Nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, a partir das 15h (Horário de Brasília), ocorre o lançamento da Campanha de Financiamento Coletivo de Bágdex: O Jogo, desenvolvido pela Caramelo Games, publicado pela Dumativa e Castro Brothers com distribuição pela plataforma Nuuvem.
O anúncio oficial será realizado em uma live com Wagner “Bág”, criador do projeto Bágdéx, com o Estagiário da Nuuvem, também às 15h, no Youtube e no TikTok da Dumativa e na Twitch da Nuuvem. O site da campanha pode ser acessado em www.nuuvem.com/bagdex.
Esse é o segundo projeto de financiamento coletivo de jogos da Nuuvem, depois do sucesso da campanha de “A Lenda do Herói 2” que arrecadou R$ 725.549,42 em 2022. A Nuuvem busca dar cada vez mais destaque a Indústria e aos jogos brasileiros, apoiando tanto financiamentos coletivos, como criando campanhas de pré-venda exclusivas de games como “Enigma do Medo”, “Gaucho and The Grassland”, “Elderand” e muitos outros.
Campanha terá recompensas exclusivas para apoiadores nos dois primeiros meses
A campanha de Bágdex: O Jogo vai durar até o final do desenvolvimento do jogo, mas algumas recompensas são limitadas aos dois primeiros meses da campanha. Seguindo a tradição deste modelo de financiamento, serão ofertados aos apoiadores além da cópia do jogo, uma série de recompensas exclusivas, como camisetas, moletons, pôsteres, ter seu próprio treinador e até criar um exclusivo Bágmon mítico.
O Jogo dos Monstrinhos Brazukas
O que acontece quando transformamos a fauna, a flora e a cultura do Brasil em criaturas fantásticas? Bágdex é um jogo inspirado em franquias de captura e batalha de monstros, mas com um tempero brasileiro, incluindo:
- +150 espécies de monstrinhos
- 5 regiões com características e culturas únicas
- Combates de turno
- Exploração e coleção de Bágmons
- Narrativa sobre biodiversidade e a importância de nossas florestas
- Personagens carismáticos
Aventure-se na terra de Brasilis, um lugar familiar, porém completamente novo. Brasilis é uma terra tropical com uma incrível diversidade: desde as belas praias do litoral, passando pelas florestas tropicais da Amazônia e até as montanhas da região serrana. Nela é possível aprender sobre a cultura, a história e a natureza do País, o que torna a jornada ainda mais lendária.
Lutas, Estádios e… Coxinhas?
Use os poderes dos seus Bágmons para enfrentar perigos pelo caminho, batalhar com grandes treinadores e até mesmo trilhar o caminho do campeão, derrotando os poderosos (e conhecidos) Líderes de Estádio, como Cid (Não Salvo); os irmãos Marcos e Matheus Castro (Castro Brothers), Rafael Cellbit (Ordem Paranormal), Luba e muitos outros convidados secretos para serem destravados!
Além disso Brasilis é um dos únicos lugares do mundo onde você poderá acompanhar batalhas incríveis, como a de uma Coxita (uma singela monstrinha de coxinha) contra um Capagaz (uma criatura de capa de crochê de botijão de gás), assim como outros monstrinhos tipicamente nossos como Capi, Bolachoito, Benja, Zégoti e muito mais!
E prepare-se para a treta! Toda história tem os seus antagonistas, dessa vez quem vai tentar impedir você de cumprir seus objetivos é a barulhenta e dançante Equipe K-Reta.
Amor e Cuidado À Cultura Brasileira
Crie seu próprio centro de treinamento para cuidar e estabelecer relações de amizade com seus Bágmons. Aqui, nada de capturas: seus Bágmons são completamente livres e seu papel é coletar dados de pesquisa para garantir o bem-estar deles.
Este projeto é uma carta de amor à cultura e folclore do Brasil e a todas as regiões que fazem parte dele. Queremos fazer esse jogo com vocês e para vocês. E com uma equipe 100% Brasileira da criação à distribuição, nós vamos fazer um jogo que todos vocês vão se orgulhar.
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O PROJETO
Entrevista com Wagner “Bág” Janelli Tamborin, Criador da Bágdex Co-fundador da Caramelo Games
1) Quando e como começou o projeto que levou ao jogo?
Bág: A Bágdex surgiu muito por acaso. Eu sempre gostei de desenhar monstrinhos inspirados no estilo de desenhos como Pokémon e Digimon, e nesse período, no qual estava trabalhando como freelancer, estava produzindo conteúdos massivamente para minhas redes sociais. Foi quando estourou o meme do Bem-te-vi em 2021 que eu tive a ideia de desenhá-lo como se fosse uma espécie de mostrinho de bolso e gravar o processo. Postei no TikTok e em pouco tempo viralizou, pegando mais de 1 milhão de visualizações. A galera começou a querer ver mais, dar sugestões nos comentários e conforme eu fui fazendo tudo isso o conceito do projeto foi surgindo e se modificando, até virar algo único. Foi uma bola de neve, depois de 8 meses eu tinha mais de 150 Bágmons desenhados.
2) De onde veio a inspiração para começar a desenhar os monstrinhos brasileiros?
Bág: Tudo começou como uma brincadeira no TikTok, mas conforme eu ia desenhando os Bágmons eu percebi que ali havia uma oportunidade de ouro de juntar arte com cultura. A Bágdex se tornou um projeto que exalta tudo o que temos de único aqui no Brasil: nossa fauna e flora riquíssimas, nossas diversidades culturais, nossas lendas folclóricas e até mesmo nossos memes urbanos. É um projeto com uma mensagem sobre amar nossas raízes e proteger o que temos de bom por aqui. Qualquer um pode se identificar com o projeto, pois a maioria das inspirações são coisas do dia a dia, como por exemplo um chinelo remendado com prego, sorvete guardado no pote de feijão, nosso querido cachorro caramelo e por aí vai.
3) Como está sendo a recepção do projeto da Bágdex? As pessoas mandaram ideias e se engajaram?
Bág: Eu nunca tive que lidar com algo tão engajador antes. As pessoas se apaixonaram pela Bágdex, são dezenas de sugestões diariamente e uma euforia para um pedacinho de novidade sequer sobre o projeto. Eu nunca imaginei que algo que eu criei fosse visto por tantas pessoas. Foram dezenas de reações no Youtube e TikTok (incluindo pessoas absurdamente grandes como o Felipe Neto, Luba, Cellbit, Leon e Nilce etc), fanarts (digitais e físicas), professores usando como material didático em sala de aula e muito mais.
4) O que faz de “Bágdex – O Jogo” um game único?
Bág: O fato da Bágdex ser um projeto que foi construído aos poucos e junto com a comunidade dá um diferencial absurdo para ele. Aqui, a comunidade que se construiu em torno dessa ideia estará presente de várias formas. E, claro, um jogo desse estilo com uma temática 100% brasileira é algo que muitos (inclusive eu) sonhavámos há muito tempo.
5) Quais instituições estão envolvidas no projeto do jogo?
Bág: Atualmente, nós, da Caramelo Games, temos conosco a Nuuvem, para o financiamento coletivo, pré-venda e distribuição do jogo; a Dumativa, que está nos auxiliando com mentorias e criação de materiais e futuramente publicará o jogo; o estúdio Miura Jam, que criou a música tema incrível da Bágdex; e ainda todos os creators que estamos conversando e fechando parcerias incríveis.
6) Como foi levar esse projeto como jogo para a Dumativa e para a Nuuvem?
Bág: Fazer um jogo com esse projeto foi uma demanda que surgiu naturalmente. É unânime: todo conteúdo da Bágdex têm dezenas de pessoas pedindo e perguntando por isso. Nós conhecíamos o trabalho da Dumativa há muito tempo, desde o primeiro “A Lenda do Herói”. Ao amadurecer essa ideia, tivemos a oportunidade de conversar com a Nuuvem e, em seguida com a Dumativa, o que nos colocou em uma situação incrível de parceria para fazer esse projeto acontecer.
7) Qual é a previsão para o lançamento do game, se o financiamento for bem sucedido?
Bág: Ainda é um pouco difícil ainda estabelecermos datas para lançamento, tendo em vista de que o escopo do projeto pode aumentar dependendo do quão longe formos no financiamento coletivo, que vai começar agora. Mas com certeza teremos pelo menos uns dois anos de muito trabalho pela frente.
8) Quem é o Bág? Me fale um pouco da tua história com games, ilustração, design e desenvolvimento.
Bág: Meu nome é Wagner, tenho 28 anos, nascido no interior do Paraná. Desde pequeno meu hobby preferido era desenhar (capas de filmes, desenhos animados, Pokémon, Dragon Ball…). Sempre me destaquei na escola por causa disso, adorava as aulas de artes e trabalhos artísticos. Saindo do ensino médio, eu entrei na federal da minha cidade para cursar Engenharia de Computação. Em paralelo a isso, eu continuava com meu hobby no desenho, enquanto fazia uns favores aqui e ali envolvendo arte digital e design pra galera.
Depois de um tempo, vi que podia ganhar uma grana extra com o que eu estava fazendo, então passei a oferecer meus serviços como designer e ilustrador como freelancer. Em 2013 eu conheci um laboratório de jogos na faculdade, onde eu entrei para ser ilustrador dos jogos que desenvolviam lá. Nesse momento eu uni minha paixão pelo desenho com a tecnologia que eu estava estudando.
Depois de um tempo fundei uma empresa de jogos com meus amigos, que durou até 2019. Nesse meio tempo, trabalhamos até com o Mauricio de Sousa fazendo jogos mobile. Após o fim dessa empresa, tive que trancar a faculdade por causa de problemas familiares. Tive que largar tudo e viver somente dos meus trabalhos como freelancer de design e ilustração. Atendi mais de 300 clientes até o final de 2021.
No final de 2021 voltei pra área de jogos em uma software house, entrei como Diretor de Arte e estou lá até hoje. Deixei a vida freelance e atuo exclusivamente com desenvolvimento de jogos. E agora, em 2023, fundamos a Caramelo Games e temos como principal projeto “Bagdéx – O jogo”.
Serviço
A previsão oficial de lançamento do jogo Bágdex: O Jogo é 2025 e, inicialmente, estará disponível somente para PC.