A Propay, uma das principais empresas de produtos, serviços e tecnologias voltados para a área de Recursos Humanos no Brasil, comemora 25 anos de atuação com números impressionantes. A companhia alcançou mais de 200 clientes e superou a marca de 2 milhões de holerites processados anualmente, consolidando-se como referência no setor de BPO (Business Process Outsourcing) para RH. Com um índice de fidelização de clientes de 95%, a empresa já impactou diretamente mais de 100 mil funcionários de grandes corporações, incluindo Volvo, FEBRABAN, Vero, Helibras e Will Bank.
Desde sua criação, a Propay tem como missão facilitar a rotina das áreas de recursos humanos, trazendo inovação e eficiência para processos essenciais. A empresa oferece uma série de soluções personalizadas, com destaque para o processamento de folha de pagamentos e a consultoria de seguros e benefícios corporativos. Entre os serviços oferecidos no processamento de folha estão a inclusão de verbas e descontos eventuais, admissões, rescisões, controle de férias, além de outras demandas ligadas à área de pagadoria. A consultoria de seguros e benefícios, por sua vez, visa administrar, prevenir e solucionar problemas, além de melhorar continuamente a experiência dos colaboradores.
De acordo com Leandro Bonetti, CEO da Propay, essas soluções são desenhadas para garantir maior segurança e eficiência nas operações de RH, o que também se traduz em melhores resultados financeiros para os clientes. “Desde o surgimento, nosso objetivo é facilitar o dia a dia do setor de RH, beneficiando tanto os profissionais da área quanto os funcionários das empresas. Nos tornamos especialistas em BPO de folha de pagamento e consultoria de seguros e benefícios, sempre conectando as melhores tecnologias do mercado“, explica Bonetti. “Processamos simultaneamente dados de empresas que atuam com múltiplas plataformas e configurações tecnológicas variadas, e todo o nosso trabalho é personalizado para cada cliente, o que é um grande diferencial”, acrescenta.
A importância da tecnologia para o RH
O setor de recursos humanos vem passando por uma transformação significativa nos últimos anos, e a Propay tem sido uma protagonista nesse processo. Apesar da evolução tecnológica, uma pesquisa da SAGe (Sistema de Apoio à Gestão do Fomento) revelou que mais de 60% dos líderes empresariais ainda enxergam o RH como uma área puramente administrativa, uma visão que a Propay busca mudar. A automação de tarefas repetitivas e burocráticas, promovida pela empresa, permite que os profissionais de RH se dediquem a atividades mais estratégicas e focadas no bem-estar dos colaboradores.
“Acreditamos que o foco dos profissionais de RH deve estar em atividades estratégicas. Por isso, tarefas morosas precisam ser automatizadas para que os colaboradores possam usar seu tempo e habilidades de maneira mais inteligente”, comenta Bonetti. O CEO destaca ainda que a atualização constante é fundamental no mercado de RH, como apontado por um estudo da Gartner, que indica que dois em cada três líderes de RH acreditam que a eficácia das suas funções diminuirá sem a adoção de novas tecnologias. “Estamos atentos a esse cenário e seguimos investindo em inovações para manter o RH conectado, ágil e eficiente“, afirma.
Uma trajetória de sucesso e inovação
A história da Propay começou em 1999, quando os amigos Mark Barcinski e Alexandre de Botton identificaram uma oportunidade de mercado no processamento de folhas de pagamento, então um serviço praticamente inexistente no Brasil. No início, a conquista de clientes foi desafiadora devido à novidade do negócio, e o primeiro cliente, com cerca de 100 funcionários, só foi adquirido após meses de trabalho. No final dos anos 2000, a empresa começou a crescer, conquistando clientes maiores, incluindo um com mais de mil colaboradores.
Com o passar dos anos, a Propay diversificou seus serviços. Em 2006, lançou uma corretora de seguros e benefícios, e em 2016 adquiriu a operação de outsourcing de folha de pagamento da Totvs, o que trouxe maior robustez e consolidou sua posição no mercado. Nos últimos anos, a Propay investiu fortemente em tecnologia, desenvolvendo soluções baseadas em nuvem que garantem maior segurança, performance e flexibilidade para os clientes. Em 2021, a empresa implementou essa nova tecnologia, migrando seus clientes de servidores locais para um sistema mais moderno, ao mesmo tempo em que firmava parcerias estratégicas com empresas como Oitchau, Unico e Bondy, ampliando seu portfólio.
“A ampliação do nosso portfólio de soluções sempre foi um dos nossos principais objetivos. Continuamos investindo em novos caminhos e tecnologias que aprimoram os serviços que oferecemos”, conta Bonetti. O resultado desse esforço pode ser visto nas mais de 20 premiações que a Propay já recebeu, incluindo Top 5 – Melhor Consultoria de Benefícios (Top Of Mind), Melhores Fornecedores para RH (Gestão RH) e o selo Great Place to Work (GPTW).
O futuro da Propay
Com uma equipe de cerca de 300 colaboradores e uma abrangência nacional, a Propay segue apostando em inovações para se manter à frente no setor de BPO de RH. A empresa espera crescer entre 15% e 20% ao ano, fortalecendo ainda mais sua atuação com base na tecnologia e na excelência dos serviços prestados.
“O DNA da Propay sempre foi atender com excelência e acompanhar as tendências do mercado para entregar as melhores soluções. Estamos muito orgulhosos de chegar aos 25 anos com uma trajetória de sucesso, inovação e parcerias estratégicas. Nossa meta é continuar expandindo e oferecendo aos nossos clientes as ferramentas que eles precisam para alcançar resultados cada vez melhores”, conclui Bonetti.