Philips celebra 20 anos de Ambilight

O sistema Ambilight está celebrando 20 anos de sucesso como uma tecnologia verdadeiramente notável que conseguiu permanecer exclusiva no mercado de TVs, enquanto ainda desfruta de uma popularidade crescente entre os principais varejistas e consumidores.

Philips Ambilight TV OLED+ 959

Uma vez experimentado, não há como voltar atrás!

Mais de 35 milhões de Ambilight TVs já foram adquiridos por consumidores ao redor do mundo. Destes, mais de 80% afirmam que sua próxima TV também contará com a tecnologia Ambilight, consolidando o sistema como uma das inovações mais populares da Philips no segmento de eletrônicos de consumo.

A jornada começou em setembro de 2004 na Feira de Berlim, a IFA, com uma ampla gama de TVs LCD e Plasma equipadas com Ambilight dominando o Pavilhão Philips. E agora a tecnologia está atingindo um novo pico – sob a tutela da marca de TVs da Philips, da TP Vision – com o lançamento global de sua versão mais sofisticada, o Ambilight plus, no novo TV OLED+959 de topo de linha.

Philips Ambilight TV OLED+ 959

Ambilight: pioneirismo e transformação

O Ambilight foi originalmente lançado para ajudar a reduzir a fadiga ocular, ao mesmo tempo que proporcionava um aumento perceptível no contraste, para os consumidores que assistiam TV por longos períodos em ambientes quase totalmente escuros.

O sistema integra iluminação ambiente inteligente na parte traseira da TV, com o Ambilight projetando um halo de luz colorida em constante mudança na parede atrás do aparelho, enquanto combina precisamente as cores da tela.

Desde seu lançamento original, o recurso passou por 12 grandes atualizações, tornando-se cada vez mais sofisticado e poderoso. No mesmo período, os bordos das TVs também foram reduzidos ao mínimo, o que, juntamente com o desempenho aprimorado do Ambilight, revelou um dos maiores benefícios do sistema: a impressão de que a imagem na tela se estende muito além das bordas do aparelho.

A tecnologia Ambilight foi lançada em 2004 usando lâmpadas fluorescentes frias (CFLs), mostrando a mesma cor em cada lado da tela. Isso foi rapidamente seguido, em 2006, pela versão “estéreo”, que podia mostrar cores diferentes em cada lado, e pelas versões “surround” e “full surround”, montadas em três e quatro lados do aparelho. Também em 2006, a Philips anunciou que 1 milhão de aparelhos Ambilight já haviam sido vendidos, uma marca comemorada na CES Las Vegas em 2007 com o que ainda é a TV Ambilight mais cara já feita, com 2.250 diamantes De Beers em seu painel traseiro especial.

2007 foi o ano em que a tecnologia Ambilight trocou as CFLs por LEDs, iniciando uma nova era de sofisticação para o sistema e dando a capacidade de combinar independente e precisamente as cores de áreas locais dentro da tela, além do lançamento do modelo de topo de linha Áurea, com o recurso Ambilight estendido até a borda do aparelho.

A Philips continuou a investir no desenvolvimento da tecnologia Ambilight, introduzindo a versão Next Gen em 2022, que aumentou o número de cores em cada LED de três para nove e ampliou ainda mais a intensidade e o tamanho do halo.

E agora, com o lançamento na Europa da nova TV 65OLED+959, a marca está apresentando a versão mais sofisticada do sistema, com o Ambilight plus levando a experiência imersiva a novos patamares, ao adicionar múltiplas lentes aos LEDs coloridos montados na parte traseira.

O Ambilight plus pode criar um halo geral mais dinâmico e maior, com mais resolução, e pode projetar até quatro halos diferentes em diferentes profundidades, para adicionar um novo impacto bidimensional ao efeito geral de imersão.

Comentando sobre o 20º aniversário do Ambilight, Johnson Su, Gerente Geral da Europa da Philips Áudio e Vídeo, disse: “Para qualquer tecnologia permanecer única, extremamente relevante e ainda desfrutar de uma popularidade crescente por vinte anos é quase inédito. É um testemunho de quão válida era a ideia original do Ambilight, mas também de como o sistema vem sendo continuamente aprimorado ao longo dos anos. E com o Ambilight plus, tenho o prazer de dizer que estamos apresentando a melhor versão do sistema até agora.”

Portanto, 20 anos depois, o Ambilight segue de força em força como ainda a única verdadeira tecnologia de destaque no mercado de TVs de consumo.

A tecnologia Ambilight Plus ainda não tem previsão de lançamento no mercado brasileiro. Enquanto isso, os consumidores podem conferir a linha de Ambilight TVs disponível no Brasil acessando: audioevideo.philips/tv-philips.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

1 dia ago

Parceria entre Player1 e KONAMI define Negrete como o primeiro influenciador brasileiro embaixador do jogo eFootball

Uma iniciativa inédita no Brasil acaba de definir Negrete como o primeiro influenciador do país…

2 dias ago

Já é Black Friday no site da LG

Quem está esperando para comprar geladeira, micro-ondas e lavadora já pode aproveitar as promoções da…

2 dias ago

Döhler entra no mundo gamer e cria ilha no Fortnite

Depois de celebrar o Dia da Toalha, símbolo da cultura nerd e geek, em parceria…

2 dias ago