Saiba como não cair no golpe das figurinhas do álbum da Copa do Mundo

A ESET, empresa de detecção proativa de ameaças, alerta que foram reportadas diversas fraudes em torno do álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 2022. Assim como costuma acontecer nos meses anteriores ao Mundial de Futebol, em vários países o tema está em alta e crianças e adultos correm para comprar figurinhas e tentar completar o álbum. Mas como acontece com aqueles temas que atraem o interesse das massas, os cibercriminosos também se aproveitam da situação para tentar enganar as pessoas.

No Brasil, foi registrada uma campanha que circula no WhatsApp com o intuito de convencer as pessoas que a Editora Panini está sorteando um álbum e 400 figurinhas. No entanto, trata-se de uma farsa que busca fazer com que a vítima baixe um aplicativo duvidoso do Google Play para escanear códigos QR.

Campanha circulando no Brasil via WhatsApp que promete o álbum e muitas figurinhas. No entanto, é uma pesquisa que acaba convidando você a baixar um aplicativo com reputação duvidosa

A ESET explica que apesar do Google Play contar com mecanismos de segurança, continua sendo uma plataforma que pode ser usada para distribuir malware para Android e que os cibercriminosos muitas vezes conseguem burlar e ocultar ameaças por trás de todos os tipos de aplicativos. Recentemente, foi divulgado o número de apps removidos do Google Play por distribuir o malware Joker, ocultando a ameaça por meio de leitores de código QR, ferramentas de digitalização de PDF ou editores de fotos, por exemplo.

“Os golpistas se aproveitam da escassez e da alta demanda, e oferecem por meio desses canais o álbum e um pacote com muitas figurinhas. No momento do pagamento, eles solicitam o envio do dinheiro por meio de transferência. Assim que as vítimas enviam, os criminosos encerram o contato e os produtos nunca chegam”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET.

Uma das recomendações que a ESET compartilha para evitar ser vítima desse tipo de fraude é comprar nos pontos habilitados oficialmente para vender as figurinhas e o álbum, e se comprar pelo Mercado Livre, não sair da plataforma para continuar a conversa no WhatsApp ou por telefone.

Além disso, Gutiérrez Amaya aconselha: “A principal recomendação é aprender a desconfiar. Não clique em nenhum link que receber ou preencha com suas informações pessoais qualquer formulário que receber. A segunda é habilitar a autenticação em duas etapas no WhatsApp, e se possível, usar um aplicativo de autenticação, ao invés do SMS. Assim, evitamos também o roubo de contas”.


YRCamargo

Compartilhar
Publicado por
YRCamargo

Publicações Recentes

Roku chega a CCXP 2024 pelo terceiro ano consecutivo

O maior evento de cultura pop do mundo dá as boas-vindas, pelo terceiro ano consecutivo,…

2 horas ago

CCXP24: Warner Bros. Pictures anuncia exibição exclusiva de O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim durante a Spoiler Night

Após exatos 10 anos da exibição de O Hobbit – A Batalha dos Cinco Exércitos…

2 horas ago

3 dicas para discutir cibersegurança com os alunos

À medida que o mundo se torna cada vez mais conectado, situações antes restritas aos…

4 horas ago

Neo4j ultrapassa US$ 200 milhões em receita e acelera liderança em tecnologia de grafos orientada por GenAI

A Neo4j, referência em banco de dados e análise de grafos, anunciou que dobrou sua…

1 dia ago

[Artigo] Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

*Felipe Rossi, CEO da 4B Digital   Na última década, a computação em nuvem assumiu…

2 dias ago