Roteador Gigabit: entenda as vantagens de investir em um roteador com o padrão

O Brasil é o segundo país que mais utiliza a Internet, segundo um estudo realizado pela plataforma americana Hootsuite. Com mais de 150 milhões de usuários ativos, o país possui cerca de 80% da população acima de 10 anos conectada à rede. Com tamanha demanda, cada vez mais uma conexão que garanta alta performance para a realização das tarefas e atenda integralmente as exigências do dia a dia se mostra necessária.

Uma das formas de se garantir uma conexão estável com grande aproveitamento da rede é através do uso de roteadores Gigabit, que oferecem maior largura de banda para troca de dados entre dispositivos, possibilitando um melhor desempenho em jogos on-line, serviços de streaming, e download de arquivos. A Interface Gigabit – também conhecida como GbE ou 1 GigE – é uma tecnologia que proporciona velocidades dez vezes mais rápida, com transferência que pode atingir cerca de 1 Gb por segundo. Em comparativo, ela é mais moderna e eficaz que a Fast Ethernet, padrão popular, que chega à 100Mpbs.

Fabio Appel, Coordenador de Produtos da TP-Link explica que os aparelhos mais atuais estão adequados para suportar a tecnologia, que pode ser utilizada para usuários que demandam grande largura de banda residencial. “Roteadores Gigabit possuem porta Ethernet de até 1000mbps, Ideal para assinantes de planos de internet via fibra, e também gamers e streamers que fazem grandes downloads e uploads de arquivos na nuvem.”, afirma.

Appel conta que roteadores tradicionais, ao se conectarem em redes que possuem taxas elevadas como as de fibra óptica, podem perder desempenho, tendo em vista que padrões mais antigos possuem configurações que se limitam a conexões de baixa e média velocidade. “Para assegurar todo o potencial da Internet, é recomendado aparelhos que disponham de sistemas de última geração, como a compatibilidade com rede Gigabit, Wi-Fi 6 e Dual Band, que utilizam as frequências 2,4Ghz e 5Ghz. Além disso, para ambientes com múltiplos usuários simultâneos, o MU-MIMO garante estabilidade mesmo com diversos dispositivos interligados ao mesmo tempo”, aponta.

Quando optar por aparelhos com a tecnologia

O executivo da TP-Link explica que para quem tem ou pretende adquirir pacotes de Internet mais robustos, é fundamental dispor de roteadores sofisticados, que irão possibilitar maior fluidez e qualidade durante a navegação. “Dispositivos Gigabit são indicados para quem quer ter uma experiência de conexão ao máximo. Aparelhos comuns costumam causar lentidão em determinadas situações, ainda que se tenha Internet estável. Com a versão gigabit, que atinge até 1 Gb/s, o potencial de rede garante agilidade, mesmo durante o uso mais complexo, como transmissões com qualidade 4K e partidas on-line, sem problemas de atraso e os famosos lags”, finaliza.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

TecToy anuncia pré-venda e preço do Zeenix Lite, seu primeiro PC portátil

A espera pelos detalhes de lançamento do primeiro PC portátil da TecToy acabou! A Zeenix,…

4 horas ago

Black Friday Samsung oferece ecossistema inteligente com benefícios de AI no dia a dia

A Samsung disponibiliza, nesta Black Friday 2024, dispositivos que integram recursos de AI para proporcionar…

6 horas ago

Roku chega a CCXP 2024 pelo terceiro ano consecutivo

O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…

8 horas ago

CCXP24: Warner Bros. Pictures anuncia exibição exclusiva de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim durante a Spoiler Night

Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…

8 horas ago

3 dicas para discutir cibersegurança com os alunos

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…

10 horas ago