ODATA se compromete a estabelecer meta alinhada com as premissas do Science Based Targets Initiative (SBTi)

A ODATA, provedora brasileira de data centers, continua o avanço na sua estratégia de ESG (Environmental, Social, and Corporate). Em mais uma evolução, a empresa aderiu ao Science Based Targets Initiative (SBTi) e se comprometeu a estabelecer uma meta, com base na ciência e alinhada com o clima, conforme todos os requisitos técnicos do protocolo do SBTi. A meta deverá estar alinhada com os pontos mais recentes estabelecidos pela ciência climática para o cumprimento dos compromissos do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global bem abaixo de 2°C, acima dos níveis pré-industriais, e busca esforços para frear o aquecimento a 1,5°C.

O SBTi trabalha para que as companhias adotem metas baseadas em ciência para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e frear o aquecimento global. Tais ações estão em sinergia com o comprometimento da ODATA frente a questões relacionadas a ESG. “Nossa estratégia climática é integrada com nossa estratégia de negócio. Assim, dada a natureza do negócio, certamente teremos ações de incentivo à eficiência energética e consumo de energia renovável. Ainda estamos estruturando essas metas, mas, focaremos onde se concentra o maior volume de nossas emissões: no escopo 2, ou seja, nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) provenientes do consumo de energia elétrica”, explica Carolina Maestri, Diretora de ESG da ODATA.

Além disso, a provedora de data centers também desenvolve a implementação de uma série de projetos de energia renovável, como a aquisição de energia pelo I-REC (International REC Standard), um sistema global que possibilita o comércio de certificados de energia renovável. Além da circularidade de resíduos sólidos e do desenvolvimento de colaboradores e comunidades do entorno de suas operações. “É importante frisar que em 2021, trabalhamos no mapeamento das emissões de GEE na cadeia de valor, ou seja, que não ocorrem na ODATA e sim em outras empresas, mas, por uma demanda nossa, tal ação é conhecida como escopo 3”, disse Carolina.

Acordo Climático iMasons (ICA)

A ODATA recentemente aderiu ao Acordo Climático iMasons (ICA), grupo composto por 130 empresas de infraestrutura digital, que em conjunto assumem um compromisso com a sustentabilidade, por meio da redução de carbono em materiais, produtos e energia de infraestrutura digital. A iniciativa global busca reduzir a emissão de carbono para ajudar a acelerar a resposta do setor de tecnologia às mudanças climáticas. Criada em abril deste ano, o ICA é uma iniciativa que tem como objetivo reunir empresas responsáveis por desenvolver novas tecnologias para a transformação digital e criar um mundo mais bem conectado para a população mundial.

O Acordo Climático iMasons já está desenvolvendo ações para reduzir os impactos ambientais de data centers. O objetivo é criar um método para medir e relatar a emissão de carbono de tudo que é usado em centro de dados como energia, materiais e outros insumos. Adotar esse padrão seria similar a ter um parâmetro como o de Eficácia do Uso de Energia (PUE) e Eficácia do Uso da Água (WUE). Sendo essencial que a indústria adote um padrão aberto para declarar o uso de carbono nos materiais e produtos dos centros de dados. “Ser uma das primeiras empresas brasileiras de infraestrutura de data center a se juntar ao iMasons Climate Accord (ICA) foi motivo de orgulho para a ODATA. Estamos focados em firmar um compromisso público com base na ciência perante todos os nossos parceiros e clientes para obter uma construção de uma estratégia de ESG sólida e bem fundamentada”, conclui Carolina.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

1 dia ago

Parceria entre Player1 e KONAMI define Negrete como o primeiro influenciador brasileiro embaixador do jogo eFootball

Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…

2 dias ago

Já é Black Friday no site da LG

Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…

2 dias ago

Döhler entra no mundo gamer e cria ilha no Fortnite

Depois de celebrar o Dia da Toalha, símbolo da cultura nerd e geek, em parceria…

2 dias ago