Pesquisa mostra que mais de dois terços dos fãs brasileiros de esports se interessam por apostas esportivas

Mais de dois terços dos fãs brasileiros de esportes eletrônicos têm grande interesse por apostas esportivas. É o que mostra uma pesquisa organizada pela unikrn, plataforma de apostas esportivas mais expansiva do mercado. O levantamento Esports Survey 2023 aponta que 67% dos espectadores de esports no Brasil são interessados nesse tipo de atividade. A pesquisa também revela que 69% desse público vê a possibilidade de ganhar dinheiro pelo seu desempenho como a recompensa mais atrativa para se jogar um game. Além disso, 74% dos brasileiros entusiastas de esportes eletrônicos afirmam que apostas esportivas aumentam o entretenimento de um torneio.

“A audiência brasileira gosta de se divertir e é apaixonada por esportes, o que naturalmente os coloca em uma posição proeminente no mundo das apostas tanto em esportes tradicionais quanto em esports”, diz Justin Dellario, CEO da unikrn e Diretor de Esports da Entain. “Nós entendemos que conduzir essa pesquisa é essencial para compreendermos melhor as demandas de nossa audiência, que busca novas formas de impulsionar seu fanatismo combinando competitividade e entretenimento em ambientes seguros.”

A meta principal da pesquisa é mapear os diferentes comportamentos de apostadores em esports ao redor do mundo. Para realizar o estudo, foram entrevistadas 1.254 pessoas de diferentes países, como Alemanha, Austrália, Chile e Canadá, além do Brasil. As entrevistas foram feitas durante o segundo trimestre de 2023.

Além de detalhar os games e organizações de esports favoritas dos jogadores no Brasil, a pesquisa revela dados que ajudam desenvolvedoras e distribuidoras a entenderem hábitos de consumo relacionados a apostas esportivas e a aceitação de possíveis novos modelos de negócios.

No Brasil, os jogos mais populares entre os gamers que acompanham esports no país são League of Legends, jogado por 72%, seguido por Counter Strike: Global Offensive e Call of Duty, empatados com 49%, e FIFA, com 48%.

Apostas esportivas

A Esports Survey 2023 também indica que 51% dos fãs brasileiros de esports fizeram pelo menos uma aposta em partidas de esportes eletrônicos no último ano, sendo o único país a superar a marca dos 50%. Esportes convencionais ficam à frente, com 61%.

Por outro lado, alguns fatores podem contribuir para o afastamento dos jogadores das apostas esportivas. Por exemplo, 29% dos brasileiros entrevistados afirmam não saber que apostas em esportes eletrônicos eram possíveis, enquanto outros 29% dizem achar muito complicado. Motivos como falta de conhecimento sobre casas de aposta (27%), indisponibilidade de apostas no jogo favorito (13%) e falta de regulação da indústria (12%) também foram citados como motivos que desencorajam a prática.

Dos brasileiros ouvidos, 59% consideram a paixão pelo time favorito o fator mais importante na hora de fazer uma aposta. No que diz respeito às equipes, a organização de esports brasileira LOUD aparece em quarto lugar no ranking mundial de favoritas dos entrevistados. FaZe Clan, Team Liquid e Cloud9 figuram em primeiro, em segundo e em terceiro lugar, respectivamente.

Entretenimento e competitividade

A pesquisa ainda indica que 72% dos brasileiros fãs de esportes eletrônicos acham que as próprias publicadoras de games poderiam oferecer a oportunidade de aposta ao vivo para os espectadores. “Os resultados da pesquisa mostram que o mercado de apostas em esports apresenta muitos caminhos a serem percorridos e incorporados pela indústria de desenvolvedores. Aliados a iniciativas de quem já conhece o know-how de apostas, eles podem amplificar a diversão proporcionada pelos games”, diz Justin Dellario, CEO e Managing Director de Esports na Entain.

Embaixadores Unikrn

A clara paixão demonstrada pelos jogadores brasileiros por apostas em jogos de vídeo e esports, bem como a ampliação do alcance do mercado de apostas legalizadas em crescimento, devida à legislação recente, levou a unikrn a expandir sua equipe de embaixadores, que agora inclui lendas da cena competitiva de Counter-Strike: Global Offensive e criadores de conteúdo influentes.

Entre os novos embaixadores da marca no país estão Lucas Teles, que acumulou vários títulos com a Immortals e foi vice-campeão no Major de Cracóvia em 2017. Eles também contam com criadores de conteúdo como CSRfps e MariFpss — dois dos streamers de CS:GO mais populares do Brasil — e Gdbriella, uma estrela em ascensão com um público amigável, envolvido e em constante crescimento.

Essas novas adições se somam ao trabalho anterior da unikrn com influenciadores, incluindo os populares streamers da Team Liquid, Zigueira e FRTTT, que também retornam ao programa de embaixadores da marca.


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