O período pós-pandemia fez com que as compras online se tornassem uma tendência de sucesso. De acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2024, 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras online mensalmente, movimentando cerca de R$ 186 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Esse grande fluxo de usuários, principalmente em datas especiais como a Black Friday, pode gerar problemas em sistemas de e-commerce ligados a vendas para o consumidor final. Mas não só os aplicativos de venda que passam por problemas, recentemente, os canais da Caixa Econômica Federal ficaram fora do ar por conta da alta demanda no acesso, gerando inúmeras reclamações de usuários: 71% relataram dificuldade em fazer o login, e 21% tiveram problemas com transações bancárias. Sendo assim, uma preparação prévia se torna essencial para o mercado.
A Inmetrics, líder em eficiência digital da América Latina e com mais 20 anos de expertise em engenharia de qualidade, explica como os testes de performance são o primeiro passo no plano de negócio dos comércios eletrônicos para evitar falhas e instabilidades nas aplicações. Além disso, a companhia acrescenta, que com a IA Generativa aplicada na execução dos testes de performance, eles se tornam 30% mais rápidos com diagnósticos a partir de duas semanas.
Com o teste de estresse é possível descobrir até onde a aplicação pode escalar, identificando pontos de quebra e recebendo recomendações precisas para aumentar a resiliência.
Já o teste de carga é o método para avaliar a capacidade em suportar volumes específicos de transações em determinados períodos, permitindo o direcionamento para correções. Há também os testes de pico que preparam sua aplicação para picos de acessos repentinos.
Em casos de alto volume de acessos, a Inmetrics explica que os testes permitem que aplicações transacionais tenham o desempenho avaliado, permitindo visualizar gargalos e endereçar correções de forma proativa.
“Os testes de performance são importantes, pois garantem um diagnóstico preditivo com grande capacidade para a rápida tomada de decisão. É possível garantir ao gestor a oportunidade de ação, assegurando que as aplicações possam escalar adequadamente para suportar um aumento no número de usuários e transações sem comprometer o desempenho ou prejudicar os negócios”, ressalta Thiago Cerqueira, Head de Plataformas Digitais da Inmetrics.
A preparação para os dias de pico envolve tanto a análise do desempenho do back-end, como também a experiência do usuário. É importante ter em mente que todo esse trabalho deve ser feito previamente para a tomada de decisões corretas, garantindo o tempo necessário para implementá-las e seleção das melhores técnicas que serão utilizadas, a depender do cenário.
“Na Inmetrics, por exemplo, incorporamos a inteligência artificial na execução, garantindo um ciclo mais rápido e efetivo para os testes de performance, ajudando a diagnosticar precocemente possíveis problemas que impactem transações em datas relevantes para o negócio, garantindo a maior eficiência para os clientes. Com a nossa metodologia própria, geramos benefícios como: a identificação de problemas antes de qualquer usuário, a migração para nuvem sem impactos e desempenho de todas as aplicações, inclusive em picos de utilização”, conclui.
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