A ODATA, provedora brasileira de serviços de Data Centers, apresenta sua plataforma de marketplace, uma oportunidade para empresas da área de TI e companhias que decidiram migrar suas estruturas para um data center se encontrarem em um único lugar. A ideia é mostrar que não é preciso, necessariamente, ter uma loja virtual para alcançar um público específico e conseguir unir vendedores e compradores.
Com a rapidez da transformação digital, é cada vez mais comum que os negócios sejam estruturados em plataformas que levam a oferta de produtos e serviços às pessoas e empresas interessadas em uma solução mais ágil e dinâmica. Neste caso, a ODATA oferece a estrutura de base para as companhias ampliarem a oferta de serviços aos clientes.
O marketplace no Brasil cresceu muito em 2020. Uma pesquisa, realizada pelo WebShoppers, indica que 78% do faturamento no e-commerce veio de marketplaces, um total de R$ 30 bilhões apenas no primeiro semestre do ano passado, quando se deu início ao isolamento social por conta da pandemia de Covid-19.
Empresas como 3Corp, BrasCloud, Zadara e outras companhias, já estão presentes no ecossistema. O CEO & Founder da InovTI, empresa brasileira especializada no fornecimento e gerenciamento de nuvem, Márcio Galbe, acredita que a tendência do mercado atual é buscar soluções mais flexíveis e menos dispendiosas. “A ideia do marketplace da ODATA é de não concorrermos em soluções. E, com isso, unirmos forças para levar um serviço completo para novos potenciais clientes, com cada parceiro em sua especialidade.”
Um bom exemplo para ilustrar como funciona a nova plataforma de marketplace da ODATA é pensar em um parceiro, que mantém seu equipamento dentro do data center, e que oferece serviços de cloud computing, por exemplo, automaticamente ele já possui presença dentro do Marketplace e sempre que outros clientes buscarem pelo serviço de cloud computing serão impactados por essa empresa. “À medida que nossos parceiros crescem, aumentam sua infraestrutura de TI, que está hospedada no data center da ODATA e consequentemente nós crescemos também”, comenta Ricardo Alário, CEO da ODATA.
É importante ressaltar que com esse modelo de negócios, todos saem ganhando. É válido para o parceiro, já que todas as empresas que fazem parte do ecossistema agregam valor e eliminam a concorrência. E é importante para o cliente que numa mesma ferramenta encontra soluções que viabilizem a mudança da sua infraestrutura para um Data Center e outras tecnologias necessárias para o seu negócio acontecer.
Este ecossistema, que une empresas especializadas do mercado de TI a uma rede de parceiros corporativos, é o espaço ideal para gerar novos negócios, alavancar vendas e conquistar mais resultados positivos. “Estar no marketplace certamente expande as oportunidades de negócio em serviços em que a BTO se consolidou, como gestão de firewall, segurança da informação e infraestrutura de servidor”, comenta Gilmar Eles. Jr. Diretor de Negócios da BTO.
Um case de sucesso envolve a ODATA e a Tecnocomp, companhia especializada em gestão de serviços de TI. A empresa conseguiu transmitir com facilidade, através do marketplace, o valor agregado nas soluções que apresenta. Isso permite expandir o portfólio de serviços, ampliando o seu campo de atuação. Na prática, a empresa recebe mais leads qualificados o que resulta em mais fechamentos. O ecossistema do marketplace consegue identificar qual o melhor parceiro para atender a demanda de cada cliente, tornando o processo mais ágil.
Para fazer parte do marketplace da ODATA não há custo de adesão, basta ter um espaço mínimo no Data Center e através da rede SDN Nativa ODATA os parceiros podem oferecer seus serviços na plataforma para outros clientes.