O primeiro dia do 12º Encontro Nacional de Provedores, promovido pela Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT), teve como um de seus temas centrais o futuro das telecomunicações do Brasil pós Leilão do 5G. Considerado o principal e maior evento do setor na América Latina, o encontro está reunindo empresários, empresas e especialistas do setor no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A programação e inscrições estão disponíveis no site oficial do evento .
Em seu discurso de abertura, André Felipe Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da ABRINT, destacou os desafios atuais vivenciados pelo setor, como a necessidade da reforma tributária, a regulamentação dos postes e a transformação digital vivenciada ao longo da pandemia. Basílio Perez, Presidente da Federação de Associações e Câmaras de Provedores de Internet da América Latina e Caribe (LAC-ISP) e conselheiro da ABRINT, comentou a respeito do trabalho desenvolvido pelo LAC-ISP em prol da integração de organizações representativas de provedores de Internet e seus associados. Abraão Balbino e Silva, superintendente de Competição da ANATEL, abordou a presença de provedores regionais no resultado do Leilão do 5G e a sua importância para a transformação digital e o desenvolvimento do país. André de Sousa Costa, Secretário Especial de Comunicação do Ministério das Comunicações, destacou a importância do atendimento personalizado que os ISPs prestam aos consumidores. E Artur Coimbra, Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, falou sobre a aproximação da ABRINT com o poder público para destacar a imagem institucional dos provedores regionais, bem como sobre o relacionamento com os órgãos reguladores e a esfera governamental, o empreendedorismo dos ISPs e a entrada dos provedores regionais no 5G.
Encerrando a solenidade, foi exibido o vídeo do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que destacou o trabalho do governo em promover o uso das tecnologias pela população durante a pandemia no ensino e no trabalho remoto, a rapidez na inclusão digital por meio dos programas Wi-Fi Brasil, Norte Conectado e Nordeste Conectado, o resultado do Leilão do 5G, que mostrou a confiança do mercado no Brasil e as vantagens competitivas que o país terá frente aos seus pares em toda a América Latina.
No painel “O que vivemos, como estamos e para onde vamos?”, os conselheiros da ABRINT e empresários Basílio Perez, Liandro Carniel, Wardner Maia, Aristóteles Dantas, Everson Mai e Sidnei Batistella relembraram o começo de suas trajetórias no setor, falaram das expectativas dos clientes e dos desafios no começo da prestação dos serviços e no momento atual e trouxeram para os congressistas as perspectivas futuras pós-Leilão do 5G. Moderados por Tiago Melo, empresário e conselheiro da ABRINT, os painelistas destacaram a importância de se manter a proximidade com os clientes, que esperam, com o advento do 5G, mais conectividade, mais estabilidade e um serviço com cada vez mais qualidade.
A palestra “Gestão 4.0“, com o empresário Bruno Nardon, fundador e mentor do G4 Educação, foi marcada pela interação com o público e o debate de estratégias de apoio aos gestores em suas jornadas de transformação. Considerado um expert em growth hacking, Bruno Nardon também é investidor anjo em mais de 20 startups, e compartilhou com o público do evento suas experiências na avaliação de negócios e na definição das estratégias de crescimento destes.
Com moderação de Breno Vale, Conselheiro da ABRINT, o painel A nova realidade das fusões e aquisições contou com as participações de Droander Martins, CEO da VISPE Capital, Leonardo Moura, Sócio da XP Investimentos, Dr. Paulo Henrique da Silva Vitor, sócio administrador do Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, e Valder Nogueira, diretor de Investment Banking do Santander.
Sobre o perfil dos investidores do setor, foi destacado que estes buscam empresas organizadas, com boa reputação e sólidos processos de governança. Quanto aos aspectos jurídicos da venda de um ISP, foi abordada a fusão de provedores como uma alternativa para se fortalecer no mercado, que podem gerar ao empreendedor mais acesso ao capital, consolidação no mercado, ganho em escala, maior poder de negociação com fornecedores de tecnologias e a manutenção do DNA de atendimento personalizado dos ISPs, algo que os grandes provedores não possuem. Já nos aspectos econômicos, foi destacado o protagonismo dos provedores como o grande consolidador do segmento, mediante fusões ou aquisições, com 99% dos negócios entre os próprios provedores. E, por fim, a tendência para o biênio 2022/2023 é que haja um aumento das fusões entre os ISPs (visando maior competitividade, sobretudo com o advento das redes neutras), a entrada dos fundos de infraestrutura (que são mais estratégicos e investem mais ao longo prazo), com a consequente separação da infraestrutura dos assinantes – o que consequentemente requer a regularização dos postes e a padronização das redes.
Fechando o dia, o painel Experiência do Cliente, mediado por Liandro Carniel, conselheiro da ABRINT, Rogério Couto e Ronaldo Couto, Sócios do PROISP, Cenerli Alexandre, head de Experiência do Cliente e Marketing da FS Security e Alonso Oliveira, conselheiro da ABRINT falaram sobre suas experiências enquanto empreendedores e sobre a importância de se manter a empatia com o cliente, entendendo as suas expectativas, prestando atendimento de forma personalizada e correspondendo à confiança depositada pelos consumidores.
A 12ª edição do seu Encontro Nacional de Provedores, realizado pela Associação Brasileira dos Provedores de Internet (ABRINT), que começou nesta quarta-feira (8 de dezembro), conta com transmissão parcial pelo YouTube .
Próximas palestras – Programação do evento
O segundo dia, 9 de dezembro, será aberto com o painel “O futuro do compartilhamento de postes“, seguido pelo debate “Redes Neutras – Desafios e Oportunidades“. Após a pausa para o almoço, será realizado o painel “América Latina Conectada”, a palestra “Diferenciação das Marcas” com Pedro Superti e o painel “Reforma Tributária”.
E na sexta-feira 10 de dezembro, último dia do encontro, a ABRINT trará os painéis “O futuro das telecomunicações: o pós-Leilão 5G” (com presença confirmada de Fábio faria, ministro das Comunicações), o painel da Câmara ABRINT Mulher, intitulado “Substantivos Femininos“, e “Acesso ao Crédito: Convênio BRDE“, além da palestra “Mega Tendências 2022: Tecnologias & Negócios com foco na Hiper Conveniência” com Arthur Igreja. A programação completa, com os nomes dos palestrantes e mediadores para cada tema, e informações sobre inscrições podem ser acessadas aqui .
Encontro Nacional de Provedores ABRINT 2021
- Data: 8 a 10 de dezembro, a partir das 10h
- Local: Centro de Convenções Frei Caneca (4º, 5º e 6° andares) – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP
- Programação e mais informações sobre evento clique aqui.