Abril é o mês da Conscientização do Autismo, tendo em vista que o dia 2 de abril foi escolhido como a data mundial para esta importante campanha. Sendo assim, gostaria de aproveitar para compartilhar uma iniciativa interessante, que procura usar a tecnologia como forma de integrar crianças autistas através da contação de histórias.
O dispositivo é um modelo de fantoche de mão com um conjunto de tecnologias de hardware e software, que estimula e investiga o estado afetivo de interesse, muito relacionado à motivação das crianças autistas e a oralidade, resultado da tese de doutorado do Professor Roceli Lima da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Diferente dos tradicionais brinquedos de pano, o fantoche possui alguns componentes eletrônicos em uma pequena mochila acoplada nas suas costas: uma placa controladora Venturino, um leitor de sensor, desenvolvido pela equipe da UFRGS em homenagem ao membro do IEEE, Renato Ventura, além de uma bateria e um transmissor wi-fi.
“Quando aproximamos o fantoche que está na mão da professora, seus dados de identificação são processados pelo Venturino, que transmite a informação para um software específico, e as crianças são surpreendidas com animações dos animais representados nos brinquedos pulando e reproduzindo sons na tela ao fundo. Assim, é possível estimular o interesse de crianças que não têm a oralidade plenamente desenvolvida, criando mecanismos para nos comunicar com elas”, comenta Renato Ventura.
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