ONU lança campanha Pause para conter o compartilhamento de desinformação online sobre a COVID-19

As Nações Unidas estão lançando uma ação online global onde pessoas de todo o mundo serão convocadas a refletir antes de compartilhar e se engajar no propósito de divulgar apenas informações seguras e confiáveis. Para participar do movimento, os usuários de redes sociais podem gravar um vídeo-selfie se comprometendo a pausar e pensar antes de compartilhar informações online, usando as hashtags #PROMETOPAUSAR e #PENSEANTESDECOMPARTILHAR. A iniciativa faz parte da campanha Pause, que propõe uma mudança de comportamento e um novo uso das redes sociais no combate ao crescente impacto da desinformação viral. 

Parte da iniciativa Verificado, lançada em maio pela ONU para combater informações falsas sobre a COVID-19, essa é uma campanha global de mudança de comportamento sobre desinformação que visa mobilizar especialistas e pesquisadores, governos, influenciadores, sociedade civil, empresas, reguladores e mídia sob uma única mensagem.

 

Baseada em pesquisas que indicam que uma breve pausa antes de compartilhar diminui significativamente a tendência de passar à frente material chocante ou emotivo, o que pode retardar a disseminação de informações incorretas, a campanha Pause pretende atingir 1 bilhão de pessoas em todo o mundo até o fim do ano, seja pelas redes sociais ou por meio de parcerias. Além da pandemia de COVID-19, a desinformação também impacta outras questões globais, como mudanças climáticas e segurança.

“Em meio à pandemia por COVID-19, a informação errada pode custar vidas. Está cada vez mais claro que não podemos enfrentar a pandemia sem combater a desinformação online”, declara Melissa Fleming, subsecretária-geral das Nações Unidas para Comunicação Global. Sobre a ação, ela diz ainda que “com a campanha Pause, estamos tentando recriar uma nova norma social sobre como compartilhamos informações. Cada um de nós pode ajudar a quebrar a cadeia de desinformação fazendo uma pausa antes de compartilhar. Prometa fazer uma pausa hoje.”

As Nações Unidas também alertam que a divulgação de ideias e informações imprecisas ou prejudiciais nas mídias sociais exacerba algumas das questões mais urgentes de nosso tempo. Ela fomenta o ódio e permite regimes opressores; distorce eleições; prejudica a compreensão de desafios como mudanças climáticas; mina a confiança nas instituições; e expõe crianças e pessoas vulneráveis a ideias ou pessoas perigosas.

Colaboradores da sociedade civil estão apoiando a campanha Pause, incluindo organizações de desinformação de todo o mundo, como Chequeado, Newschecker.in e First Draft, enquanto veículos de mídia como MultiChoice, Yuvaa e rádio Wazobia estão ajudando a distribuir mensagens da Pause. Além disso, influenciadores, artistas e formadores de opinião ao redor do mundo divulgarão mensagens da Pause e a #PENSEANTESDECOMPARTILHAR ao longo do dia 21 de outubro e até o final do mês de dezembro. No Brasil, a campanha foi lançada ontem, 21, em uma ação no jogo entre Vasco da Gama e Corinthians pelo Campeonato Brasileiro.

Verificado

O projeto Verificado é uma iniciativa global da ONU para comunicar informação sobre saúde acessível e baseada na ciência, em formatos atraentes, e compartilhar histórias de solidariedade global em torno da COVID-19. Pause é a primeira campanha global de mudança de comportamento em desinformação para mobilizar especialistas,  pesquisadores, governos, influenciadores, sociedade civil, empresários, reguladores e mídia sob uma única mensagem: #PrometoPausar.

 

O site Verificado traz uma galeria de informações verificadas e transmitidas pelas Nações Unidas. 



 

YRCamargo

Publicações Recentes

3 dicas para discutir cibersegurança com os alunos

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…

2 horas ago

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

2 dias ago

Parceria entre Player1 e KONAMI define Negrete como o primeiro influenciador brasileiro embaixador do jogo eFootball

Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…

2 dias ago

Já é Black Friday no site da LG

Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…

2 dias ago