A NVIDIA anuncia os servidores NVIDIA OVX com a nova GPU NVIDIA L40S, um poderoso processador de data center universal projetado para acelerar as aplicações complexas e com uso mais intensivo de computação, incluindo treinamento e inferência de IA, design e visualização 3D, processamento de vídeo e digitalização industrial com a plataforma NVIDIA Omniverse.
A nova GPU alimenta cargas de trabalho de computação acelerada para IA generativa, que está transformando fluxos de trabalho e serviços em todos os setores, incluindo geração de texto, imagem e vídeo, chatbots, desenvolvimento de jogos, design de produtos e assistência médica.
“À medida que a IA generativa transforma todos os setores, as empresas buscam cada vez mais recursos de computação em larga escala no data center”, diz Bob Pette, vice-presidente de visualização profissional da NVIDIA. “Os sistemas OVX com GPUs NVIDIA L40S aceleram as cargas de trabalho de IA, gráficos e processamento de vídeo e atendem aos exigentes requisitos de desempenho de um conjunto cada vez maior de aplicações complexas e diversificadas.”
Os sistemas NVIDIA OVX permitirão até oito GPUs NVIDIA L40S por servidor, cada uma equipada com 48 GB de memória. Baseado na arquitetura de GPU NVIDIA Ada Lovelace, o L40S inclui Tensor Cores de quarta geração e um Transformer Engine FP8, oferecendo mais de 1,45 petaflop de poder de processamento tensor. Para cargas de trabalho de IA complexas com bilhões de parâmetros e várias modalidades de dados, como texto e vídeo, o L40S permite até 1,2x mais desempenho de inferência de IA generativa e desempenho de treinamento de até 1,7x em comparação com a GPU NVIDIA A100 Tensor Core.
Para alimentar fluxos de trabalho de visualização profissional de alta fidelidade, como renderização em tempo real, design de produto e criação de conteúdo 3D, a GPU NVIDIA L40S inclui 142 núcleos RT de terceira geração que fornecem 212 teraflops de desempenho de ray tracing. Isso permite que profissionais criativos produzam experiências visuais imersivas e conteúdo foto realista.
Para fluxos de trabalho computacionalmente exigentes, como simulações científicas e de engenharia, a NVIDIA L40S inclui 18.176 CUDA cores, oferecendo quase 5x o desempenho de ponto flutuante de precisão única (FP32) da GPU NVIDIA A100 para acelerar cálculos complexos e análises intensivas de dados.
Entre os primeiros provedores de serviços em nuvem a oferecerem instâncias L40S está o CoreWeave, especializado em cargas de trabalho aceleradas por GPU em larga escala.
“Com a explosão da IA generativa, nossos clientes em todos os setores estão buscando ofertas de computação poderosas e dimensionadas para corresponder à complexidade de qualquer carga de trabalho, desde vídeo interativo até design e automação de IA”, conta Brian Venturo, diretor de tecnologia da CoreWeave. “As GPUs NVIDIA L40S expandirão ainda mais nosso amplo portfólio de soluções NVIDIA, tornando o CoreWeave o primeiro provedor de nuvem especializado a oferecer esses novos recursos para computação acelerada rápida, eficiente e econômica para alimentar a próxima onda de aplicações de IA generativas.”
As empresas que implementam GPUs L40S podem se beneficiar do software NVIDIA AI Enterprise, que anuncia uma grande atualização. O software fornece suporte empresarial pronto para produção e segurança para mais de 100 estruturas, modelos pré-treinados, kits de ferramentas e software, incluindo NVIDIA Modulus para simulações, NVIDIA RAPIDS para ciência de dados e Servidor de Inferência NVIDIA Triton para IA de produção.
“A ascensão desta nova GPU catalisa uma transformação profunda nos processos e serviços de múltiplos setores, desde a área da saúde, como até mesmo no mercado audiovisual”, complementa Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
A NVIDIA também anuncia grandes atualizações para a plataforma Omniverse, apresentando recursos e aprimoramentos de plataforma que permitem aos desenvolvedores acelerarem e avançarem pipelines OpenUSD e aplicações de digitalização industrial com o poder da IA generativa. A próxima geração de sistemas NVIDIA OVX que alimentam o Omniverse Cloud contará com GPUs L40S para oferecer o desempenho gráfico e de IA necessário para turbinar os pipelines de IA generativa e as cargas de trabalho da Omniverse.
A NVIDIA L40S estará disponível a partir do quarto trimestre. Construtores de sistemas globais, incluindo ASUS, Dell Technologies, GIGABYTE, HPE, Lenovo, QCT e Supermicro, em breve oferecerão sistemas OVX com as GPUs NVIDIA L40S. Esses servidores ajudarão profissionais em todo o mundo a aprimorarem a IA e trazerem aplicações de IA generativas, como chatbots inteligentes, ferramentas de pesquisa e resumo para usuários em todos os setores.
O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…
Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…
À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…
A Paris Filmes, em parceria com a CCXP24, o maior festival de cultura pop do…
A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…
*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital Na última década, a computação em nuvem assumiu…