Plataforma de idiomas Talk’nTalk aposta em gestão de comunidades para expandir negócio

O engajamento de comunidades já tem se provado, na prática, uma ferramenta bastante eficiente para negócios iniciantes conseguirem ganhos de escala. Foi com essa estratégia que a Talk’nTalk, plataforma de conversação em diversos idiomas, alcançou a marca de 20 mil membros inscritos. Para estruturar essa jornada, a empresa apostou na estratégia de gestão de engajamento de comunidades, idealizado pela Community Manager School – plataforma que oferece conteúdos, cursos, treinamentos e mentoria personalizada para profissionais que gerenciam ou pretendem gerenciar comunidades de marcas e negócios. O faturamento da Talk’nTalk, neste ano, deve chegar a R$ 500 mil.

A criação e o desenvolvimento de uma comunidade foram os pontapés iniciais do processo que trouxe até aqui a TalknTalk, fundada pelo empreendedor Phillipe Soares, que sempre teve a ideia de reforçar o ensino de idiomas com base na conversação. Em 2016, já com o objetivo de atrair alunos para sua plataforma, ele criou o “Tuesday Night Talks”, evento semanal online que oferecia aulas gratuitas de inglês para grupos no Facebook. O projeto depois evoluiu para encontros presenciais e deu origem à Talk’n Talk.

O uso da estratégia de gestão dessas comunidades para a plataforma Talk’n Talk alcançar escala surgiu do encontro, durante um programa de mentoria, com o CEO e cofundador da CM School, Emiliano Agazzoni. O especialista, ainda antes de fundar a CM School, convidou Soares para trabalhar na gestão das comunidades da startup Lobby.tech, que tinha como foco transformar a experiência dos frequentadores de edifícios corporativos.

“Até aquele momento, eu não tinha percebido o potencial da comunidade que construí para se tornar um negócio escalável e rentável. A parceria intelectual com Emiliano Gazzoni me mostrou que poderia aplicar os conceitos de gestão de comunidades para fazer crescer a operação da Talk’n Talk”, comenta Soares, nascido em Itaquera, na periferia paulistana, e formado em Sistemas de Informação pela USP. Essa jornada, inclusive, incentivou o fundador da plataforma de idiomas a trabalhar num projeto com o propósito também social.

Novo modelo de negócio

O empreendedor conta que, com o tempo, foi elegendo membros para serem facilitadores dos eventos online. A comunidade saiu dos grupos das redes sociais e passou para uma plataforma de agendamento online, que não atua como escola de idiomas, mas sim como uma comunidade online de conversação descentralizada e colaborativa, em que os próprios membros lideram as salas, sem a necessidade de professores.

Após quatro meses de participação na comunidade, o interessado pode fazer um teste, que comprova a fluência no idioma, para se tornar um líder facilitador. Ao se tornar líder, os outros membros se inspiram nessa pessoa, que a partir de agora vai liderar uma sala, conduzir as conversas e decidir os temas que serão discutidos.

Com a estratégia de gestão de comunidades, hoje a Talk’n Talk atua com 60 facilitadores e organiza cerca de 100 eventos ao vivo por semana, incluindo sábados e domingos, o que reforça ainda mais o engajamento dos membros. “Não adianta unir um grupo de pessoas interessadas por um tema. É preciso ouvi-las com atenção, criar ações que atendam às suas necessidades. Assim, as pessoas interagem, têm a sensação de pertencimento e colaboram entre si”, destaca.

A Talk’n Talk oferece conversação em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e italiano. Inicialmente operando num modelo 100% gratuito, a plataforma agora abre a possibilidade de um teste sem custo por sete dias; passado esse período, o interessado pode fazer uma assinatura mensal ou anual. O pacote dá acesso às conversações e a grupos de alunos e inclui material didático em pdf e suporte para esclarecimento de dúvidas 24 horas por dia, sete dias por semana. Os assinantes têm, ainda, possibilidade de explorar um networking que envolve cerca de 20 mil pessoas.

Como a Talk’nTalk funciona como uma comunidade descentralizada, conta com o suporte da CM School no que diz respeito aos conceitos e ferramentas de gestão de comunidade na plataforma. A startup agora repensa a marca, para que possa alcançar um público ainda mais amplo com uma mensagem clara e objetiva. A intenção também é conquistar novos parceiros, para seguir com a expansão nos próximos anos.


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