Crianças e adolescentes estão cada vez mais conectados à internet e jogos online. De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, a cada 10 crianças, nove estão conectadas à rede e, consequentemente, expostas aos perigos que ela oferece. Com o sucesso do jogo PK XD, que conta com mais de 30 milhões de usuários ativos em mais de 10 países, a Afterverse, célula de games da Movile, aceitou o desafio de desenvolver uma série de recursos visando proteger os usuários – sem impedir a diversão e socialização de seus jogadores.
O PK XD conta com um sistema que garante que a comunicação seja segura, evitando troca de dados e informações pessoais entre os usuários. “Os jogadores podem interagir de maneiras diferentes, mas sempre de forma controlada, visando a segurança e o bem estar de todos. Por este motivo, desenvolvemos um chat limitado com mais de 1.000 frases, além de 45 emojis pré-selecionados pela equipe de monitoramento do jogo”, afirma Charles Barros, especialista de segurança do título.
O jogo também conta com uma opções de “silenciar” e “denunciar” um avatar. “Quando uma pessoa é denunciada dentro do jogo, conseguimos investigar e entender o que aconteceu, e então tomar as medidas cabíveis. Essas medidas podem ir de remoção de acesso a determinadas funcionalidades, até mesmo a suspensão da conta”, complementa.
O especialista também compartilha as principais dicas de segurança para pais e responsáveis de crianças que costumam jogar online:
Fazer uma imersão no jogo
É um grande passo para entender sobre aquele universo e sentir se é adequado para a criança ou não. Entender como certas situações são encaminhadas pela empresa responsável, qual o tipo de linguagem utilizada e que tipo de cenários a pessoa que joga pode enfrentar são pontos muito importantes.
Verificar se possui chat aberto
Os jogos e salas de chat abertos não costumam contar com um filtro muito preciso e rigoroso no que se diz respeito à idade das pessoas que acessam os serviços e produtos. Quando se trata de menores de idade, é ainda mais importante não apenas o conhecimento de responsáveis sobre como a criança utiliza a internet e aplicativos, mas também participar de sessões de jogo para entender a comunicação entre as pessoas.
Canais de denúncia
É importante checar se os jogos possuem a opção de silenciar ou denunciar um jogador que possa estar interferindo na experiência do usuário. Isso indica que a empresa responsável pelo game foca em segurança e possui sistemas que estão alinhados a isso.