O streaming trouxe uma nova forma de consumo de conteúdo ao público. Após a tendência de binge content, o mercado evolui para as transmissões suportadas por anúncios, como o FAST – Free Ad-Supported Streaming TV, serviço que oferece acesso gratuito a canais de vídeo pré-programados em troca da exibição de anúncios durante intervalos. Dessa forma, o FAST funciona como a TV tradicional, mas pela internet.
De olho nessa tendência, a Globo anunciou a criação de dois canais no modelo FAST para exibição de novelas, assim possibilitando que o telespectador possa acompanhar a transmissão dos capítulos como se estivesse assistindo à TV tradicional.
O acesso à tecnologia fez com que as TVs conectadas, além dos smartphones, se tornassem uma alternativa para consumo de conteúdo. Conforme a Statista, a receita no mercado FAST está projetada para atingir 14 milhões de dólares em 2023 no Brasil.
“Com cada consumidor tendo uma forma diferente de consumir conteúdo, os produtores de conteúdo estão investindo em diversas frentes para oferecer opções para todos. O anúncio da Globo não é revolucionário, mas abre novas possibilidades para que o conteúdo FAST seja disseminado mais facilmente no país, promovendo alternativas para o público brasileiro”, destaca Gustavo Marra, presidente da TVCoins.
Para oferecer ainda mais uma nova receita aos anunciantes, a Globo investirá no Binge Ads, formato não intrusivo feito para quem assiste maratonando. Os anúncios são inseridos entre os episódios, proporcionando uma experiência perfeita ao não interromper o programa.
“A modalidade Binge Ads já está sendo implementada pela TVCoins, permitindo ao usuário ter uma experiência melhorada à TV linear, por não ter pausas no meio do programa”, acrescenta Gustavo Marra.
O FAST combina conteúdos gratuitos e espaço publicitário, sendo exibido ao vivo para os espectadores. Com programação 24h, os intervalos são usados para a divulgação de propagandas alinhadas ao programa exibido.
No caso da Globo, os novos canais serão focados na transmissão de novelas clássicas 24h por dia, com os capítulos sendo exibidos na sequência. Esse anúncio abre precedentes para que mais novelas, programas gastronômicos e conteúdos infanto-juvenil continuem migrando para o modelo FAST.
“A plataforma FAST de maior sucesso é a PlutoTV, que já possui canais focados em séries transmitindo episódios 24 horas por dia. O diferencial da Globo, é que a Plutão tem intervalos comerciais durante os episódios, enquanto o Binge Ads terá entre os episódios. Dessa forma, podemos prever uma melhor experiência de visualização, já que o programa será assistido integralmente ao invés de ter intervalos comerciais. A tendência agora é que mais canais ofereçam esse modelo aos telespectadores”, destaca o presidente da TVCoins.
A TVCoins ganhou espaço neste mercado ao permitir publicidade dinâmica para conteúdo sob demanda e ao vivo por meio de uma plataforma de streaming gratuita e white-label para criadores de conteúdo. Esta é uma solução que permite o lançamento de um serviço de streaming sem a necessidade de infraestrutura e com custos reduzidos, contando maior segurança, suporte dedicado e escalabilidade robusta.
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