Com a crescente demanda por eficiência e inovação na criação de jogos digitais, a Razer anunciou duas novas ferramentas baseadas em inteligência artificial que prometem transformar o processo de desenvolvimento: o Razer Game Assistant e o QA Companion. As soluções serão disponibilizadas globalmente no AWS Marketplace, tornando-se acessíveis a estúdios de todos os portes por meio da infraestrutura escalável da Amazon Web Services (AWS).
O lançamento marca um novo capítulo na atuação da Razer, tradicionalmente reconhecida pelo hardware gamer, mas que agora se posiciona de forma mais ampla como fornecedora de tecnologia para estúdios de desenvolvimento. Ambas as ferramentas foram construídas com base no Amazon Bedrock, plataforma de IA generativa da AWS, e integram o ecossistema WYVRN, voltado exclusivamente para criadores de jogos.
IA no centro da criação e dos testes
Apresentado na CES 2025 como Project AVA, o Razer Game Assistant usa inteligência artificial para oferecer dicas em tempo real, insights pós-partida e relatórios personalizados. A ferramenta pode ser adaptada conforme o gênero ou jogo, o que permite entregas mais precisas e contextualizadas aos jogadores. Além de ajudar a melhorar a performance, o assistente também analisa dados de hardware para fornecer orientações otimizadas ao usuário.

Por outro lado, o QA Companion foca na automação do controle de qualidade. A ferramenta detecta bugs, falhas de desempenho e travamentos de forma autônoma, gerando relatórios prontos para análise e facilitando a atuação das equipes de QA. Compatível com engines como Unity e Unreal, o Companion oferece modelos pré-configurados que agilizam o início dos testes, reduzindo o tempo de desenvolvimento e aumentando a confiabilidade do produto final.

A Razer também firmou uma parceria com a Side, empresa especializada em serviços de testes para a indústria de games. A colaboração visa explorar novas abordagens em automação de QA, combinando as tecnologias de IA da Razer com a experiência da Side em testes e garantia de qualidade.
Escalabilidade com a nuvem da AWS
A escolha da AWS como plataforma para distribuição das ferramentas reflete a aposta da Razer na escalabilidade e segurança da nuvem. Com o suporte da infraestrutura global da Amazon, as ferramentas poderão ser integradas rapidamente aos pipelines de produção de estúdios independentes e AAA.
“Com o lançamento das Ferramentas de Desenvolvimento com IA da Razer, estamos muito animados para fortalecer a nossa parceria com a AWS,” declarou Quyen Quach, vice-presidente de Software da Razer. “Ao combinar nossa agilidade em prototipagem com a escalabilidade da nuvem, estamos habilitando a próxima geração de tecnologias para a criação e o desenvolvimento de jogos.”
“A indústria de games tem impulsionado os limites das tecnologias emergentes,” afirmou Gunish Chawla, diretor-geral do setor comercial da ASEAN na AWS. “Nossa colaboração com a Razer mostra como o desenvolvimento de ferramentas de IA na nuvem pode acelerar a inovação sem comprometer a qualidade.”
Disponibilidade e próximos passos
As ferramentas Razer Game Assistant e QA Companion estão em fase beta com estúdios selecionados e serão disponibilizadas em breve para o público por meio do AWS Marketplace. A expectativa é que a integração com a nuvem reduza barreiras técnicas e facilite a adoção dessas soluções, tornando o desenvolvimento de jogos mais rápido, inteligente e acessível.