Projeto Casa Conectada WDC Networks promete democratizar e facilitar a vida de quem quer uma casa mais inteligente

Pensar numa casa inteligente, com dispositivos e eletroeletrônicos que se conectar entre si e ao mundo através da internet pode até parecer coisa de filme para algumas pessoas, mas a verdade é que isto já é uma realidade no Brasil, com diversas empresas lançando dia após dias soluções e produtos que prometem trazer esta realidade para mais perto do consumidor. Hoje conforto e segurança se unem, oferecendo o controle da iluminação, som, ar condicionado, portas, janelas etc. de uma forma fácil, seja através da tela de um smartphone ou até por comandos de voz. Mas o problema está justamente no fato de o consumidor ainda ter certa dificuldade para saber como começar, caso queira tornar sua casa mais conectada. É aí que entra a grande sacada da WDC Networks, distribuidora brasileira, com grande foco no setor de tecnologia, que juntou alguns parceiros de renome na área de IoT – Internet das Coisas – e SmartHome, para criar o projeto Casa Conectada, que promete facilitar o acesso à essas tecnologias.

 

A proposta deste projeto é oferecer uma rede de lojas, no modelo de franquia, com a marca Casa Conectada, onde o consumidor final poderá encontrar, testar e adquirir, inclusive com um pacote de instalação opcional, um sistema de automação residencial ideal para sua casa, apartamento ou pequeno negócio, adaptada ao estilo de vida e ao tamanho do bolso. A base da tecnologia será o módulo FIBARO, que utiliza sensores e acionadores sem fio, que adaptam interruptores de luz, persianas motorizadas, aparelhos de ar condicionado, câmeras de vigilância, sistemas de home cinema, smart TV e internet de forma que você possa controlar tudo a partir de um smartphone, uma central touch ou mesmo através de comandos de voz.

Contando com equipes especializadas e instaladores certificados, o cliente encontrará nas lojas Casa Conectada todo o apoio necessário para projetar e ter instalados todos os sistemas de forma rápida, sem a necessidade de alterar a rede elétrica, com passagens de cabos e fios. Assim, ambientes pequenos ou grandes podem ser modernizados com a instalação de pequenos aparelhos IoT, como módulos dimmer, sensores de fumaça, câmeras inteligentes, controles de persiana e cortina, fechaduras eletrônicas com biometria, sensores de movimento, sistema de iluminação inteligente, sensores de inundação, tudo podendo ser controlado por comando de voz através do Google Home ou Alexa.

A rede Casa Conectada contará com produtos e serviços das principais marcas que têm se consolidado no segmento de IoT e SmartHome, como Amazon, Google, D-Link, TP-Link, Fibaro, Global Caché, HikVision, iEast, Kaadas, MDD Acoustics, Samsung, Solar Energy, TouchLight, Ubiquiti, Yamaha, dentre outros.

Uma casa mais inteligente

Atualmente, com os dispositivos e adaptadores certos, é possível automatizar quase tudo dentro de uma residência, mesmo que a rede elétrica e os eletroeletrônicos atuais não sejam preparados para Internet das Coisas, uma grande diferença da automação que era realizada até pouco tempo atrás, que dependia de obras estruturais, mudança de fiação e equipamentos específicos. É possível, por exemplo, ligar e desligar as luzes com um simples toque na tela de um tablet ou smartphone, além de criar cenas conforme uma determinada ocasião, como festas, jantar, assistir TV ou apenas relaxar. Basta um toque na tela, ou mesmo um comando de voz. Também é possível sair de casa sem se preocupar em deixar luzes acessas, pois com um simples toque tudo de apaga. Ou, pode-se também, programar para que determinadas lâmpadas se acendam em horários programados, de forma que a luz da garagem esteja acessa quando alguém chegar em casa a noite, ou mesmo que as luzes da sala acendam sozinhas quando estamos viajando.

Também é possível configurar a intensidade de luz, 30%, 50%, etc., escolhendo a intensidade mais confortável e criando ambientes mais acolhedores, seja para uma leitura, dormir ou assistir um filme. Além de lâmpadas inteligentes, interruptores touch screen podem complementar a instalação, deixando o sistema de iluminação não só conectado, mas elegante e com um visual moderno também.  Assistir a um bom filme também pode ser tornar numa nova experiência, com a criação automática de um ambiente, onde com apenas um toque num botão, ou com um movimento num porta retrato digital, a TV liga, a pipoqueira começa a funcionar, a iluminação é ajustada, assim como o ar condicionado, e as persianas da sala são fechadas.

As tecnologias da Casa Conectada também podem beneficiar idosos e pessoas com mobilidade reduzida, permitindo uma maior independência. Um simples toque num botão na cabeceira da cama, por exemplo, faz as luzes do quarto e do banheiro acenderem, evitando quedas. O chuveiro também pode ser adaptado, ganhando funções inteligentes, como detectar quedas, chamar ajuda médica, disparar um alarme, etc. Tudo isso também pode ser facilitado através de comandos de voz através de dispositivos Google Home ou Alexa, assistentes de voz já disponíveis no Brasil com comandos em português.

Tanto o Google Home quanto a Alexa também podem responder perguntas, agendar tarefas, encontrar informações sobre o clima, notícias, esportes e realizar ações como ligar a luz, ar condicionado, cortinas, áudio, vídeo e muito mais dentro da Casa Conectada.

Conexão Wi-Fi de qualidade para Conectar a Casa

As redes wireless já estão presentes na maioria das casa, no entanto, ainda é muito comum reclamações dos usuários quanto a falta de cobertura de sinal em todos os ambientes. Uma casa inteligente depende de uma boa conexão para integrar as centrais e dispositivos, assim, parte das soluções oferecidas pela Casa Conectada contemplam também equipamentos para solucionar e ampliar o sinal de toda a casa, garantindo cobertura completa em todos os ambientes.

Segurança

Uma casa mais inteligente vai além de criar espaços confortáveis e práticos, mas também oferece mais segurança, com sensores de movimento integrados ao sistema de vigilância, que quando detecta um movimento, pode, por exemplo, enviar uma notificação com a gravação de vídeo direto para a tela do smartphone, onde quer que esteja. Da mesma forma, o sensor de fumaça pode enviar uma notificação tão logo seja acionado.

É possível também controle total das portas, permitindo inclusive liberar o acesso remotamente, permitindo que uma visita ou prestador de serviço entre em casa mesmo quando o usuário não estiver presente.

Geração de Energia

Casas conectadas já permitem melhorar a eficiência e a economia de energia, mas porque parar por aí, quando também é possível gerar a própria através de placas solares, uma solução moderna e ecológica, que permite usufruir de todo o conforto de uma casa inteligente sem culpa. Tudo isso é possível com soluções fornecidas pela rede Casa Conectada.

Mais informações sobre a rede Casa Conectada WDC Networks podem ser encontradas no site casaconectada.com.br


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.