Os smartphones já fazem parte da nossa vida, estando presentes em todos os momentos e situações. Sendo assim, é natural que acessórios sejam desenvolvidos para proporcionar o máximo de aproveitamento de nossos dispositivos, aumentando funcionalidades e a praticidade no uso de nossos companheiros no dia a dia. Um dos tipos de acessórios mais procurados são os fones de ouvido, sendo que os modelos sem fio têm ganhado cada vez mais espaço, tanto que fabricantes já começaram até a lançar smartphones sem o famoso conector p2, forçando assim o uso de dispositivos do tipo.
Testamos um dos produtos oferecidos pela Motorola, o Moto Pulse, um dispositivo sem fio, com conexão via Bluetooth. Confira abaixo todos os detalhes desta experiência.
Design
O Moto Pulse possui um design bonito e elegante, porém falha na construção. Primeiramente, o produto parece ser muito frágil, principalmente nas hastes e fones. Dá muito medo de leva-lo, por exemplo, numa mochila com outras coisas. Outro problema está no fones de ouvido, que não ficam firmes, escorregando dependendo do movimento. O headset chega a cair em alguns momentos.
O aro é revestido com tecido, que passa uma sensação de produto barato, quase como uma tiara barata de cabeça.
Por outro lado o headset é muito confortável, tanto na cabeça quanto no pescoço. É bem leve e é possível até esquecer que estamos usando. A cobertura do auricular é boa e confortável, sendo de um bom tamanho para gerar conforto sem se tornar grande e inconveniente.
No auricular direito temos os botões de controle, numa posição excelente e de fácil acesso, já que ao levantarmos a mão à orelha automaticamente tocamos os botões com o nosso polegar. Temos os botões de energia, controles de volume, um botão multifunção, o LED de status e a porta microUSB.
O Moto Pulse possui as seguintes dimensões: 204 x 175 x 57,5 mm. É um fone leve, com 111 g apenas. Não é à prova d’água e pode ser encontrado nas cores preta e branca.
Som
Estamos falando de um fone de ouvido, sendo assim é importante avaliarmos a qualidade do som do produto. A qualidade sonora é boa e límpida, proporcionando uma experiência agradável, pelo menos para um público menos exigente, que aparentemente é o público-alvo do produto. Quem procura um fone de ouvido com melhor distinção de graves, médios e altos e detalhes de áudio, talvez prefira produtos mais avançados.
Um ponto a melhorar que encontramos durante os testes foi na qualidade de áudio durante chamadas telefônicas, onde as vozes ficam com aspecto metalizado, enquanto para quem ouve do outro lado tem a percepção de som abafado e distante. Outra dificuldade está na realização de chamadas em ambientes barulhentos, como uma rua movimentada ou mesmo em situações de vento, que podem acabar comprometendo ainda mais a qualidade da ligação.
Conectividade
O Pulse se conecta via Bluetooth 4.1, só. Não há a possibilidade de conexão por fio, o que não chega a ser um problema, já que não é realmente o objetivo do produto. O produto mantém a conexão por uma boa distância do aparelho, aproximadamente 18 metros, de acordo com a Motorola, sendo que durante os testes chagamos bem próximo disso, além de funcionar de forma bem satisfatória mesmo em outros ambientes separados por paredes.
O produto se conectou com facilidade em todos os dispositivos testados, smartphones, tablets e mesmo computadores com Windows e OS X.
O fone oferece microfone interno para atender ligações, entrada micro USB e permite parear com dois dispositivos ao mesmo tempo.
Bateria
A Motorola informa uma autonomia de 18 horas e é bom saber que nos testes chegamos bem perto desta marca de forma satisfatória. Foram mais de 15 horas conectado, antes de desligar por falta de bateria.
Disponibilidade e Preço
O Moto Pulse pode ser encontrado nas lojas brasileiras por aproximadamente R$ 230,00.