Review | Sony Xperia L1

Ainda que a Sony pareça meio distante da disputa da grandes fabricantes de smartphones, a verdade é que a empresa ainda é um forte player no mercado, contando ainda com muitos admiradores da marca. Sendo assim, é importante que possam oferecer aparelhos para as mais variadas faixas de mercado. Assim, no segmento de baixo custo, o Xperia L1 é um dos destaques, que nós tivemos a oportunidade de testar e relatamos tudo nesta análise.

Design

O Sony Xperia L1 segue o mesmo padrão visual já consolidado da linha Xperia, podendo ser facilmente confundido à primeira vista com outros aparelhos da marca. Com 151 x 74 x 8,7 mm e pesando 180 gramas o L1 possui um tamanho que favorece uma pegada agradável, harmonizada por uma estrutura de bordas arredondadas.

O aparelho é bonito e durante todo o tempo de testes se mostrou resistente. Certamente um item que faltou foi o sensor biométrico, que já tem se difundido aos poucos em smartphones do mesmo segmento e se destacado como um diferencial.

Na frontal do aparelho temos um bom aproveitamento dos espaços laterais da tela, onde praticamente não há bordas, ainda que nas partes superior e inferior tenhamos as espaçosas bordas da Sony, uma marca registrada de seu design.

 

Tela

O Sony Xperia L1 possui uma boa e grande tela de 5,5 polegadas, com resolução de 720p. A tela é boa, mesmo com resolução HD apenas, sendo que o destaque fica por conta do excelente brilho, que deixa a imagem mais agradável na reprodução dos mais diversos conteúdos, sendo possível o uso com facilidade mesmo sob forte luz do Sol.

 Câmera

Um dos itens mais de maior interesse dos consumidores ao comprar um smartphone hoje em dia é a câmera, o que geralmente acaba gerando situações controversas nos modelos mais populares, que muitas vezes falham na hora de entregar um recurso descente. Felizmente este não é o caso do L1. Sua câmera pode não ser espetacular, mas acaba se tornando um bom custo-benefício neste quesito, com uma câmera principal de 13 MP com qualidade boa no registro de fotos e vídeos do dia a dia.

Mas como só falar não diz nada em termos de imagens, vamos ao que importa, imagens capturadas na prática, nas mais diversas situações e condições do dia a dia durante o tempo em que testamos o aparelho.

Uma foto tirada num final de tarde, onde o que tínhamos era basicamente iluminação artificial. Apesar da falta de vivacidade e textura, temos brilho e nitidez que se destacam.

Aqui já era o início da noite, quando flagramos o In(visível) na Elephant Parade em São Paulo. Mesmo com pouca luz, a câmera garantiu uma imagem boa o suficiente para compartilhar a arte nas redes sociais.

Fotografia de comida não pode faltar, até porque, é uma das formas de mostrar a qualidade da câmera com objetos próximos da lente, um estilo próximo da macrofotografia. Aqui temos uma boa foto, que lida bem com situações dissonantes do cenário, oferecendo uma captura precisa e nítida.

Fotografia noturna, iluminação baixa. O resultado é bastante ruído, fato, mas por conta do esforço do software para apresentar uma imagem clara. Podemos dizer que o objetivo se cumpriu, e a imagem ficou boa o suficiente para registrar o momento.

O Xperia L1 também possui uma câmera frontal de 5 MP com qualidade aceitável, mesmo em ambientes com pouca iluminação.

Sistema e Recursos

Equipado com o Android 7.0 Nougat o Sony Xperia L1 apresenta um bom desempenho em relação ao software, que oferece uma boa interface e usabilidade, mesmo com as já conhecidas personalizações da marca, que são leves em comparação à outras fabricantes, tornando a navegação até agradável.

Como sempre, a Sony embarca alguns bloatware em seu aparelho, alguns úteis, outros totalmente dispensáveis. A empresa insiste em seus aplicativos proprietários de Música, Álbum e Vídeo, sendo que a galeria acaba sendo bem-vinda, principalmente para quem não curte o Google Fotos, que se tornou padrão no Android. O aplicativo Criador de Vídeo é outro que se destaca pela praticidade na criação de clipes com fotos e vídeos registradas com a câmera do produto. Já aplicativos como What’s New e Xperia Lounge beiram o dispensável.

Armazenamento

A capacidade de armazenamento interno do Sony Xperia L1 é de 16 GB, uma quantidade de memória considerada baixo hoje em dia, quando temos aparelhos intermediários sendo lançados com 64 GB. O que ajuda aliviar está deficiência é o suporte à cartão microSD de até 256 GB.

Desempenho

Em relação ao desempenho de hardware, é possível sentir uma certa limitação do processador Quad-core MediaTek MT6737T de 1,45 GHz, em conjunto com 2 GB de RAM. Durante a execução de aplicativos, principalmente jogos, mesmo não tão pesados, em alguns momentos sentíamos uma certa lentidão. O aparelho não chegava a travar, apesar de alguns engasgos, porém casos bem pontuais, mas sempre que se exigia um pouco mais do hardware, ele parecia se arrastar com morosidade.

Bateria

A bateria é um ponto que a Sony sempre destaca em seus lançamentos, porém acaba decepcionando na prática. O Xperia L1 não é um super smartphone, com uma mega tela, recursos e nada que cause um aumento substancial do consumo da bateria, porém, mesmo assim, a capacidade de 2.620 mAh não parece dar conta.

Como pode ser visto na imagem acima, de testes realizados e monitorados com o aplicativo GSam Battery Monitor, sem nenhum recurso de economia de energia, não conseguimos passar de 10 horas de uso.

Apenas como o Modo STAMINA, que restringe o desempenho do aparelho e inibir funções, para economizar energia, conseguimos passar desta marca, porém o ganho não foi tão significativo, sendo que o máximo que conseguimos foi chegar a pouco mais de 12 horas de uso.


Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.