O mercado de smartphones e notebooks gamer no Brasil e no mundo | Entrevista com Daniel Kawano, Gerente de Produtos e Marketing da Asus no Brasil

Como mais uma ação de consolidação das marcas Asus e ROG como um nome forte no mercado gamer brasileiro, a empresa participou, em parceria com a Fast Shop, da Brasil Game Show, evento especial para entusiastas de tecnologia e games que buscam experiências imersivas e de máxima performance.

O público da feira, que aconteceu em outubro, teve a oportunidade de experimentar a linha de notebooks e smartphone gamers Asus e ROG, em áreas de experimentação dentro do estande da Fast Shop. Foram três mesas de demonstração onde os usuários puderam conferir os principais diferenciais da linha ROG Phone, o único smartphone gamer fabricado no Brasil.

“A Asus busca estar cada vez mais próxima da comunidade gamer, seja ela no mundo Mobile ou no PC, e a BGS é um evento muito importante para fortalecer os laços com a comunidade e proporcionar experiências marcantes por meio dos produtos”, comentou Daniel Kawano, gerente de produtos e marketing da Asus, com quem eu tive a oportunidade de bater um papo durante a feira, onde conversamos sobre a presença da empresa na BGS, estratégias para o mercado brasileiro e perspectivas para o futuro. Confira!

Entrevista com Daniel Kawano, Gerente de Produtos e Marketing da Asus no Brasil

Além do Click Tech: Depois de mais de três anos sem essa experiência de proximidade com o público, qual é a expectativa da Asus para este retorno presencial da Brasil Game Show e participação da empresa em parceria com a Fast Shop?

Daniel Kawano: A gente tem desenvolvido um trabalho bem mais intenso em relação à linha gaming, já que até até o que nós tínhamos eram  iniciativas bem pontuais no mercado de games, principalmente aí falando de notebooks, mas quando a gente fala de smartphones, a gente já tem até uma consistência maior, sendo que a gente traz desde o ROG Phone 1 aqui pro Brasil, de forma que a gente já vem trabalhando nesse mercado de smartphone, de jogos mobile há algum tempo. Então a gente se propôs a trazer um pouco dessa experiência que o hardcore gamer tem para um público mais amplo e a Fast Shop com certeza é o ponto inicial pra nós, já que há anos a gente vem trabalhando juntos. Então tem sido um trabalho a quatro mãos para trazer essa experimentação para público, onde a gente propõe muita coisa pra eles e eles propõem muita coisa pra gente. Trabalhando juntos, temos criado espaços dentro das lojas para que as pessoas fiquem confortáveis pra usar os nossos produtos, então tem sido uma parceria muito intuitiva.

Aqui pra Brasil Game Show nós trouxemos nossa linha de notebooks gamer, a linha TUF e a linha Zephyrus, que tem uma proposta de ser um notebook mais avançado, não só pra jogar, mas para produzir também. É um notebook gamer fino e leve, proporcionando maior mobilidade para o usuário. Já o TUF tem a cara de notebook gamer mesmo, é um equipamento mais robusto. Então a gente trouxe esses dois produtos pra cá para que o público possa ter contato, porque, como você falou, faz três anos que a gente não tem uma experiência física, e como é um lançamento recente, ainda não conseguimos colocar na lojas da Fast Shop, então aqui está sendo um primeiro momento realmente das pessoas conhecerem essa linha.

A gente tem trabalhado bastante também a linha ROG 5, smartphone gamer lançado no final do ano passado, com o objetivo de melhorar a experiência para mostrar para as pessoas que hoje o jogo mobile é uma realidade. Já temos cada vez mais títulos de jogos mobile exclusivos e as pessoas querem ter melhores equipamentos pra jogar, já está passando o tempo das pessoas jogarem em equipamentos mais simples, elas querem jogar em equipamentos mais robustos, com mais performance, que não esquente na mão, dentre outras coisas, e o ROG Phone tem tudo isso e a gente vê uma oportunidade aqui também para mostrar tudo isso. Aqui no estande da Fast Shop o pessoal tá tendo uma experiência com o Rainbow Six Mobile, que está em beta fechado, então está sendo uma expectativa bem bacana.

Além do Click Tech: Aproveitando que você falou do ROG Phone, a gente sabe que a Asus já tem uma marca consolidada no segmento gamer com placas, com a sua linha ROG em segmentos como notebooks, mas eu queria saber sobre o ROG Phone em si, como tem sido a recepção no Brasil? Porque a gente tem outras empresas que fabricam smartphones voltados para o segmento gamer, mas às vezes desistem de trazer para  Brasil, mas vocês tiveram a ousadia de trazer, logo de cara, desde o primeiro ROG Phone, e a gente sabe que o mercado de mobile gaming está crescendo muito, nós temos até campeonatos tão grandes quanto os campeonatos de PC e de consoles, acontecendo inclusive no Brasil, Então, gostaria que você falasse um pouco sobre isso, como está sendo a recepção do ROG Phone?

Daniel Kawano: Falando de e-sport mobile, realmente o Brasil vem apresentando um grande crescimento, com algumas modalidades, como Free Fire, por exemplo, já bem consolidada. Só que se compararmos com outros mercados, muito semelhantes com o brasileiro, que é o caso do indiano ou chinês, a gente ainda tá uns dois passos atrás, porque lá já existem outras modalidades mais consolidadas. É aí que você vê que um produto como o nosso se consolida, pois o Brasil está no caminho  de ter mais modalidades. Então você vê, por exemplo, Mobile Legends entrou recentemente com uma liga brasileira, PUBG Mobile também já tem e outros modalidades estão começando a vir, o Honor of Kings que vai chegar, que é talvez o maior MOBA que existe no mundo em número de usuários ativos.

Então esse é um momento em que a gente começa a enxergar que as pessoas passam a valorizar o ROG Phone. Lá fora, por exemplo, a gente tem competidores muito fortes nesse mercado, muitas marcas trabalhando nesse segmento gaming, mas aqui no Brasil nem tanto, ainda é um movimento que tá começando e a gente está surfando essa onda, nós estamos realmente olhando pra esse mercado. Hoje, por exemplo, em muitas modalidades, o ROG Phone já é o padrão do campeonato, como no Free Fire, era padrão até pouco tempo atrás no Wild Rift, então os próprios players percebem isso e começam a falar bastante do equipamento e isso tem sido bom, a gente tem visto um grande crescimento de vendas nos últimos tempos, então a gente vê o crescimento deste mercado de gaming phone e em breve certamente teremos um boom de verdade.

Além do Click Tech: Pra terminar, gostaria que você falasse sobre os notebooks gamers, porque ainda há um certo preconceito em relação à notebooks. Ainda hoje, quando se fala em PC Gamer, se fala sobre desktop, não em notebook, justamente por conta deste preconceito. Claro que ambos têm seus pontos positivos e negativos, mas eu gostaria de saber qual a estratégia da Asus para mostrar pra esse público que tem essa resistência que vale sim a pena investir num notebook gamer?

Daniel Kawano: Uma questão importante que se torna um grande diferencial nessa questão de performance é a questão de refrigeração. Quando você, por exemplo, consegue colocar a placa de vídeo no máximo num desktop você tem um espaço de ventilação razoável pra você fazer isso, enquanto no notebook, por ser mais fino, isso é mais difícil. Então, o que a Asus tem feito é justamente trabalhar em soluções térmicas mais avançadas a cada geração. Um exemplo, nós substituímos a pasta térmica pelo metal líquido, o que nos permitiu uma redução de 15 graus no sistema, mesmo que por enquanto ele seja passado só no processador. Além disso, nós criamos um sistema todo de refrigeração para que realmente o aquecimento não seja um problema, então, geralmente, quando você abre um notebook, ele tem dois condutores de calor, mas o nosso tem quatro, seis condutores de calor para que realmente seja feita a dissipação melhor do calor.

Outra coisa importante é o design do produto, com aberturas para que haja uma circulação de ar, que pode passar por cima do da carcaça e por todas as outras direções. Então isso faz com que você tenha uma temperatura muito confortável, de forma que seja possível levar a placa de vídeo e o processador a limites maiores, oferecendo assim uma performance como a dos desktops. Então nossa proposta é trabalhar cada vez mais essa questão, reduzindo a temperatura e oferecer performance de desktop.

Então hoje eu posso dizer que nenhuma das nossas máquinas, principalmente  Zephyrus e Strix, que são máquinas de alta performance, deixam absolutamente nada a desejar a um desktop, então começamos aos poucos nós já começamos a ver pessoas que olham para o notebook como uma opção realmente gamer. Hoje se você comprar um notebook gamer da geração atual, ele vai rodar jogos tranquilamente por uns três, quatro anos sem abrir o bico. Óbvio que tem gente que quer trocar a placa todo ano, são perfis, mas no geral o público brasileiro não tem esse perfil, ele quer uma máquina legal pra jogar por muito tempo e não pensar em ficar trocando, é nisso que estamos trabalhado, para trazer esse tipo de produto para este mercado.


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