A NVIDIA anuncia a ampla adoção das GPUs H100 Tensor Core de próxima geração e plataforma Quantum-2 InfiniBand, incluindo novas ofertas na nuvem do Microsoft Azure e mais de 50 novos sistemas parceiros para acelerar a descoberta científica.
Os parceiros da NVIDIA revelam as novidades no SC22, onde a empresa anuncia o lançamento de grandes atualizações para suas bibliotecas de aceleração cuQuantum, CUDA e BlueField DOCA, e também suporte para plataforma de simulação Omniverse em sistemas NVIDIA A100 e H100.
H100, Quantum-2 e as atualizações da biblioteca fazem parte da plataforma HPC da NVIDIA – um conjunto de tecnologias completo com CPUs, GPUs, DPUs, sistemas, redes e uma ampla gama de software de IA e HPC – que fornece aos pesquisadores a capacidade de acelerar eficientemente trabalhos em sistemas poderosos, localmente ou na nuvem.
“A IA está reinventando o método científico. Aprendendo com os dados, a IA pode prever o funcionamento impossivelmente complexo da natureza, desde o comportamento das partículas de plasma em um reator de fusão nuclear até o impacto humano no clima regional décadas no futuro”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Ao fornecer uma plataforma de computação científica universal que acelera os métodos numéricos e de IA baseados em princípios, estamos dando aos cientistas um instrumento para fazer descobertas que beneficiarão a humanidade”.
“A NVIDIA trabalha com muitos parceiros no mundo todo com uma variedade de soluções e tecnologias para oferecer desempenho de alto nível e aceleração para diversos tipos de cargas de trabalho. E continuamos a atualizar nossas tecnologias com cada vez mais desempenho”, afirma Mario Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Azure é o primeiro a oferecer NVIDIA Quantum-2 para cargas de trabalho HPC
A adoção pelo Microsoft Azure da plataforma de rede NVIDIA Quantum-2 InfiniBand segue as notícias da disponibilidade geral do NVIDIA Quantum-2, anunciadas na GTC em março.
“O futuro das tecnologias empresariais transformadoras, como IA e HPC, está nas plataformas de nuvem de próxima geração, como o Microsoft Azure, onde os inovadores têm a oportunidade de oferecer uma nova era de avanços tecnológicos”, conta Nidhi Chappell, gerente geral de Infraestrutura de IA do Azure na Microsoft. “A plataforma de rede NVIDIA Quantum-2 InfiniBand equipa o Azure com os recursos de taxa de transferência de um centro de supercomputação de classe mundial, disponível em escala de nuvem e sob demanda, e permite que pesquisadores e cientistas que usam o Azure realizem o trabalho de sua vida.”
Dezenas de novos servidores turbinados com H100, IA NVIDIA
ASUS, Atos, Dell Technologies, INGRASYS, GIGABYTE, Hewlett Packard Enterprise, Lenovo, Penguin Solutions, QCT e Supermicro estão entre os muitos parceiros da NVIDIA que anunciam servidores com H100 em uma ampla variedade de configurações.
Está incluído em todas as GPUs H100 PCIe uma licença de cinco anos para o NVIDIA AI Enterprise, um pacote de software nativo da nuvem que simplifica o desenvolvimento e a implantação de IA. Isso garante que as organizações tenham acesso às estruturas e ferramentas de IA de que precisam para criar soluções de IA aceleradas por H100, de imagens médicas a modelos climáticos, sistemas de alerta de segurança e muito mais.
Entre a onda de novos sistemas está o Dell PowerEdge XE9680, que aborda as cargas de trabalho de IA e alto desempenho mais exigentes. Este é o primeiro sistema de oito vias da Dell baseado na plataforma NVIDIA HGX, que é construído especificamente para a convergência de simulação, análise de dados e IA.
“A IA está impulsionando a inovação de forma diferente de qualquer tecnologia anterior”, explica Rajesh Pohani, vice-presidente de portfólio e gerenciamento de produtos para PowerEdge, HPC e Core Compute da Dell Technologies. “Os servidores Dell PowerEdge com GPUs NVIDIA Hopper oferecem suporte aos clientes para ultrapassar os limites e possibilitar novas descobertas em todos os setores e instituições.”
Principais atualizações nas bibliotecas de aceleração
Para ajudar a impulsionar a descoberta científica, a NVIDIA lançou grandes atualizações para as bibliotecas de aceleração CUDA, cuQuantum e DOCA:
- As bibliotecas NVIDIA CUDA agora incluem um Eigensolver multi-nó e multi-GPU, permitindo escala e desempenho sem precedentes para os principais aplicativos de HPC, como o VASP, um pacote para cálculos mecânicos quânticos de primeiros princípios.
- O kit de desenvolvimento de software NVIDIA cuQuantum para acelerar fluxos de trabalho de computação quântica agora suporta métodos aproximados de rede tensorial. Isso permite que os pesquisadores simulem dezenas de milhares de qubits, além de habilitar automaticamente o suporte a vários nós e várias GPUs para simulação quântica com desempenho incomparável usando o cuQuantum Appliance.
- O NVIDIA DOCA, o SDK de nuvem aberta e a estrutura de aceleração para DPUs NVIDIA BlueField, inclui programação, segurança e funcionalidade avançadas para suportar novos casos de uso de armazenamento.
Essas bibliotecas permitem que os pesquisadores escalem em vários servidores e os equipem com enormes aumentos de desempenho para impulsionar a descoberta científica. As bibliotecas de aceleração NVIDIA HPC estão disponíveis nas principais plataformas de nuvem AWS, Microsoft Azure e Oracle Cloud Infrastructure.
Ecossistema Omniverse se expande para a computação científica
Também na SC22, a NVIDIA anuncia que a comunidade de computação científica pode usar o NVIDIA Omniverse em sistemas NVIDIA A100 e futuros sistemas NVIDIA H100 para uma variedade de cargas de trabalho.
Para saber mais sobre a plataforma de computação de alto desempenho da NVIDIA, assista ao especial SC22.