Está chegando a hora de mais um serviço/ferramenta do Google ir para o cemitério. Pois é, isso é algo tão constante, que é motivo de piadas, sendo que membros desta grande rede de computadores, a internet, que como sabemos, não perdoa, criaram até O Cemitério Google – The Google Cemetery, que registra todos os documentos da gigante que não deram certo.
Até o momento, 44 produtos são listados no site, que já inclusive já tem a lápide do moribundo Google+, rede social da empresa, que por mais que tivesse um enorme potencial, nunca passou de uma boa tentativa, não conseguindo nem suceder ao também finado Orkut, muito menos fazer frente ao principal rival, Facebook.
O Google anunciou em dezembro de 2018 a desativação das contas pessoais do Google+, marcada para abril de 2019, devido ao pouco uso e aos desafios envolvidos na manutenção de um produto de qualidade que atendesse às expectativas dos consumidores. Neste fim de semana, a empresa informou aos usuários as próximas etapas do processo, incluindo como fazer o download das suas fotos e de outros conteúdos.
Em 2 de abril de 2019, todas as contas e quaisquer páginas do Google+ serão desativadas, e todo os conteúdos excluídos. As fotos e os vídeos do Google+ no Arquivo dos álbuns e as páginas do Google+ também serão excluídas. Mas é possível fazer o download e salvar seu conteúdo. Basta fazer isso antes de abril. Confira abaixo o passo a passo:
Fazer o download de todos os dados do Google+
- Acesse a página Fazer o download dos seus dados. Talvez você precise fazer login.
- Desmarque as informações do Google+ que você não quer incluir no download Desativado.
- Clique em Próxima.
- Escolha um tipo de arquivo.
- Escolha como você quer que seus dados sejam entregues.
- Clique em Criar arquivo.
Observação: se você quiser fazer o download do conteúdo das páginas do Google+, faça login usando sua conta da página do Google+.
Fazer o download de dados específicos do Google+
Em vez de fazer o download de todos os seus dados, você pode selecionar dados específicos do Google+, como fotos, eventos ou postagens.
- Acesse a página Fazer o download dos seus dados. Talvez você precise fazer login.
- Ao lado do tipo de conteúdo de que você quer fazer o download, como o stream do Google+, clique na seta para baixo.
- Clique em Selecionar dados específicos.
- Selecione os dados específicos para fazer o download.
- Clique em OK.
- Clique em Próxima.
- Escolha um tipo de arquivo.
- Escolha como você quer que seus dados sejam entregues.
- Clique em Criar arquivo.
Uma informação importante: Fotos e vídeos armazenados em backup no Google Fotos não serão excluídos. Resta-nos torcer para que o excelente serviço de fotos não tenha o mesmo e triste destino.
O processo de exclusão de conteúdo das contas pessoais do Google+, das páginas do Google+ e do Arquivo dos álbuns levará alguns meses, e o conteúdo será mantido durante esse período. Por exemplo, é possível que os usuários ainda vejam partes da conta do Google+ pelos registros de atividades, e alguns conteúdos pessoais do Google+ poderão ficar disponíveis para os usuários do G Suite até que a conta pessoal do Google+ seja excluída.
A partir de 4 de fevereiro, não será mais possível criar novos perfis, páginas, Comunidades ou eventos no Google+.
Se você for o proprietário ou moderador de uma Comunidade do Google+, poderá fazer o download dos seus dados da Comunidade e salvá-los. A partir de março de 2019, será possível fazer o download de outros dados, como autor, texto e fotos de todas as postagens das Comunidades públicas.
O botão de Login do Google+ usado para se conectar a sites e apps não funcionará mais e, em alguns casos, poderá ser substituído pelo botão de Login do Google. Você ainda poderá fazer login na sua Conta do Google sempre que encontrar botões do Login do Google.
Se você tiver usado o Google+ para fazer comentários no seu ou em outros sites, esse recurso será removido do Blogger até 4 de fevereiro e, de outros sites, até 7 de março. Seus comentários do Google+ serão excluídos de todos os sites a partir de 2 de abril de 2019.
Se você for um cliente do G Suite, o Google+ permanecerá ativo para sua conta do G Suite. Entre em contato com o administrador do G Suite para saber mais detalhes. Além disso, você contará com novos recursos e uma nova aparência em breve.
Veja como isso poderá afetar você, se for um desenvolvedor e utilizar as APIs do Google+ ou do Login do Google+.
Para mais informações e detalhes sobre a desativação do Google+, consulte a página de Perguntas frequentes disponibilizada pelo Google.