Como o mês da conscientização de cibersegurança torna-se um foco de discussão em outubro, novas pesquisas conduzidas pela Genetec, fornecedora de tecnologia de segurança unificada pública e privada, operações e soluções de inteligência de negócios, mostra que a cibersegurança continua sendo uma das principais preocupações dos profissionais de segurança física em 2023.
Com base em insights de mais de 3.700 líderes de segurança física de todo o mundo, o relatório revelou que quase metade (49%) das empresas pesquisadas ativaram uma estratégia de cibersegurança aprimorada este ano e mais de um terço de todos os entrevistados (36%) estão procurando investir em ferramentas relacionadas a segurança da informação para melhorar seu ambiente de segurança física nos próximos 12 meses.
Quando questionados sobre os desafios enfrentados ao gerenciar a segurança de colaboradores e visitantes, mais da metade das companhias selecionaram a cibersegurança como seu principal desafio. Isso foi particularmente evidente em empresas com mais de 100.000 colaboradores, com 62,3% delas indicando que a segurança da informação é prioridade, em comparação com 52,1% na pesquisa anterior.
Dos muitos recursos relacionados a cibersegurança e proteção de dados implementados pelas equipes de segurança física no ano passado, a blindagem cibernética de hardware de segurança física e gerenciamento de controle de acesso foram os mais populares, com 40% dos entrevistados adotando novas medidas direcionadas a esses recursos.
“Dá uma tranquilidade ver os profissionais de segurança física priorizando a postura de segurança da informação de sua empresa. À medida que o cenário de ameaças continua a evoluir, liderar com uma estratégia de defesa séria e detalhada continua sendo o melhor plano de atuação que uma companhia pode ter. As empresas precisarão implementar as melhores práticas de cibersegurança e escolher parceiros de tecnologia que ofereçam níveis mais altos de automação para se manterem atualizados sobre possíveis ameaças. Também precisarão examinar todo a logística e exigir verificação contínua, em vez de apenas fortalecer redes e sistemas”, disse Mathieu Chevalier, Arquiteto-Chefe de Segurança da Genetec.
Para ajudar seus clientes a serem ciberneticamente mais resilientes, a Genetec desenvolveu recursos incorporados em sua plataforma de segurança, o Genetec Security Center:
- Security Center Firmware Vault mantém as câmeras seguras e atualizadas alertando os clientes quando as atualizações estão disponíveis, validando automaticamente a compatibilidade do firmware e possibilitando que os clientes o enviem diretamente para a câmera a partir da plataforma. Isso ajuda a reduzir a probabilidade de ser vítima de vulnerabilidades conhecidas.
- Dispositivos Streamvault são ciberneticamente blindados, prontos para uso. Mais de 200 configurações de segurança são pré-configuradas, para garantir que todas as partes da infraestrutura de um cliente estejam protegidas.
- O recurso Gerenciamento de Certificados do Security Center 5.11 simplifica a tarefa de gerenciar o ciclo de vida dos certificados, permitindo que os usuários mantenham seus dispositivos conectados e funcionando sem problemas.
- O Serviço de Atualização Genetec (GUS) alerta os usuários sobre novas atualizações de produtos, viabilizando que eles baixem ou instalem automaticamente de acordo com seu próprio cronograma, reduzindo o esforço necessário para gerenciar atualizações e estar protegido contra-ataques.
- Por último, o Widget Escore de Segurança é uma ferramenta de proteção dinâmica que verifica a segurança do sistema em tempo real. Ele estabelece diretrizes e, em seguida, monitora se os diferentes elementos do sistema estão em compliance.
Metodologia de Pesquisa
A Genetec Inc. entrevistou profissionais de segurança física de 25 de agosto a 21 de setembro de 2022. Após uma revisão dos formulários, 3.711 entrevistados foram incluídos na amostra para análise. Um relatório completo do Estado da Segurança Física será publicado em dezembro de 2022.