Uma nova série de smartphones da LG chegou ao Brasil, para fazer companhia as já consolidadas Séries G, K e X. A Série Q chega para ocupar o espaço intermediário entre as linhas K, também no segmento intermediário, mas de baixo custo, e a linha G, que ocupa o espaço de smartphones high-end da empresa.
Testamos o modelo Q6+. Confira abaixo nossas impressões sobre o lançamento da LG.
Design
O LG Q6+ é um aparelho com design interessante, simples, porém bonito. Tem um acabamento muito bom, com ótima construção, apesar de sua traseira de plástico e que tende a riscar com certa facilidade.
Já a moldura de metal é feita de alumínio de série 7000 – especificações de uma liga altamente resistente utilizada em construções aeroespaciais e marinhas, que é um componente que dissipa a energia de impacto – que além de oferecer resistência, pelo menos nas laterais do produto, ajudam no bom visual do aparelho.
A tela FullVision de 5,5 polegadas, com proporção 18:9, permite termos um aparelho compacto, mesmo com tela grande. Na prática, temos uma tela de 5,5” num corpo de 5”. Colabora ainda o fato de termos poucas bordas ao redor da tela. O display FullVision oferece uma área de visão 11,3% superior a de smartphones equipados com displays tradicionais de 16:9.
Com um corpo compacto, principalmente em relação a sua tela, o LG Q6+ é um smartphone confortável de segurar, com uma pegada agradável, mesmo quando usado com apenas uma mão.
Tendo em vista o uso de botões de navegação virtuais, abaixo da tela temos apenas o logo da LG, tão discreto que dependendo do ângulo quase não se vê.
Na lateral esquerda do aparelho, além do botão de volume, localizam-se dois compartimentos do estilo gaveta, que precisam ser abertos com o auxílio de uma chave, já bem comum hoje em dia. No compartimento inferior há espaço para um nanoSIM e microSD, enquanto no outro compartimento há o espaço para o segundo nanoSIM.
Na traseira câmera localiza-se no canto superior esquerdo, posição que eu não gosto muito, pois é muito fácil dar uma dedada na lente durante um vídeo ou foto. Ao lado da lente há o flash LED e na parte inferior o alto falante e o logo Q6+.
Infelizmente, o Smart Button, lançado e tão defendido pela LG, tem perdido cada vez mais espaço nos lançamentos da marca, tanto que nesta nova linha ele nem mesmo está presente.
Tanto o celular Q6 quanto o celular Q6+ estarão disponíveis em 3 cores: Black, Platinum e Rose Gold.
Tela
Falamos acima da proporção 18:9 da tela de 5,5 polegadas do LG Q6+. Isso quer dizer que temos uma tela grande, mas não só isso, a qualidade também é muito boa. Com resolução Full HD 2160×1080, 442 ppi, o display IPS LCD oferece cores nítidas e vivas, com excelente contraste e ângulo de visão, característica das telas IPS.
Câmera
Durante o lançamento do aparelho, a LG deu um grande destaque à câmera, afinal de contas, é uma das funções mais utilizadas no dia a dia. A empresa diz ter investido esforços para produzir uma boa câmera no smartphone. E como eu sempre falo, criar expectativa demais pode ser um problema, pois a decepção pode ser grande. Infelizmente foi o que aconteceu com o LG Q6+.
Com 13MP megapixels, flash LED e abertura f/2.2, a qualidade das fotos tiradas deixa a desejar. Além das imagens apresentarem muitos ruídos em ambientes com baixa iluminação, falta vivacidade nas cores, mesmo à luz do dia, como é possível perceber nos exemplos abaixo.
Esta é uma fotografia tirada com o HDR ativo, em ambiente fechado e iluminação precária. Há pontos positivos e negativos em relação a câmera aqui. Primeiro, chama a atenção o fato de no geral a captação de luz ter sido boa, pois mesmo com iluminação baixa temos a luz tanto no palco quanto na plateia. Porém isso é muito graças ao software, sendo que o resultado é uma imagem com muito ruído. Tanto que apesar de claros, os personagens no palco não são distinguíveis, o que fica ainda mais evidente quando damos um zoom ou crop na imagem.
Uma foto noturna. É possível perceber a dificuldade que a câmera tem pra lidar com o processamento, deixando a imagem borrada e cheia de ruído.
Um legítimo prato MasterChef. Fotos de comida dominam redes sociais como Instagram e Facebook. É possível perceber que o LG Q6+ consegue garantir o básico para este propósito, ainda que tenha tido um pouco de trabalho na hora de cravar o foco com esta distância, além de acertar a iluminação, que neste caso precisou do flash para complementar.
Outra experiência fotográfica culinária, mas desta vez tentei tirar sem o flash. O Lugar é exatamente o mesmo da última foto. A foto ficou relativamente boa, mas deixa a desejar em textura, vivacidade das cores e contraste.
Um foto digna da primavera. Flores, cores e tudo mais. Infelizmente, além do branco estourado, apesar de estar um tempo nublado, e não sol, falta mais uma vez vivacidade e contraste.
Esta é a que considero a melhor foto tirada com o LG Q6+. Curiosamente, se prestarmos atenção, veremos boa parte dos problemas apontados acima, mas alguns deste acabaram causando um efeito visual legal, criando movimento, dramaticidade e uma beleza melancólica. A questão é, quanto disso é graças a capacidade da câmera e quanto foi pura sorte mesmo.
O Q6+ também conta com uma câmera frontal de 5MP e lente grande angular de 100º, que aumenta o campo de visão durante as selfies, como no exemplo abaixo.
O LG Q6+ também grava vídeos com resolução 1920 x 1080. Clique aqui para conferir um exemplo de vídeo produzido com o LG Q6+.
Armazenamento
Hoje em dia, com o tamanho de alguns aplicativos, principalmente jogos, que passam facilmente de 1GB, quanto mais capacidade de armazenamento melhor. Por isso os 64 GB do LG Q6+ são muito bem-vindos, ainda mais considerando que são poucos os aparelhos do segmento intermediário com essa capacidade.
Além disso, o usuário ainda conta com suporte a cartão de memória microSD de até 2 TB.
Sistema e Recursos
A LG utiliza uma interface personalizada em seus smartphones, a LG UI, que está atualmente na versão 4.0. Esta interface, no Q6+ está construída sobre o Android 7.1.1. A LG UI em si é um interface leve e fluída, que não desvirtua o Android, mas apenas agrega algumas funcionalidades e aplicativos.
Em outros tempos, as empresas adoravam encher seus aparelhos com aplicativos exclusivos, que geralmente eram inúteis. Hoje em dia a coisa mudou um pouco, com as fabricantes tendo mais preocupação em incluir aplicativos que realmente agreguem valor ao produto, ou mesmo se utilizando de recursos já presentes no próprio sistema.
É o caso da divisão de tela, possibilitando a abertura de dois aplicativos ao mesmo tempo. Contatos, Música e Calendário foram especialmente desenvolvidos para tirar o melhor proveito desse recurso.
Infelizmente o LG Q6+ não conta com sensor de impressões digitais, o que faz falta, ainda mais considerando o porte do aparelho, assim como seu preço. A solução de contorno adotada pela LG, o velho e conhecido Reconhecimento Facial, numa versão aprimorada.
O recurso funciona muito bem, embora as vezes demore um pouco para reconhecer o rosto, o que pode causar algum incomodo.
A LG promete recursos de segurança avançados, tornando mais difícil desbloquear a tela utilizando uma imagem ou vídeo, como era facilmente possível nas primeiras gerações do recurso.
Temos ainda o Google Assistente, assistente virtual inteligente com reconhecimento de voz; resposta rápida e para quem nem é preciso falar uma frase completa para entender as coordenadas – apenas as palavras-chave são suficientes para que o sistema reconheça as informações e seja responsivo.
O QuickMemo+ é um aplicativo de notas da LG, muito bem construído e que se incorpora ao sistema, de forma que seja possível, por exemplo, capturar uma tela e fazer anotações sobre ela. Além disso, ele pode ser sincronizado através de uma conta, com outros aparelhos compatíveis.
Por fim, o LG Q6+ conta também com recepção de TV Digital. Basta acoplar a antena que acompanha o produto (em nossos testes não foi possível captar o sinal sem o acessório) e abrir o aplicativo.
Desempenho
O processador do Q6+ é Qualcomm Snapdragon 435, apoiado por 4GB de RAM, que na prática conseguem garantir um desempenho redondo e fluído, rodando tranquilamente todos os aplicativos e jogos testados.
Bateria
Chegamos a este assunto tão capcioso no mundo dos smartphones. O LG Q6+ é um smartphone com autonomia razoável, variando, é claro, dependendo das diferentes condições de uso.
Confira abaixo como se saiu na prática a bateria de 2900mAh nos testes realizados.
Disponibilidade e Preço
O LG Q6+ foi lançado com preço sugerido de R$ 1599,00, mas já pode ser encontrado em algumas lojas por menos de R$ 1400,00.