Lembra como era ir às compras? Lembra como era sair para comprar um novo par de jeans e acabar comprando outras roupas? Lembra como isso era…divertido? Comprar online não tem tanta graça. Mas o Pinterest está disposto a tentar mudar isso.
Em paralelo a essa intensificação inédita do comércio eletrônico, as compras para o fim de ano começaram mais cedo do que nunca na rede social. De acordo com dados da empresa, em abril, foi visível o aumento de consultas por “ideias para presentes de natal” (+3x em uma comparação anual). E a porcentagem de usuários interagindo com superfícies de compras no Pinterest aumentou mais de 85%2 nos últimos seis meses.
Assim, o Pinterest apresenta hoje seu mais novo pacote de ferramentas de comércio para ajudar varejistas a alcançar clientes neste fim de ano. O pacote inclui um novo perfil para a vitrine, gestão do feed de catálogos em tempo real, coleções como formato de anúncio de compras, vídeo para coleções, lances automáticos, insights e análise de conversão e testagem da marcação de produtos aprimorada.
Confira abaixo algumas novidades, numa tentativa de pegar o que há de melhor em ir às compras presencialmente (de acordo com varejistas e consumidores) e levar para a experiência online:
Novas maneiras de configurar a loja.
Descoberta e perfil da vitrine do comerciante (por enquanto disponível apenas nos EUA): ajudando as marcas a serem descobertas e inspirando mais compradores.
Um perfil atualizado possibilita que comerciantes transformem a aba Comprar, com produtos destacados e em estoque exibidos em uma vitrine organizada por categoria, grupos de produtos em destaque e recomendações criadas dinamicamente.
Quando as pessoas pesquisarem por ideias de compras no Pinterest, elas verão comerciantes recomendados com base na categoria do produto.
Nova marcação de produtos (por enquanto apenas nos EUA): o Pinterest está testando uma ferramenta de marcação de produtos atualizada que permite aos comerciantes marcar as próprias imagens com produtos exatos para que os compradores possam ir de uma cena diretamente para o site do varejista a fim de transformar a inspiração em realidade.
Atualizações de catálogos: uma interface mais intuitiva para que seja mais fácil se tornar um comerciante no Pinterest.
Agora ficou mais rápido e fácil para os comerciantes carregarem catálogos e ativarem anúncios de compras, com a ingestão do feed de catálogos em tempo real, o vídeo como atração principal nas coleções e a possibilidade de unir catálogos e coleções.
O que há de novo nos catálogos:
- Alguns produtos foram feitos para ficar juntos. É por isso que os catálogos e as coleções estão sendo unidos. Como parte desse formato de coleção, as marcas podem selecionar um ativo principal e um grupo de produtos correspondente para criar uma unidade de anúncio inspiradora com múltiplas imagens.
- Anova ferramenta de agendamento preferida permite que os varejistas carreguem todos os produtos para o Pinterest no próprio ritmo.
- Opção de usar vídeos como elemento principal em uma unidade de anúncios de coleções para contar mais sobre a história da marca.
De acordo com o Pinterest, anunciantes que fizeram uso das coleções perceberam um aumento de 6 a 18% na média total do tamanho da cesta.
Novas maneiras de impulsionar vendas
Lances automáticos em compras: configure este recurso para vendas de catálogo e campanhas de anúncio e fique tranquilo.
Agora os varejistas podem maximizar o orçamento sem precisar ficar de olho na compra. Com os lances automáticos, os anunciantes ajustam dinamicamente o lance de um grupo de anúncios para fornecer o número máximo de resultados. Sem adivinhação. Sem espera. É fácil, automático e eficaz.
Dados da empresa indicam que, em média, os anunciantes que usaram lances automáticos para vendas de catálogo observaram quase 30% mais conversões ao otimizar para o evento “Conversão” e quase 30% mais cliques ao otimizar para o evento “Clique” com o mesmo orçamento.
Novas maneiras de comprovar o impacto
Atualizações do Conversion Insights: inédito no setor: veja o impacto total de pagos e orgânicos.
É importante poder ver como as atividades pagas e as orgânicas estão convertendo clientes. Por isso, será possível analisar de perto o que é mais eficiente para impulsionar os resultados de varejistas — gastando dinheiro ou não.
O Conversion Insights é um painel de análise único pelo qual os varejistas podem obter insights críticos sobre qual conteúdo está tendo melhor desempenho e qual deve ser melhorado.
Nova análise de conversão: uma visão mais granular do desempenho da conversão.
Com novas atualizações, os varejistas podem ver como os clientes estão concluindo o processo de compra — tudo resumido em um funil por aproximação— na ferramenta de visualizações. Siga a jornada de compra dos clientes e compare várias visualizações de atribuição para comprovar o impacto.
Como é possível ver, boa parte das funcionalidades ainda estão em fase de testes nos EUA, mas devem chegar em breve a outros mercados, incluindo o Brasil.
Mas por enquanto, quem quiser conferir as ferramentas já disponíveis por aqui, pode acessar https://business.pinterest.com/pt-br/
Fonte: Pinterest