado à medida que as empresas migram de estratégias cloud-first para estratégias de infraestrutura flexível. No Gartner® Magic Quadrant™ para Infraestrutura Híbrida Distribuída, de setembro de 2025, é citada como um “recurso obrigatório” a “Capacidade de implantar os serviços de infraestrutura em múltiplos locais que devem incluir centros de dados de clientes on-premises ou locais de colocation, e pelo menos uma plataforma de nuvem pública hyperscale“.
Principais Capacidades
Disponível através do Aura Console do Neo4j, o Fleet Manager oferece:
- Administração Centralizada e Aplicação de Políticas: Gerencie todos os bancos de dados Neo4j em AWS, Azure, GCP e infraestrutura on-prem a partir de um único plano de controle. Etiquete as implantações por equipe ou projeto e mantenha a visibilidade do uso de licenças e extensões.
- Observabilidade Unificada: Visibilidade de ponta a ponta da saúde do banco de dados, desempenho e utilização de recursos. A telemetria em tempo real simplifica a solução de problemas e reduz o tempo de resolução.
- Automação e Consistência Operacional: Atualizações de versão simplificadas com fluxos de trabalho guiados para eliminar configurações e erros manuais, e padroniza as operações para minimizar o risco e o tempo de inatividade dos dados empresariais.
Uma fundação para cargas de trabalho híbridas e GenAI
À medida que as empresas aceleram as iniciativas de GenAI, agentic e unificação de dados, o Fleet Manager fornece governança empresarial para ambientes de grafos distribuídos, desde implantações experimentais do Community Edition até clusters globais do Infinigraph. Ele permite que os desenvolvedores mantenham a flexibilidade, ao mesmo tempo que oferece aos líderes de TI e segurança uma supervisão e visibilidade de conformidade consistentes.
“Os dados estão cada vez mais distribuídos, mas ainda precisam ser governados como um sistema de registro único”, disse Sudhir Hasbe, Presidente e CPO da Neo4j. “O Fleet Manager oferece às empresas a visibilidade e o controle necessários para gerenciar dados de grafos onde quer que estejam, um pré-requisito para construir bases confiáveis e governadas para a GenAI”.
O Neo4j Fleet Manager está disponível para todos os clientes Neo4j, incluindo usuários da Community Edition, sem custo. A plataforma já é confiada por 84 das empresas Fortune 100.




