A Neo4j, líder mundial e criadora da categoria de banco de dados grafos, estará presente pela primeira vez na Conferência Gartner Data & Analytics do Brasil, nos dias 26 e 27 de março. A empresa irá apresentar o poder da análise de dados na transformação organizacional e como o uso dos grafos de conhecimento são capazes de manter as inteligências artificiais generativas mais verdadeiras, precisas e transparentes. O evento é realizado pelo Gartner, “uma empresa que fornece insights práticos e objetivos para executivos e suas equipes”.
Os especialistas da Neo4j estarão no estande 119, onde haverá apresentações exclusivas da plataforma. Já os porta-vozes Jim Webber, PhD em Computação Paralela pela Universidade Newcastle e cientista-chefe da Neo4j e André Serpa, VP da América Latina para Neo4j, irão ministrar palestras nas áreas Theater Session e Solutions Provider, respectivamente. Sob o tema “Como os grafos de conhecimento mantêm as IAs honestas e livres de mentiras”, Webber irá explicar como é possível aumentar a precisão do uso de tecnologia da IA por meio dos grafos, capazes de complementar e criar sistemas mais convincentes para a GenAI.
Já Serpa irá liderar o painel “Seus Inimigos Também Usam GenAI: Fique à Frente da Fraude e Lavagem de Dinheiro”, onde irá mostrar como a Neo4j é capaz de auxiliar organizações que buscam o aprimoramento de detecção de fraudes, por meio da análise de relacionamentos complexos entre transações, contas e entidades suspeitas.
“Para que os sistemas de IA beneficiem a humanidade, inspirem confiança e atendam aos principais padrões regulatórios, é fundamental considerar a infraestrutura tecnológica mais ampla e, principalmente, os sistemas de dados”, explica André Serpa. “Os grafos de conhecimento se destacam como um elemento vital de aprimoramento das IA’s, proporcionando um contexto que as torne mais explicáveis e minimize as alucinações e o viés. O combustível para a IA são os dados de qualidade”, finaliza.
A Neo4j foi recentemente nomeada Visionária no Quadrante Mágico do Gartner de 2023 para Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Nuvem (DBMS) entre 18 outros fornecedores globais reconhecidos de DBMS. O Quadrante Mágico auxilia líderes em análises de dados a fazer as escolhas certas de DBMS em nuvem nesse mercado altamente dinâmico. O Gartner avaliou os fornecedores com base na Capacidade de Execução e na Abrangência da Visão1.
“Até 2025, as tecnologias de grafos serão usadas em 80% das inovações em dados e análises – contra 10% em 2021 – facilitando a tomada rápida de decisões em toda a empresa”, prevê o Gartner em seu relatórioEmerging Tech Impact Radar: Data and Analytics publicado em 20 de novembro de 2023. O Gartner também observa que “A capacidade de descobrir e documentar casos de uso de dados, além de criar grafos de conhecimento a partir desses casos, está se tornando um recurso vital. É o primeiro passo para resolver problemas de gerenciamento de dados fragmentados, permitindo uma estrutura aumentada por GenAI”, conforme apontado no relatório Innovation Insight: How Generative AI is Transforming Data Management Solutions, de 23 de janeiro de 2024.
Globalmente, a Neo4j participa como expositora da Conferência de Dados e Análise do Gartner desde 2019 e já esteve presente neste mês nas edições de Orlando (EUA), entre 13 a 15 de março, e em Copenhague (DIN), e em breve estará presente no evento ExCel, em Londres (Reino Unido), entre 13 a 15 de maio.
No ano passado, a empresa passou a disponibilizara pesquisa vetorial nativa em seus principais recursos de banco de dados e anunciou integrações estratégicas com o Google Cloud Vertex AI e oAWS Bedrock para aumentar o desempenho do GenAI e evitar alucinações.
1Gartner, Quadrante Mágico para Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados em Nuvem (DBMS), Roxane Edjlali, Mark Beyer, Ehtisham Zaidi, Melody Chien, Nina Showell, 18 de dezembro de 2023.
Gartner, Innovation Insight: Como a IA generativa está transformando as soluções de gerenciamento de dados, Roxane Edjlali, Mark Beyer, Ehtisham Zaidi, Melody Chien, Nina Showell, 23 de janeiro de 2024.