Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABSTARTUPS), desde 2015 até 2019, o número de startups no país mais que triplicou, passando de 4.151 para os atuais 12.800, sendo assim uma média de crescimento de 26,75%.
Mesmo no atual cenário da crise da pandemia do Covid-19, de um lado temos empreendedores, como Ricardo Marcelino, fundador da Aluga.com, que ganham oportunidades ao gerar novos negócios e ampliam o portfólio de produtos e clientes para atender a demanda do mercado, principalmente em relação ao home office.
Do outro lado, temos os empreendedores que precisam de ajuda para equipar o negócio e buscam curadoria sobre qual o melhor equipamento, agilidade para entrega e tranquilidade do que diz respeito aos reparos. Diante da necessidade de novos produtos para a equipe trabalhar e um atendimento de melhor qualidade, Gabriela Amorim encontrou a Aluga.com. De imediato o relacionamento e a transparência chamaram a atenção de Gabriela e logo o contrato para o aluguel de equipamentos e TI foi concretizado e a parceria de sucesso iniciada.
“Uma das vantagens da Aluga.com é a entrega do equipamento na casa dos colaboradores, já que estamos todos em home office. Além disso, não temos uma área de TI e para nós é importante contar com esse apoio da Aluga.com, tanto na configuração dos equipamentos quanto em suporte técnico que eles oferecem, além da possibilidade de termos um estoque à disposição para quando precisarmos”, comenta Gabriela Amorim, da Werise, consultoria de tecnologia que oferece a implementação de ferramentas da Salesforce para seus clientes. A empresa alugou 73 equipamentos (notebooks e monitores), todos entregues em São Paulo.
Com toda esta movimentação de mercado, as estratégias da Aluga.com estão focadas em apresentar os melhores equipamentos para a necessidade de cada cliente, atendimento de qualidade e suporte em quase todo o Brasil.
“Somos uma empresa especializada em outsourcing de equipamentos de TI. Uma grande vantagem para alugar um notebook ou qualquer outro equipamento tecnológico conosco é a diminuição de custos que a empresa gera dentro do seu budget de investimentos, o que possibilita que a companhia invista no que é mais interessante para o seu negócio: economia em gestão de TI e controle de gastos, além de prevenção contra imprevistos. Alugar equipamentos também oferece vantagem fiscal, já que as parcelas de uma locação são contabilizadas como custo operacional quando em regime de lucro real”, destaca Ricardo Marcelino, fundador da empresa.
Para Marcelino, as empresas, neste momento de adaptação, estão procurando por um atendimento personalizado e acelerado, além de estarem atentas à desburocratização de processos, para que o impacto perante a mudança seja o menor possível para todos os colaboradores, executivos, fornecedores e clientes.
Independente do cliente e do setor em que atua, a locação de equipamentos tem boas expectativas para a ampliação do mercado durante o ano de 2021. A Aluga.com reforça que existem diversos tipos de notebooks que podem ser alugados para vários tipos de atividades. “Atualmente os notebooks mais buscados contam com processador Core i5, mas é importante ressaltar que configurações mais básicas podem não entregar o desempenho que a empresa espera ao alugar o equipamento. Por isso é sempre importante estar atento e analisar se as atividades que serão executadas no notebook alugado condizem com a configuração escolhida”, destaca Marcelino.
Planos para 2021
Em 2020, segundo pesquisa da FIA (Fundação Instituto de Administração), de 139 empresas ouvidas sobre adotar o home office como definitivo, 75% afirmaram seguir com a “ideia” imposta pela pandemia. Esse dado contribui para a percepção de Ricardo, que sentiu o aumento na procura do serviço de aluguel de equipamentos de TI em 2020 e prevê que em 2021 não será diferente. “Nossa meta para o faturamento para até o final deste ano é alcançar um crescimento de 150% cem relação ao ano passado, contando com a implantação do home office em diversos setores, modalidade que permanecerá nas nossas vidas por um bom tempo.”