A Riot Games acaba de anunciar uma importante novidade para a comunidade gamer no Brasil. A empresa reestruturou a área de Competições Organizadas, criando um hub específico para oferecer suporte e recursos a terceiros que desejam promover torneios e eventos com os jogos da marca, como League of Legends, Wild Rift, VALORANT e Teamfight Tactics. A iniciativa busca fomentar o cenário competitivo amador, engajando tanto jogadores quanto organizadores locais.
A plataforma, criada em parceria com a Monosup, visa proporcionar um ponto de contato contínuo com a comunidade, garantindo suporte técnico e promocional, especialmente para aqueles que não dispõem de recursos próprios para organizar eventos. Além disso, o projeto pretende oferecer incentivos como recursos visuais, itens de premiação, insights de pesquisa e monitoramento de resultados.
‘Uma das prioridades de nosso time em 2025 é se aproximar destes terceiros interessados em realizar eventos com nossos jogos e por isso estruturamos a área responsável por esta frente, de modo que tenhamos um contato frequente e simplificado com estes novos parceiros. O objetivo é que os eventos realizados estejam cada vez mais alinhados com as novidades da Riot, levando a melhor experiência para os nossos jogadores, e claro, ampliando e reconhecendo também o trabalho destes terceiros, que é tão importante para nossa comunidade’, afirma Natália Arantes, Gerente Sênior de Comunicação e Marketing da Riot Games Brasil.
Reconhecimento aos organizadores
A Riot Games quer valorizar os parceiros que ajudam a fortalecer o cenário competitivo local. Para isso, a área de Competições Organizadas contará com premiações anuais para os 30 melhores organizadores, além de benefícios exclusivos para os mais ativos. O objetivo é incentivar a criação de eventos alinhados com as atualizações e campanhas dos jogos da Riot.
Segundo Tomás Macul, fundador da Monosup, os organizadores de torneios desempenham um papel essencial como líderes de comunidades locais, e a Riot pretende fortalecer essas parcerias ao longo do ano: ‘Os organizadores de torneios são líderes de comunidades locais espalhadas por todo o Brasil e queremos prestar um apoio exclusivo em nosso país a fim de incentivar a realização de mais torneios, com mais qualidade, ao longo do ano.’
Parcerias e eventos universitários
A iniciativa também abrange competições amadoras no ambiente universitário. Desde 2023, a Riot já promove o programa Collegiate, em parceria com a AcadArena, apoiando competições entre atléticas e estudantes de todo o Brasil. Agora, o projeto será integrado à área de Competições Organizadas, ampliando seu alcance e incentivando novos eventos estudantis.
‘Sabemos que está no DNA do brasileiro competir e torcer com muita garra e paixão. A nova estrutura de Competições Organizadas chega então para oficializar e dar suporte a mais torneios, eventos e ações de terceiros que se identificam com os jogos da Riot, transformando-os em pontos de contato direto com nossa audiência’, conclui Natália.
Como se tornar um organizador parceiro
Os interessados em saber mais sobre como organizar seu torneio com jogos da Riot devem acessar este Guia e o cadastro para se tornar um organizador parceiro deve ser feito através deste link.