Próximo de sua oitava edição, o Prêmio eSports Brasil (PeB) se consolida, ano a ano, como o principal momento de reunião das diversas modalidades e comunidades de esportes eletrônicos na América Latina. Mais do que isso, a premiação vem se destacando por ocupar um lugar estratégico de conexão entre o público endêmico – formado por empresas, fãs, jogadores e outros profissionais do setor – e o massivo. Como resultado, o PeB reúne audiências cada vez maiores, atrai grandes marcas patrocinadoras e fortalece o ecossistema local de eSports com informações relevantes e projeção dos ídolos do cenário competitivo.
Em 2023, o evento alcançou 90 milhões de pessoas com sua cobertura multiplataforma, um crescimento de 30,6% em comparação ao ano anterior. Para Leandro Valentim, cocriador do Prêmio Esports Brasil e CEO da Player1 Gaming Group, tanto as transmissões ao vivo na TV, pelo canal SporTV, quanto a extensiva cobertura em plataformas digitais, oferecem às marcas oportunidades únicas de dialogar com um público engajado, conectado e muito fiel. “Só no Brasil são mais de 100 milhões de gamers, e 82,9% deles conhecem os esportes eletrônicos – de acordo com dados da Pesquisa Games Brasil (PGB) 2023. Nesse contexto, o PeB tem um diferencial exclusivo, que é o de colocar em um mesmo ambiente todos os principais nomes do setor, das publishers aos streamers mais famosos, dos novos talentos aos ídolos já consagrados, independentemente de suas modalidades”.
Outro reflexo dessa relação intensa do PeB com a comunidade gamer está no engajamento. Durante o ano passado, por exemplo, foram mais de 1,5 milhão de interações dos seguidores com as redes sociais do prêmio. Além disso, a presença pontual de talentos conhecidos pelo grande público, como Sabrina Sato, Fernanda Gentil e Ana Clara – que já apresentaram o evento ao lado de Nyvi Estephan –, e de grandes estrelas dos games, amplifica esse alcance. Só nos perfis de indicados à premiação em 2023 e de influenciadores convidados, o impacto no ano passado superou 65 milhões de pessoas.
Para a edição de 2024, o PeB conta com o patrocínio de grandes marcas que reconhecem esse potencial de engajamento e a importância dos eSports para o público jovem. Entre elas estão a Betano, plataforma internacional de apostas esportivas on-line, que está presente no PeB pelo segundo ano consecutivo, e a Snickers, marca de chocolates da Mars Wrigley, que faz sua estreia.
A interação com o público, inclusive, abre espaço para que marcas explorem narrativas conectadas com os gamers. Um exemplo é a categoria “Craque BETANO da Galera” que conta com votação 100% popular e que dá voz ao público para mostrar quem são seus jogadores favoritos. “O universo gamer é incrível e temos certeza de que o Prêmio eSports Brasil vai coroar grandes profissionais da comunidade. Sabemos a honra que é vencer a categoria Craque BETANO da Galera e todos que estão na disputa desejam esse troféu, que vem aí para consagrar o melhor por voto popular. O patrocínio ao PeB reforça o nosso posicionamento atrelado às melhores formas de entretenimento”, declara a Betano.
Ao mesmo tempo, por ser uma plataforma robusta e diversa para que as empresas dialoguem com um público altamente conectado, o PeB se consolida como uma excelente oportunidade para campanhas inovadoras e bem-sucedidas. A SNICKERS, conhecida pelos conteúdos bem-humorados e criativos, tem aproveitado para se aproximar cada vez mais da comunidade gamer. “A SNICKERS entra no mundo gamer com o principal objetivo de se conectar genuinamente com essa comunidade, formada principalmente pela Geração Z, que tem requisitos específicos e valoriza marcas que agregam ao cenário. O patrocínio ao Prêmio vem para fortalecer nossa estratégia de relacionamento com o nosso público e reforçar o conceito global da marca – Você não é você quando está com fome!”, afirma Gustavo Varandas, Gerente de Marketing de SNICKERS.
Em sete edições realizadas, o PeB já entregou mais de 120 troféus a jogadores, influenciadores e publishers de destaque nas mais diversas modalidades de esportes eletrônicos. Na edição 2024 a premiação conta com 24 categorias, sendo duas delas votadas exclusivamente pelos fãs e 22 escolhidas em conjunto com especialistas. A noite de gala da cerimônia de premiação está marcada para o dia 12/12, a partir das 19h, com uma série de atrações no Memorial da América Latina, em São Paulo.
O público poderá acompanhar tudo o que acontecerá na premiação ao vivo pelo SporTV, nos canais oficiais da Player1 e do próprio Prêmio no YouTube e na Twitch. Além da transmissão principal, esse ano ainda haverá uma segunda tela, em que os fãs terão acesso a entrevistas exclusivas e imagens de bastidores.
O ano de 2024 foi marcado pelo avanço na inovação para a LG, que reafirmou…
O AliExpress, empresa do Alibaba International Digital Commerce Group, anunciou nessa terça-feira (5) o seu…
A quinta edição do Red Bull Basement – evento que empodera empreendedores a darem o…
É chegada a hora de conhecer os finalistas de cada uma das 22 categorias do…
O IEEE, maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a…
Os apaixonados por games ganham novas possibilidades para amplificar a experiência sonora e jogar durante…