Toda empresa, independentemente do tamanho, lida com uma enorme quantidade de dados diários variáveis. Para coletar, organizar e analisar esses dados o Business Intelligence, ou simplesmente BI, tem sido um grande aliado, pois não adianta apenas enxergar o todo sem promover uma comparação efetiva do que é realmente vantajoso para o negócio a longo prazo.
De acordo com um estudo realizado pela consultoria MarketsandMarkets o mercado de Business Intelligence vai crescer cerca de 8,4% anualmente até 2020. Para este mesmo ano a previsão do site Business Insider é que mais de 5,635 milhões de empresas estejam conectadas por este sistema, representando um aumento significativo com relação aos anos anteriores.
Muitas empresas estão investindo nesta ferramenta inteligente para crescer e o mercado brasileiro é promissor. Ao cruzar todos os dados essenciais dos departamentos da empresa é possível direcionar investimentos, repensar na infraestrutura, identificar problemas e oportunidades, bem como gerar estratégias e soluções.
Benefícios da ferramenta de análise de dados
Um dos benefícios que a análise de dados traz para uma empresa é a quantidade interminável de cruzamentos que ela oferece, e a partir disso a ferramenta gera relatórios estratégicos capazes de identificar necessidades de forma personalizada para cada gestor.
Por exemplo, ao antecipar a quantidade de produtos que precisam ser repostos no estoque, se evita o desperdício de produtos por validade ou por obsolescência.
Ao controlar melhor a gestão do estoque, o setor de compras também é otimizado, já que consequentemente haverá uma redução de custos e perdas, assim são tomadas melhores decisões de compra, que ajudam a alcançar melhores resultados.
Além de melhorar o processo interno é possível cruzar informações externas e analisar as compras de um fornecedor por categoria, por sazonalidade, geografia, unidade de negócio, dentre outras infinitas possibilidades.
Cada setor personaliza o dashboard de acordo com as necessidades do departamento, e assim fica mais fácil alinhar a equipe aos objetivos do negócio.
Serviço streaming
“Todas as informações coletadas ficam em cloud já que utilizamos serviço de streaming que não copia os dados da empresa. Isso faz com que a velocidade de implementação seja muito superior, basta pegar a visão que existe hoje em cada cliente, até mesmo em excel, e abrir no Business Intelligence. Simples assim. Isso possibilita ao gestor um acompanhamento em tempo real.”, explica Fabio Cardillo, sócio e desenvolvedor full stack da ferramenta de análise de dados Easy BI, da Easy Analytics.
Esse serviço streaming é uma grande tendência de mercado, utilizada pelo YouTube, Spotify e pela Netflix. O grande diferencial dessa forma de transmissão de dados é a rapidez, a falta de custos de implementação e o custo acessível que ela oferece. É uma verdadeira evolução para os sistemas de gestão atual.
Análise estratégica
“A ferramenta facilitou muito a análise mais estratégica de empresa, conseguimos criar indicadores e principalmente realizar uma análise mais concreta de todos os resultados.”, relata Felipe Garcia Cândido, gerente comercial do Grupo ByoGene.
Além disso, o gerente deu um exemplo de como a ferramenta de análise de dados Easy BI trouxe melhorias nos processos. “Melhoramos a gestão do comercial e entendemos onde podemos cobrar a equipe em relação a suas vendas. Essa análise foi muito importante, pois com isso conseguimos alcançar novos objetivos e superarmos as metas.”
Hoje, a maioria das organizações está consciente da importância de ter uma ferramenta de análise de dados para o negócio. O desafio agora é colocar em prática todos os esses insights mostrados pelo BI.
“É importante ter ideia de quanto a sua empresa está produzindo e realizar alguns ajustes no meio do caminho para que essa produção se torne mais assertiva. Você vai perceber como o BI analisa de forma precisa os dados do seu negócio e vai conseguir tomar decisões mais estratégicas a longo prazo.” complementa o desenvolvedor.
A partir disso é possível se reinventar e se aperfeiçoar cada vez mais, e estabelecer novas metas, projetar novos resultados, estando sempre um passo à frente da concorrência.
Por Carolina Mendes – Flush Comunicação
Informações da Easy Analytics, desenvolvedora de soluções para o mercado de gestão de negócios através da análise de dados simplificada